O que é uma circular comercial?

Perguntado por: Bruno Bernardo Costa Oliveira Correia  |  Última atualização: 25. Februar 2022
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A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

O que é uma correspondência circular?

A circular é um meio de correspondência - carta, ofício, memorando ou manifesto - dirigido, ao mesmo tempo, a várias pessoas, entidades ou instituições. ... Na circular, não se coloca nenhum destinatário específico, que surge apenas no endereçamento (muitas vezes só no envelope).

O que uma circular não deve apresentar?

Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

Como se faz uma carta circular?

A circular deve obedecer a seguinte estrutura:
  1. Cabeçalho: identificação do órgão emitente;
  2. Local e data;
  3. Número da circular: número sequencial separado por barra do ano da sua emissão;
  4. Vocativo: Invocação das pessoas a quem se destina o documento;

Qual é a diferença entre circular e memorando?

Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.

Circular | Redação oficial - Brasil Escola

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Quando se usa o memorando?

O memorando pode ser utilizado entre unidades administrativas de uma instituição para se direcionar a setores do mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes, uma vez que ele pode ter caráter administrativo e pode ser utilizado para expor ideias, projetos, diretrizes, entre outros.

O que é um documento chamado memorando?

O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.

Como se faz um ofício?

Prezado(a) sr. (sra.) [cargo ou função do destinatário], Eu, [seu nome], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número de seu CPF], residente e domiciliado à [informar cidade ou endereço], sirvo-me do presente para solicitar [descreva sua solicitação e a finalidade pretendida].

Em que ocasiões podem ser enviadas circulares?

São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.

São características da circular?

Na circular põe-se: timbre (logotipo ou brasão), título (assunto), número do circular, data, ementa (identificação do assunto), vocativo com o pronome de tratamento, corpo do texto (quesito principal), despedida e assinatura (pode aparecer o nome completo ou as iniciais de quem escreveu).

O que é uma circular exemplos?

A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

O que deve ter em um memorando?

Pode ser direto ou indireto e estruturado com o timbre da empresa, número de identificação, título ou assunto, corpo do texto, local, data, mês, ano e assinatura. Outro gênero em que o memorando é confundido é a notícia.

O que é um documento de declaração?

A declaração é um documento utilizado quando queremos comprovar algo. Pode ser composta em primeira ou terceira pessoa, em registro formal. Sua estrutura é fixa e geralmente apresenta título, corpo do texto, data e assinatura. Há diversos tipos de declaração, sendo cada um classificado de acordo com sua função.

Como devo acusar o recebimento de uma circular no 1doc?

Para responder, encaminhar ou marcar como resolvido um documento basta escolher a opção no menu do documento ou rolar a página até o final. Para efetuar uma ação, basta clicar no campo e selecionar a ação correspondente. O processo é muito semelhante a um programa de e-mail.

Qual a diferença de ofício e Ofício Circular?

A diferença entre ofício e ofício-circular é que o primeiro é enviado somente para um órgão e o segundo é enviado para diversos órgãos ao mesmo tempo, apesar de ambos terem o mesmo conteúdo.

Quem pode fazer um ofício?

O ofício é um tipo de documento oficial, uma correspondência, o qual é utilizado por servidores e funcionários da Administração Pública. Trata-se de documento emitido por Prefeituras, suas secretarias e órgãos, ou por tribunais e outros entes do Estado.

Qual a finalidade do documento ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Quais são os tipos de memorando?

Classificação. segundo o local para o qual será enviado, há dois tipos de memorando: Memorando Interno: enviado para departamentos internos da empresa. Memorando Externo: menos utilizado e enviado para empresas alheias.

Qual é o sinônimo de memorando?

10 sinônimos de memorando para 3 sentidos da palavra memorando: 1 comunicação, comunicado, inesquecível. 2 memória. 3 aviso, célebre, famoso, memorável, memorial, papeleta.

Quando usar despacho ou memorando?

apresentadas nas configurações específicas:
  1. Despacho. É a decisão ou o encaminhamento emanado de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua apreciação. ...
  2. Informação. ...
  3. Memorando/Memorando-Circular. ...
  4. Memória de reunião. ...
  5. Ofício/Ofício-Circular. ...
  6. Parecer. ...
  7. Portaria. ...
  8. Resolução.

Como responder a um memorando?

Dicas úteis ao responder um Memorando
  1. Determine para quem você deve responder. ...
  2. Pense antes de responder apenas com um “obrigado” ou “ciente”. ...
  3. Certifique-se de incluir informações às quais você está respondendo. ...
  4. Responda prontamente. ...
  5. Seja proativo. ...
  6. Sempre responda no mesmo memorando.

Qual a importância do memorando?

A Importância do Memorando de Entendimento nas Negociações Empresariais. ... Mas a importância do memorando vai além do simples entendimento entre os sócios de uma empresa, pois ele também pode ser utilizado para troca de informações públicas e transferência de informações sigilosas.

Quais são os tipos de declaração?

Tipos de declaração
  • Declaração de imposto de renda: documento responsável por declarar os impostos para a Receita Federal.
  • Declaração de residência: documento responsável por comprovar moradia em determinado endereço residencial.
  • Declaração de matrícula: documento responsável por comprovar efetivação de matrícula.

Como fazer uma declaração exemplo?

Eu, (especificar nome completo), RG (especificar número), CPF (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, complemento, bairro, cidade/estado), declaro que trabalho informalmente de (especificar ramo de atividade) com renda mensal aproximada no valor de R$ (especificar valor).

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