O que pode acontecer se a grávida ter trombose?
Perguntado por: Enzo Borges de Lourenço | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)
Na gestação, em casos extremos, pode levar ao comprometimento da placenta, com altos riscos para o bebê, ou à embolia pulmonar, um quadro respiratório grave, quando o coágulo se desprende e acaba parando em uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para o pulmão.
É normal grávida ter trombose?
A trombose gestacional pode ser resultado de alterações na circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores causada pelo crescimento do útero. A condição pode ocorrer durante qualquer período da gravidez, incluindo os três primeiros meses e o puerpério (período pós parto).
Quais os sintomas de trombose na gestante?
“A gestante e a puérpera devem estar atentas a sintomas como dores em pernas, coxas, braços e abdômen, inchaço, endurecimento, mudança de coloração (azulada ou avermelhada) e calor no local, pois esses podem apontar para uma possível trombose venosa profunda”, ressalta a Dra. Joyce Annichino.
Como tratar a trombose na gravidez?
Como o tratamento da trombose na gravidez? O tratamento da trombose é feito com medicações chamadas anticoagulantes, que visão bloquear as reações químicas que são responsáveis pela coagulação do sangue. Essas medicações são à base de heparina, e hoje só existem em forma de injeção.
O que acontece com o bebê quando a mãe tem trombofilia?
Isso reduz o fluxo de sangue e, consequentemente, de nutrientes que chegam ao bebê. Por isso, a trombofilia também está ligada à redução do crescimento fetal. Além disso, quando 90% das veias da placenta ficam obstruídas, o bebê vai a óbito. Isso aumenta o risco de abortos de repetição, assim como de parto prematuro.
Aula 4 Trombose e Gravidez Fatores de Risco
Como é o parto de uma gestante com trombofilia?
Se diagnosticada antes da gravidez, a trombofilia pode ser tratada com anticoagulante e não impede o parto normal. Mas é preciso monitorar e suspender o anticoagulante um tempinho antes do parto - e o tratamento é o mesmo, independentemente da época em que foi feito o diagnóstico.
O que uma pessoa com trombofilia deve evitar?
O tratamento para a trombofilia é feito com cuidados para se evitar quadros de trombose, como evitar ficar muito tempo parado em viagens, tomar medicamentos anticoagulantes durante uma internação ou após cirurgia, e principalmente, controlando doenças que aumentam o risco de coágulos, como pressão alta, diabetes e ...
Qual anticoagulante gestante pode tomar?
Propriedades dos anticoagulantes na gravidez
A heparina não fracionada (HNF) e a heparina de baixo peso molecular (HBPM) não atravessam a barreira placentária e, por isso, são, conceitualmente, os anticoagulantes preferenciais durante a gravidez.
Qual a cura para trombose?
A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.
O quê gestante pode tomar para circulação?
- Beba muita água: Água, sucos e chás são seus melhores amigos durante a gestação, pois são ótimos para ajudar na melhora da circulação do sangue. “Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos.
Como saber se estou com trombose?
- Inchaço na região em que se formou o coágulo;
- Vermelhidão e calor no local afetado;
- Dor ou sensação de peso;
- Rigidez da musculatura.
Qual exame detecta trombose na gravidez?
Assim, para avaliar o risco de tromboembolismo na gravidez, pode ser indicada a realização do exame do Fator V de Leiden, pesquisa de mutação da protrombina, teste da reatividade da proteína C e exame de antitrombina, sendo recomendado que esses exames sejam feitos pelas mulheres antes da gravidez e que não fazem uso ...
O que é bom para evitar trombose na gravidez?
- uso de meia compressiva.
- evitar longos períodos de repouso.
- fazer drenagem linfática para diminuir o inchaço das pernas.
- fazer caminhadas e exercícios físicos que estimulem a circulação.
Quem tem trombose pode fazer parto normal?
A trombofilia não impede o parto normal! Na verdade, a indicação seria evitar a cesárea visto que a doença aumenta a chance de trombose (quando um coágulo entope o vaso sanguíneo) e passar por uma cirurgia é mais um fator de risco.
O que pode causar trombose nas pernas?
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.
Quanto tempo leva para curar uma trombose?
O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.
Quanto tempo vive uma pessoa com trombose?
Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.
Qual o remédio para trombose nas pernas?
- Aspirina Prevent.
- Brilinta.
- Clexane.
- Doumadin.
- Diosmin.
- Eliquis.
- Marevan.
Quando tomar anticoagulante na gravidez?
Independente de quando ocorreu a trombose, o tratamento com anticoagulante deve ser mantido durante toda a gravidez e até 2 meses após do parto. Isso significa que, se você teve trombose no primeiro mês da gestação, o seu tratamento terá duração de no mínimo 11 meses.
Quando usar anticoagulante na gravidez?
O uso de anticoagulantes orais é atualmente desaconselhado durante a gestação, pelo potencial teratogênico e maior risco de sangramento por intoxicação cumarínica. Podem, quando indicado, ser introduzidos no puerpério, pois são compatíveis com o aleitamento.
Quem tá grávida pode tomar Xarelto?
Se você está grávida ou amamentando, não use Xarelto® (rivaroxabana). Caso exista uma possibilidade de você ficar grávida, use um método contraceptivo eficaz enquanto estiver usando Xarelto® (rivaroxabana). Se você engravidar enquanto estiver usando Xarelto® (rivaroxabana), fale imediatamente com seu médico.
O que pode causar à trombofilia?
Fatores de risco incluem obesidade; varizes; fraturas; gravidez; puerpério; doenças cardíacas; diabetes; pressão alta; colesterol alto; uso de métodos contraceptivos hormonais (anticoncepcionais) ou reposição hormonal; câncer; doenças autoimunes ou doenças infecciosas.
O que é trombofilia tem cura?
A trombofilia representa a tendência ao desenvolvimento da trombose, quando coágulos sanguíneos são formados e interrompem o livre fluxo de sangue em alguma parte do corpo. Normalmente o organismo estimula a formação de coágulos para evitar a perda de sangue em excesso após alguma lesão sofrida.
Quais os riscos da trombofilia?
Corival Castro – As Trombofilias estão associadas à uma maior morbimortalidade materno-fetal. Podem causar abortamentos de repetição, insuficiência placentária levando ao crescimento fetal retardado, sofrimento e óbito fetal, doença hipertensiva da gravidez e aumento do risco de tromboembolismo materno, dentre outras.
Qual o melhor tipo de parto para quem tem trombofilia?
Hora do parto
“Depois do parto, os fatores de coagulação aumentam para evitar hemorragias e sangramentos maiores”, destaca Ana Kondo. Então na trombofilia, assim como na maioria das situações, o parto normal é a melhor escolha, exceto quando há alguma contraindicação ou o parto precisa ser antecipado.
Quais os dilemas éticos na Enfermagem?
Como a Izzie morre?