É normal chorar no puerpério?

Perguntado por: Diogo Manuel Anjos Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)

O "Blues puerperal" ou "Melancolia pós-parto" é a alteração de humor mais frequente no puerpério, podendo atingir oito em cada dez mães no pós parto. Trata-se de uma condição transitória que costuma aparecer dentro dos três primeiro dias de vida do bebê.

Porque choramos no puerpério?

Basicamente, a disforia puerperal consiste num conjunto de alterações de humor, que se relacionam com o reequilíbrio hormonal que ocorre após o parto.

É normal ficar triste no puerpério?

A tristeza pós-parto é comum e dura poucos dias. Já a depressão pós-parto se prolonga e exige tratamento adequado. Após o nascimento do bebê, a mulher fica sensível e precisa de um tempo para se adaptar à nova rotina. Para algumas mães, poucas semanas são suficientes para que se recuperem e se sintam melhor.

Pode chorar durante o resguardo?

Você que quis isso, não é para chorar, mas chorar é normal no quarto dia. Tem algo a ver com os hormônios, “os hormônios do leite”.

Quais os sintomas de uma quebra de resguardo?

A quebra do resguardo pode causar uma infecção vaginal, causando intensa dor, corrimento e sangramento vaginal, que é uma situação que precisa de atendimento médico e uso de medicamentos apropriados.

O pós-parto: a fase mais difícil de toda a gestação! Bate-papo com Shirley do Macetes de Mãe

35 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a quebra de resguardo?

A primeira ovulação depois do parto é imprevisível e pode ovular mesmo que não haja sinais de menstruação. Assim, durante este tempo, mesmo não tendo período, deve tomar medidas contracetivas para evitar uma nova gravidez. Se não amamenta, a menstruação pode aparecer cerca de 6 a 12 semanas após o parto.

O que não deve ser feito no resguardo?

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

O que não se deve fazer no resguardo?

– Evite ao máximo levantar ou carregar peso. Este lembrete vai principalmente se você, como eu, já tem um filho mais velho quando o novo chegou. – Dirigir: é preciso esperar 30 dias para voltar a dirigir, pois é possível que prejudique a cicatriz da cesárea ou do períneo em caso de laceração ou episiotomia.

Pode-se abaixar no resguardo?

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Como lidar com a tristeza no puerpério?

Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:

Costumam desaparecer espontaneamente, à medida que os hormônios vão se estabilizando. É importante que haja acolhimento e apoio nos cuidados com bebê neste momento, e não é necessário nenhum tratamento médico para essa condição.

É verdade q se ficar muito nervoso quando está amamentando o leite seca?

Como o estresse e o estado emocional da mãe estão completamente aliados, pode sim diminuir a quantidade do leite materno caso passe algum nervoso.

Quantos dias a pessoa fica de resguardo de parto normal?

O Puerpério, também chamado de resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto, que começa com o nascimento do bebê e dura em média 45 dias (seis semanas).

O que é melancolia no pós-parto?

Cerca de 70% das mulheres sofrem da chamada melancolia pós-parto – também chamada de blues puerperal ou baby blues - ligada às mudanças hormonais que acontecem após o parto. Entre os sintomas estão fortes alterações de humor e uma tristeza recorrente.

Quem está de resguardo pode passar roupa?

– limpar a casa: vale considerar até contratar alguém uma vez por semana pra fazer uma boa limpeza na casa (se você já não tem quem faça) durante as primeiras semanas de vida do seu bebê. – lavar roupa: bebê recém-nascido e começo de amamentação podem gerar muita roupa pra lavar. Mas esta função não tem que ser sua.

Como namorar no resguardo?

Aliás, o ideal é que o casal não deixe de namorar, trocar carinhos, beijos, abraços e até praticar sexo oral durante a "quarentena". Aproveitem para se unir mais e, com amor e dedicação, renovarem a relação, na cama e fora dela.

O que não pode fazer depois do parto normal?

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

Como deve ser o resguardo do parto normal?

Geralmente, o tempo de resguardo mínimo, recomendado pela maioria dos médicos, desde o parto até ao contato íntimo, é de aproximadamente 1 mês. Esse é o tempo que o útero necessita para cicatrizar corretamente as lesões provocadas pelo descolamento da placenta, reduzindo o risco de infecção.

O que pode eo que não pode no resguardo?

Nas primeiras 6 semanas em casa, a mulher deve evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Por isso, é importante que, sempre que possível, tenha ajuda em casa não só no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também para ajudar a cuidar do bebê enquanto descansa.

O que acontece com o bebê quando a mãe fica nervosa?

O estresse na gravidez pode trazer consequências para o bebê, isso porque pode haver alterações hormonais, na pressão arterial e sistema imunológico da mulher, o que pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de infecções, além de favorecer o parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.

O que é perturbação na amamentação?

Algumas mamães apresentam um sentimento de irritabilidade ou raiva durante a amamentação. O desconforto e a agitação são tão grandes que elas chegam a retirar o bebê do peito, interrompendo o processo. Isso é chamado de perturbação da amamentação.

Quem amamenta pode se estressar?

Relação entre estresse e má amamentação

Uma situação de estresse pode fazer com que a mamãe produza menos leite ou mesmo que o reflexo de descida do leite seja inibido. Os hormônios do estresse são capazes de inibir a ação da prolactina (produção do leite) e da ocitocina (descida do leite).

Como lidar com o estresse materno?

Contar com a participação do pai, assim como receber o suporte da família e também de amigos é outra medida que alivia o estresse materno. Ter esse tipo de apoio faz toda a diferença para que as mulheres não se sintam sobrecarregadas. “Muitas vezes, elas pedem ajuda, mas não são ouvidas.

O que pode prejudicar a amamentação?

Ansiedade, desconforto, dor e estresse

Dor para amamentar, privação de sono, cobranças, falta de apoio… Todos esses fatores juntos acabam por inibir a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, prejudicando a amamentação. Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite.

Quando a mãe não aguenta mais amamentar?

A perturbação na amamentação é quando a mulher não aguenta mais amamentar. Não porque "está cansada" ou "quer dormir", mas sim porque amamentar se tornou uma sensação extremamente desagradável fisicamente, em quem antigamente gostava de amamentar. Costuma ser transitória, mas é um período bem angustiante.

Como eu faço pra minha filha tomar nojo do meu peito?

O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.

Artigo anterior
Como saber a versão da BIOS no Linux?
Artigo seguinte
Qual a cor que combina com a cor pink?