Quais os tipos de empresas individuais?

Perguntado por: Alícia Yasmin Carneiro de Baptista  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)

Quais são os tipos de empresa individual para abrir? Quando você empreende sozinho, como já dissemos antes, existem três opções: Empresário Individual (EI), a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) ou como Microempreendedor Individual (MEI).

O que são as empresas individuais?

1. EI (Empresa Individual) O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física como titular da empresa, o que representa dizer que o patrimônio pessoal do empresário será comprometido em caso de endividamento.

Quais são os 4 tipos de empresa?

Os tipos de sociedade são: Sociedade Limitada (LTDA), Empresa individual (EI), Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), Sociedade anônima (SA) e Sem fins lucrativos.

Quem são os empresários individuais?

O Empresário Individual (EI) pode ser entendido como um regime empresarial constituído por uma única pessoa. Sendo assim, não há a presença de nenhuma outra pessoa física nem jurídica. Contudo, o empresário deve ficar atento e descobrir se preenche os requisitos mínimos para se inscrever nesse regime.

Como deve ser o nome de uma Empresa Individual?

O nome comercial deve ser o do titular. Se houver um nome idêntico a um já registrado, ele poderá ser abreviado, desde que não seja o último sobrenome, ou ser adicionado um termo que indique a principal atividade econômica explorada pela empresa como elemento diferenciador.

TIPOS DE EMPRESAS: QUAIS SÃO OS TIPOS DE EMPRESA PARA ABRIR NO BRASIL

41 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre MEI é EI?

Embora os termos possam ser confundidos, juridicamente empresário individual não é MEI. O MEI está restrito a faixa anual de até 81 mil reais e o EI pode atingir até 4,8 milhões por ano, dependendo do porte. Além disso, como vimos, o MEI só pode ter um empregado contratado e o EI não conta com restrições neste sentido.

Quais as atividades que podem ser empresário individual?

A inscrição do Empresário Individual é feita na Junta Comercial antes do início de sua atividade. Somente é permitida uma inscrição de Empresário Individual por CPF. As atividades permitidas são: indústria, comércio e prestação de serviços.

Como saber se a empresa é individual?

Uma das formas de consultar o tipo de uma empresa é por meio do “Código e Descrição da Natureza Jurídica” - informação disponibilizada no Cartão CNPJ. Além disso, o documento de registro da empresa também é instrumento que pode ser utilizado como consulta.

Quais os tipos de EI?

Sendo assim, ele possui duas opções: Empresário Individual ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Duas importantes diferenças devem ser observadas aqui: O EI pode colocar em risco o seu patrimônio como pessoa física, pois responde pelas dívidas da empresa.

Qual a diferença de empresa individual e LTDA?

Enquanto o Empresário em Nome Individual é a forma jurídica mais simples de constituição de uma empresa, a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é constituída por cotas – com um único sócio, ou seja, ambas são empresas formadas por um único empreendedor.

Qual tipo de empresa Posso abrir sozinho?

Como Empresário Individual, só é permitido exercer atividade industrial, comercial ou prestação de serviços. Quem exerce profissão intelectual (como médico, psicólogo e engenheiro), por outro lado, não pode ser Empresário Individual. Essas profissões regulamentadas são consideradas autônomas.

Quais são os 7 tipos de empresa?

Os tipos de empresa são: Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (Ltda.), Sociedade Simples (SS), Sociedade Anônima (SA) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

O que é LTDA individual?

Trata-se de uma atividade composta apenas pelo proprietário da empresa. Ou seja, assim como a SLU, não precisa de sócios. Também como a Sociedade Empresária Limitada Unipessoal, não é preciso integrar um valor mínimo de Capital Social.

Pode ter 2 empresas individuais?

Quem tem EI (empresário individual) não pode ter outra empresa desse mesmo tipo. Porém, pode participar normalmente do quadro social de empresas limitadas. Além disso, também é possível abrir uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), como também uma Sociedade Limitada Unipessoal.

Qual o objetivo da empresa individual?

Como o próprio nome sugere, o EI é um tipo de empresa destinado a empreendedores que desejam montar um negócio de forma individual, ou seja, sem o objetivo de incluir um ou mais sócios no negócio.

O que é ei Eireli e SLU?

EI se refere a Empresa Individual. Eireli significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada e SLU é a Sociedade Limitada Unipessoal. As quatro nomenclaturas se referem à natureza jurídica de uma empresa, ou seja, o regime jurídico ao qual o negócio vai pertencer.

Quem pode ser EI?

O EI é uma modalidade de microempresa que pode ser ideal para quem está iniciando no empreendedorismo e que tenha uma projeção do faturamento de 360 mil reais ao ano até 4.8 milhões com uma empresa de pequeno porte .

O que é LTDA e Eireli?

A Sociedade Limitada (LTDA.) exige que haja de sócios, enquanto na Eireli a liderança é exercida de forma individual. Tanto Eireli quanto Sociedade Limitada podem ser empresas optantes do Simples, regime de recolhimento de impostos de maneira simplificada e unificada.

Qual a diferença entre Eireli e EI?

Semelhante ao EI, a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um tipo de sociedade. No entanto, ao contrário do Empresário Individual, a EIRELI tem apenas responsabilidade limitada e confere autonomia patrimonial às pessoas físicas e jurídicas.

Quanto paga de imposto uma EI?

A alíquota presumida varia de acordo com a atividade econômica da empresa, sendo de 8% para atividades comercias e de 32% para prestação de serviços. O Lucro Real é o regime obrigatório para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões e empresas com atividades voltadas para o setor financeiro.

Qual a natureza jurídica do empresário individual?

Destarte, a natureza jurídica do empresário individual é de pessoa natural, exercendo a atividade empresarial em nome próprio e sem separação patrimonial. A sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica – CNPJ apenas atende as exigências de ordem tributária, o que não o transmuda em pessoa jurídica.

Qual o limite de faturamento para empresa individual?

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21 aumenta para R$ 130 mil a receita bruta anual permitida para enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI).

Quem não pode ser um Empresário Individual?

Como Empresário Individual, só é permitido exercer atividade industrial, comercial ou prestação de serviços. Quem exerce profissão intelectual (como médico, psicólogo e engenheiro), por outro lado, não pode ser Empresário Individual. Essas profissões regulamentadas são consideradas autônomas.

Qual a Lei do Empresário Individual?

O Código Civil trata do empresário Individual nos seu artigo 96638: Art. 966.

Artigo anterior
Quem estabelece o preço?
Artigo seguinte
Qual a importância dos tapetes de Corpus Christi?