É possível País com sangue Rh-positivo gera filhos com Rh negativo?

Perguntado por: Lisandro Tomé Paiva de Paiva  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (24 avaliações)

Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo.

Tem como o filho nascer com o sangue diferente dos pais?

Mas a resposta é sim, pode o filho de dois pais A+ ser um filho O-. Basta que ambos tipos A sejam heterozigotos, ou seja o gene é duplo, um A e outro i (como a genética representa os tipos sanguíneos). ... O que é impossível acontecer é dois pais com sangue A ter filho com sangue B ou AB.

Qual a probabilidade de um casal RH negativo ter um filho Rh positivo?

Um filho Rh negativo só pode ser filho de pais positivos se estes forem heterozigotos. Nesse caso, a probabilidade de o casal heterozigoto ter um filho rr é de 25%.

Quem pode ter filho o negativo?

Não existe nada disso que elas disseram. Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema. Basta que o bebê seja submetido a alguns exames depois que nasce e que a mulher tome uma espécie de vacina, se for necessário. O Rh é um "fator" que existe no sangue.

Quem tem Rh negativo pode ter quantos filhos?

Não. Pais que apresentam o sangue Rh negativo não têm filhos/as com Rh positivo, apenas Rh negativo. O Fator Rh é usado para caracterizar a tipagem sanguínea juntamente com o Sistema ABO. Assim, toda pessoa possui um fator associado ao seu tipo sanguíneo, sendo positivo ou negativo.

Incompatibilidade sanguínea - Fator RH

26 questões relacionadas encontradas

Sou RH negativo e estou grávida pela segunda vez?

Uma mulher com RH negativo pode sofrer com problemas no feto devido ao fator RH do marido somente se já houve uma gravidez anterior ou aborto. Por isso, antes de ter uma nova gravidez, a mulher deve fazer um tratamento contra esses possíveis anticorpos. Para detectar os anticorpos, entra em cena o coombs.

Estou grávida e tenho Rh negativo?

A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto é verificado periodicamente quanto à evidência de anemia.

Quando os pais são o positivo o filho pode ser o negativo?

Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo. Isso se deve ao fato do Fator Rh ser um antígeno que é transmitido durante a concepção.

Qual sangue meu filho pode ter?

A com B = filho pode ser de qualquer grupo sanguíneo (O, A, B ou AB). A com AB = filho pode ser A, B ou AB. Nunca será O. B com AB = filho pode ser A, B ou AB.

O que acontece quando o sangue da mãe é negativo?

O principal risco do Rh negativo da mãe e positivo do bebê é a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, que é mais frequente de acontecer a partir da segunda gestação.

Qual a probabilidade de um casal de pais com sangue Rh-positivo com genótipo em homozigose terem filhos Rh positivo?

Assim, podemos concluir que a probabilidade de filhos Rh positivo é de 50%.

Como uma pessoa pode ser Rh positivo ou Rh negativo?

A incompatibilidade sanguínea pode ocorrer tanto por uma transfusão sanguínea como na gravidez, e ocorre quando a pessoa é Rh- e recebe sangue ou tem um bebê com fator Rh+.

Quando a gestante e R negativa RR e o marido e Rh positivo rr rr qual a probabilidade do filho ser Rh positivo?

Os pais são Rr – logo, do cruzamento entre Rr x Rr, são esperados os seguintes genótipos: RR, Rr, Rr, rr. Como R é dominante, a probabilidade de um filho nascer Rh positivo é de 75%.

É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e O Filho a +?

É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e o filho A+?

Como regra, não. Os grupos sanguíneos ABO e Rh são caracterizados por antígenos localizados na superfície (membrana) dos glóbulos vermelhos (também chamados eritrócitos ou hemáceas).

Tem como saber a paternidade pelo tipo de sangue?

Não pode confirmar uma relação biológica como a paternidade. Em vez disso, ele só pode excluir um pai em potencial com base no possível tipo de sangue.

O que acontece quando os pais têm tipo sanguíneo diferente?

A incompatibilidade sanguínea no sistema ABO acontece quando o sangue do pai é diferente do sangue da mãe, independente do fator Rh. Nesse caso, a criança pode apresentar icterícia, ou seja, uma cor mais amarelada do que o normal, em decorrência do excesso de bilirrubina no sangue.

Como saber o tipo de sangue do filho?

A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante.

Quem tem sangue O pode ter filho ab?

Os tipos de sangue são: A, B, AB ou O; e eles podem ser positivos ou negativos. O que determina qual será o sangue de cada um são as características genéticas herdadas dos pais. "Por exemplo, se os pais possuem os tipos sanguíneos A e O, eles só podem ter filhos com sangue A ou O, nunca B ou AB", comenta Goto.

Quais tipos de sangue não podem ter filhos juntos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quando o pai ea mãe tem o mesmo tipo sanguíneo O positivo?

Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.

O que acontece quando os pais têm o mesmo tipo sanguíneo?

Não há problema nenhum em ter o mesmo tipo de sangue. Essa ideia que mesmo tipo de sangue dá problemas na gravidez ou no bebê é um mito, um "folclore popular". O problema geralmente aparece quando a mãe tem sangue negativo e o bebê tem sangue positivo.

Sou RH negativo e estou grávida pela primeira vez?

“É importante que grávidas com o fator Rh negativo façam esse acompanhamento desde os primeiros meses da primeira gestação, para evitar a formação do anticorpo contra o antígeno-D do bebê, o que pode causar hemólise e daí a Doença Hemolítica do Recém-Nascido, que é quando o bebê apresenta icterícia, fica com a pele ...

Sou RH negativo e estou grávida pela terceira vez?

Se o Coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares é negativo, você não foi isoimunizada na última gestação e não correrá risco de eritroblastose fetal. Existe casos raros de isoimunizacao durante a gravidez se o feto é Rh positivo.

Quem tem Rh negativo pode ter parto normal?

É possível em um parto normal não haver a "sensibilização" na mãe RH(-) mesmo o filho sendo RH.

Artigo anterior
O que é proventos?
Artigo seguinte
Como adicionar uma capa em um PDF?