Qual é a importância da nova norma de desempenho no desenvolvimento do mercado imobiliário?

Perguntado por: Márcio Emanuel Baptista  |  Última atualização: 16. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

Ela define um alto padrão de qualidade para edificações habitacionais e estabelece critérios claros sobre como os materiais e processos construtivos influenciam diretamente a qualidade de uso do imóvel após sua construção.

Qual a importância da norma de desempenho?

A Norma de Desempenho é vista como um divisor de águas na construção civil brasileira. Isso porque ela obriga que construtoras e incorporadoras realizem suas edificações de acordo com padrões mínimos de qualidade. Assim, a obra passa a ter um nível de desempenho mínimo ao longo de toda a sua vida útil.

Qual a importância da Norma de Desempenho NBR 15.575 para a construção civil?

De forma inovadora, a NBR 15.575 foca nos resultados que um edifício ou sistema deve atingir quando em uso, não importando qual seja o método de construção. Com isso, o desenvolvimento de novas soluções e materiais é estimulado, desde que se garanta o desempenho exigido.

Quais são as normas de desempenho?

A norma de desempenho é estabelecida por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, ao contrário das normas prescritivas, que estabelecem os requisitos baseado no uso de produtos ou procedimentos determinando padrões como tamanho, modo de produção, por ...

Qual a importância da norma ABNT NBR 15.575 2013 Parte 6?

Com esses critérios de habitabilidade, a norma NBR 15575 cobre as exigências básicas dos usuários para que as edificações sejam adequadas e confortáveis. Esses requisitos básicos se mostram importantes para manter a qualidade das construções em um nível aceitável, respeitando os proprietários e a sociedade.

COMO VENDER IMÓVEIS PARA INVESTIDORES: Esta é a primeira coisa que você precisa saber

42 questões relacionadas encontradas

O que diz a NBR 15.575 2013?

Publicada em 2013 e revisada em 2021, ela assegura conforto e durabilidade, proporcionando um entendimento comum entre profissionais e clientes do setor imobiliário. A norma incentiva a adoção de aspectos como sustentabilidade, inovação em técnicas construtivas e gerenciamento eficiente de obras.

O que é a NBR 15.575 2013?

1.6 Esta parte ABNT NBR 15575 estabelece critérios relativos ao desempenho térmico, acústico, lumínico e de segurança ao fogo, que devem ser atendidos individual e isoladamente pela própria natureza conflitante dos critérios de medições, por exemplo, desempenho acústico (janela fechada) versus desempenho de ventilação ...

O que mudou com a norma de desempenho?

Outra mudança significativa no método simplificado para a versão 2021 da Norma de Desempenho é a necessidade de avaliar todos os critérios para cada ambiente de permanência prolongada (APP) e, também deve ser feito o cálculo da transmitância, capacidade e abosrtância térmica equivalente da fachada de cada APP.

Qual a importância da norma ABNT NBR 15.575 2013 Parte 6 norma de desempenho edificações habitacionais desempenho para os projetos hidráulicos e sanitários?

A Norma de Desempenho traz para o desenvolvimento dos empreendimentos residenciais preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção dessas edificações, em resumo insere o fator qualidade ao edifício entregue aos usuários.

Quais os 4 tipos de padrões de desempenho?

Os 4 tipos de indicadores de desempenho são:
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Índices de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Como a norma ABNT NBR 15.575 Norma de Desempenho impacta na qualidade das obras?

Assim como as demais NBRs da ABNT, essa norma tem como objetivo garantir um sistema de padronização para as construções, garantindo a segurança e a qualidade das estruturações. A norma 15575 apresenta os padrões referentes ao conforto das edificações sobre termos térmicos e acústicos.

Como a NBR 15.575 se enquadra no caso de reformas?

Gostaria de saber se a norma NBR 15575:2013 se aplica em caso de reforma? Grata. Mariana, a norma de desempenho não se aplica a obras de reformas, nem de “retrofit” e nem de obras provisórias. Também não se aplica a obras em andamento ou a edificações concluídas até a data de entrada em vigor dessa norma.

Qual é o principal objetivo da norma de desempenho na construção civil?

Sobre as vedações, a norma de desempenho na construção civil, estipula as condições para a estanqueidade, isolamento térmico e acústico, resistência a ventos e à água, durabilidade e manutenção da cobertura.

Quais são os benefícios que as normas proporciona?

As normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambiabilidade, bem como respeito ambiental – e tudo isto a um custo econômico.

Qual a importância da gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é importante para que a empresa e os seus colaboradores tenham um alto desempenho e os objetivos estratégicos estabelecidos sejam alcançados com sucesso. Isso significa que a gestão de desempenho acontece para melhorar a performance das pessoas e da organização, de forma individual e coletiva.

Por que a avaliação de desempenho é tão importante?

Por meio da Avaliação de Desempenho, é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma empresa. Sua aplicação pode ajudar os funcionários a entender suas funções, objetivos, expectativas, e o sucesso de seu desempenho.

O que acontece caso a NBR 15.575 não seja cumprida?

O RISCO de não atender a NBR 15.575

Incorporadores e arquitetos são ambos responsáveis e podem ser acionados judicialmente em caso de não cumprimento da NBR 15.575.

Quais são os critérios de desempenho estrutural de pisos de acordo com a NBR 15.575 3?

O que dispõe a NBR 15575-3. Conforme o próprio nome indica, a parte 3 da NBR 15575 dispõe sobre os requisitos para os sistemas de piso. Por isso, envolve aspectos que abrangem o desempenho térmico e acústico, o conforto antropodinâmico e tátil, a durabilidade, a manutenibilidade e a segurança durante o uso.

Como são feitas as exigências da norma de desempenho?

Como são feitas as exigências da Norma de Desempenho? A Norma ABNT 15.575 é dividida em seis partes: (1) requisitos gerais; (2) sistemas de estrutura, (3) de pisos, (4) de vedações verticais, (5) de coberturas e (6) sistemas hidrossanitários.

Onde se aplica a norma de desempenho?

A Norma de Desempenho é um documento de natureza técnica concebido e elaborado por comissão interdisciplinar da ABNT, trazendo um conjunto de diretrizes informativas, orientativas e normativas para a construção de qualquer edificação habitacional (ou seja, residencial) e todos os seus sistemas (estrutura, pisos, ...

Quais são as seis partes da norma de desempenho?

Estrutura da Norma de Desempenho
  1. Parte 1 – Requisitos Gerais;
  2. Parte 2 – Requisitos para Sistemas Estruturais;
  3. Parte 3 – Requisitos para Sistemas de Pisos;
  4. Parte 4 – Requisitos para os Sistemas de Vedação;
  5. Parte 5 – Requisitos para os Sistemas de Cobertura;
  6. Parte 6 – Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários.

Quem fiscaliza a Norma de Desempenho?

Como verificar se a Norma de Desempenho está sendo cumprida? Cada agente da Construção Civil, não apenas dos órgãos públicos, é responsável por estimular o cumprimento da Norma de Desempenho. A verificação e fiscalização é feita por meio de perícias técnicas que investigam se existem problemas na construção.

Quais são os 5 indicadores de desempenho?

10 principais indicadores de desempenho organizacional
  1. Lucratividade. O primeiro indicador de desempenho é a lucratividade. ...
  2. Produtividade. ...
  3. Qualidade. ...
  4. Estratégia. ...
  5. Eficiência. ...
  6. Custos fixos. ...
  7. Faturamento. ...
  8. Recebimento.

Quais são os cinco objetivos de desempenho?

Destacam-se cinco objetivos de desempenho: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Rapidez e Flexibilidade.

Quais são os objetivos de desempenho?

Objetivos de desempenho são metas individuais ou em grupo colocadas aos colaboradores por seus superiores em uma determinada organização empresarial. Eles são muito importantes, pois os gestores conseguem avaliar a produtividade, engajamento e satisfação dos funcionários, além do grau de eficiência da companhia.

Artigo anterior
Quem fica vivo em The Originals?
Artigo seguinte
Como escrever o numero 50 pori?