O que é uma coisa concessiva?

Perguntado por: Diana Maria Simões Matias Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

O que é Concessivo:
Concessivo é um adjetivo referente ao que tem permissão ou autorização para realizar algo, ou seja, condição de quem concede determinada coisa para alguém. Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão.

O que é uma conjunção concessiva?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

Como identificar uma concessão?

A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que. Observe este exemplo: Só irei se ele for.

O que é uma concessão na língua portuguesa?

Concessão é um substantivo feminino oriundo do latim "concessio" que significa permissão e expressa o ato ou efeito de conceder, outorgar ou entregar alguma coisa a alguém.

Como identificar uma oração concessiva?

3. Oração subordinada adverbial concessiva. As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc.

CONJUNÇÕES CONCESSIVAS versus CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS

41 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma oração subordinada adverbial concessiva?

d) Orações subordinadas adverbiais concessivas: exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que.

O que é Concessivas exemplo?

O que é Concessivo:

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Que recebe a concessão?

Significado de concessionador: Quem recebe uma concessão, é concessionário.

Que palavra pode substituir concessão?

1 permissão, autorização, consentimento, licença. Ato de ceder algo a alguém: 2 cessão, entrega, outorga, adjudicação, transmissão, transferência, empréstimo, doação.

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Qual a situação para uma concessiva?

Isso mostra que as subordinadas concessivas exprimem uma ideia contrária à da oração principal, mas impedem que ela aconteça. É como se estivesse chovendo e você fosse à praia de qualquer maneira: Por mais que chova, irei à praia amanhã.

Pode-se encontrar o sentido de concessão?

Pode-se encontrar o sentido de concessão na oração subordinada adverbial. Você será aprovado, porque se dedicou muito. Fui aprovada, embora não tenha estudado como deveria. O menino se comportou tão bem que pôde passear no parque.

Qual a diferença entre adversidade e concessão?

Obrigado. A grande diferença entre estas duas estruturas é sintactica! Tal como diz, as adversativas são coordenadas, e as concessivas são subordinadas. Do ponto de vista semântico, o valor predominante, tanto de uma estrutura como da outra, é a oposição ou o contraste.

São conjunções concessivas espanhol?

– Conjunções Concessivas: AUNQUE (ainda que, mesmo que), DE MANERA QUE, APESAR DE QUE, POR MÁS QUE, POR MUCHO QUE, INCLUSO SI (inclusive se), etc. Indicam que há uma dificuldade que não impede a ação.

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

O que quer dizer não concessão?

Significa que um juiz ou uma juíza não concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência.

O que significa concedem?

Concede vem do verbo conceder. O mesmo que: permite, autoriza, dadiva, presenteia, outorga, cede, concorda, brinda, dá.

O que quer dizer a palavra concedida?

1. Que se deu ou concedeu.

O que é concessão do benefício?

A Carta de Concessão do benefício é um documento emitido pelo INSS e é um documento indispensável para fazer solicitações previdenciárias. Por isso, é muito importante para o segurado saber como funciona e como é possível consultar o documento.

O que significa concessão no INSS?

Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quando a solicitação de benefício do requerente foi aprovada. Então, significa que você já pode receber os valores referentes ao pedido.

Quais são os tipos de concessão?

Há uma transferência da prestação do serviço público à iniciativa privada por um prazo determinado. Sendo assim, existem quatro concessões: a parceria público-privada (PPP), a comum, a administrativa e a patrocinada.

Como causal exemplo?

2) Ora, na condição de expressão que liga orações, a conjunção "como", num primeiro plano, pode ter o sentido de uma vez que e, nesse caso, inicia uma oração subordinada adverbial causal. Ex.: "Como ia de olhos fechados, não via o caminho" (Machado de Assis).

Quais são os 3 tipos de oração subordinada?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

O que significa a conjunção embora?

A palavra “embora” tem dois significados: um deles passa a ideia de concessão; e o outro, de partida, afastamento. No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Artigo anterior
Como descobrir o endereço de broadcast de uma rede?
Artigo seguinte
O que prevalece arresto ou penhora?