O que é uma barreira elétrica?
Perguntado por: Salvador Machado de Martins | Última atualização: 19. August 2024Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)
As barreiras e invólucros são dispositivos que impedem o acesso de pessoas e animais a terem contato com as partes energizadas nas instalações elétricas.
O que é barreira elétrica?
São dispositivos que impedem qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas. Podendo assim impedir que pessoas ou animais toquem acidentalmente as partes energizadas, garantindo que as partes acessíveis não devem ser tocadas.
O que são barreiras e invólucros e qual a diferença entre obstáculos anteparo?
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
O que é seccionamento Segundo a nr10?
Seccionamento significa “desligar”, ou seja, cortar o fluxo de elétrons no condutor. Perceba que a NR 10 não discorre que toda a instalação deve ser seccionada neste momento, somente o local onde será realizado o trabalho.
Quais são os principais riscos de origem elétrica?
Riscos em instalações e serviços com eletricidade: O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.
Barreiras Invólucros - O que são e pra que Servem
O que são barreiras ou invólucros?
As barreiras e invólucros são dispositivos que impedem o acesso de pessoas e animais a terem contato com as partes energizadas nas instalações elétricas.
Quais são os 5 grupos de risco?
- Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
- Riscos ergonômicos. ...
- Riscos físicos. ...
- Riscos químicos. ...
- Riscos biológicos.
O que é um SEP?
O SEP é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, até a medição, inclusive. A característica fundamental desta NR é que ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo.
Qual a definição de aterramento?
Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.
Quais os 3 tipos de aterramento definidos pela NR 10 segurança em eletricidade?
- A segurança elétrica é uma preocupação fundamental em qualquer ambiente de trabalho que envolva eletricidade. ...
- A Norma Regulamentadora n.º 10 cita três tipos de aterramento: funcional, de proteção e temporário.
- Conheça mais sobre cada um deles:
Onde a NR 10 não se aplica?
10.14.6 Esta NR não é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extra-baixa tensão. Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Área Classificada: local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva.
Quais são os 3 tipos de zonas de controle na nr10?
Considerando a análise referente às distâncias estabelecidas pela NR-10, podemos afirmar que além das Zr – Zona de risco, ZC – Zona controlada e Zl – Zona livre, é necessário calcular uma outra distância para se definir o limite de proteção ao risco de arco elétrico.
Qual é o nível mínimo de tensão a que se aplica à nr-10?
A primeira classificação de tensão, segundo a NR-10, não deve ultrapassar o valor de 50 volts para tipos de corrente alternada, ou, nos casos de corrente contínua, não pode ser maior que 120 volts, entre fases ou entre fase e terra.
São exemplos de anteparos?
Um exemplo são os muros ou grade de uma cabine primária, porém se alguém pular o muro para pegar um objeto dentro da subestação correrá o risco.
O que são obstáculos e anteparos?
Os obstáculos e anteparos são responsáveis por prevenir o contato acidental de um trabalhador, com partes energizadas de instalações ou equipamentos elétricos.
Em qual situação a NBR 5410 não se aplica?
A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.
Qual é a função do aterramento?
O que é aterramento elétrico? O aterramento elétrico é uma medida de segurança que garante o bom funcionamento dos equipamentos conectados a rede elétrica. Isso inclui a função de conectar o sistema e/ou o equipamento à terra por meio de componentes com o objetivo de eliminar a fuga de energia do sistema.
Quais são os 5 tipos de aterramento?
- Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
- Aterramento TT. ...
- Aterramento IT. ...
- Aterramento SE. ...
- Aterramento IT TN. ...
- Aterramento TN. ...
- Aterramento TT. ...
- Aterramento IT.
O que a falta de aterramento pode causar?
O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.
Qual a diferença entre NR 10 e SEP?
Vale lembrar que de acordo com a norma há dois treinamentos distintos, sendo o de NR-10 básico e NR-10 SEP (Sistema Elétrico de Potência). O curso de NR-10 básico é obrigatório para quem interage com baixa tensão, e o NR-10 SEP é obrigatório para quem interage com alta tensão.
O que é a NR 10 SEP?
A sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, que conforme a norma regulamentadora nº 10, trata-se do conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica.
O que é SEP e SEC no sistema elétrico?
SEC e SEP são duas partes importantes que constituem a energia elétrica para as unidades consumidoras.
O que significa a sigla Ghe?
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) é o agrupamento dos trabalhadores em uma empresa que têm perfis de exposição similares. Um GHE corresponde a um grupo de trabalhadores que estão sujeitos a condições com idênticas probabilidades de exposição a um determinado agente de risco.
O que quer dizer a sigla APR?
A Análise Preliminar de Risco é o documento que mapeia as etapas de execução do trabalho em determinado local, com o objetivo de definir e prevenir possíveis riscos na operação.
Quais são os 4 níveis de risco?
- Grau de risco 1 – Risco muito baixo.
- Grau de risco 2 – Risco baixo.
- Grau de Risco 3 – Risco médio.
- Grau de Risco 4 – Risco Alto.
Quem detinha o poder na Idade Média?
Quais foram as guerras em Israel?