Como faz com multa do antigo dono do carro?

Perguntado por: Patrícia Mara de Cardoso  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

Se o antigo proprietário não quiser transferir a multa, você pode tentar entrar com um recurso no Detran. Para isso, você precisará apresentar os documentos que comprovem a transferência de propriedade, além de informações sobre a pessoa que estava conduzindo o veículo no momento da infração.

Como proceder quando chega uma multa do antigo dono do veículo?

Caso você tenha recebido multas anteriores à transferência do veículo, você pode entrar em contato com o antigo dono para tentar entrar em um acordo. Além disso, você também pode tentar entrar com um processo de recurso junto ao órgão autuador, desde que respeite todos os prazos estipulados.

O que fazer quando o antigo dono não quer pagar a multa?

Caso o antigo dono se recuse a pagar as multas que não foram abatidas do preço de compra, é possível ingressar com uma ação judicial para que ele seja obrigado a fazê-lo.

Como transferir multa antiga para outra pessoa?

Para passar a multa (valor e penalização com pontos na CNH) para o nome de outra pessoa, o motorista que recebeu a notificação deve acessar o campo da infração no aplicativo, selecionar a opção “Real Infrator” e, em seguida, a opção “Indicar”. Então, basta informar o CPF do condutor responsável pela autuação.

O que fazer quando recebe multa de outra pessoa?

Ao receber a notificação de multa de seu veículo e perceber que foi cometida por outro condutor, você precisa preencher o formulário presente na notificação. Ele precisa ser assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor infrator.

Comprei um carro e recebi uma multa do antigo proprietário: o que fazer?

35 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando receber uma multa que não é sua?

É mais comum que a multa indevida seja registrada pelos radares eletrônicos. Por isso, os motoristas podem entrar com recurso para provar o erro. Por isso, o primeiro passo é apresentar uma defesa prévia assim que receber a notificação de autuação. O processo pode ser feito online ou presencialmente.

Quanto tempo eu tenho para passar a multa para outra pessoa?

Atualmente, o prazo passou a ser de 30 dias a contar da data em que recebeu a notificação de tal infração. Após o fim do prazo, se a transferência não tiver sido realizada, o principal condutor do veículo ou o proprietário, será considerado o responsável pela infração.

Quais são as multas que não podem ser transferidas?

Portanto, você não poderá transferir autuações de trânsito que você é o responsável exclusivo daquela determinada infração ou não poderá assumir infrações que sejam de responsabilidade de outro condutor. Você terá que recorrer da multa para tentar evitar a perda da CNH! Espero ter ajudado você com este pequeno artigo.

Qual aplicativo para transferir multa para outro condutor?

Atenção: A indicação do real infrator de veículos com registro de propriedade de pessoas naturais (física) a partir de 01/01/2024 deverá ser realizada através do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito ou Portal SENATRAN – Secretaria nacional de Trânsito, conforme regras estabelecidas pelo órgão.

Tem como transferir carro com multa para outra pessoa?

A multa não pertence à pessoa, mas sim ao carro. Dessa forma, o automóvel é passado adiante com suas pendências, e quem deve assumi-las é o novo proprietário. A situação do veículo pode ser consultada pela pessoa interessada em comprá-lo no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

O que acontece se não pagar multa de trânsito no meu nome?

Resumindo, se não pagar uma multa de trânsito, além de juros e correção monetária, você ficará impedido de licenciar e também de transferir o seu veículo. Poderá ainda ter o débito inscrito na dívida ativa, sofrer protesto, execução fiscal e acabar ficando com o “nome sujo” por conta disso.

O que fazer quando compro um carro com multa?

Do ponto de vista jurídico, portanto, não há nenhum empecilho em vender ou comprar carro usado com multas de trânsito. Mas essa é uma dor de cabeça que pode ser evitada. Para o vendedor, o ideal é oferecer um preço justo para que as dívidas sejam quitadas pelo novo dono.

O que fazer se o comprador não transferiu o veículo?

Para não ser responsabilizado, caso haja algum problema com o veículo vendido mas não transferido pelo comprador, o vendedor deverá comunicar a venda dentro do prazo de 60 dias corridos a partir da data do preenchimento do recibo de compra e venda (Certificado de Registro do Veículo - CRV).

Como tirar a multa do meu nome?

Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Você então deverá selecionar se deseja consultar: infrações por infrator; infrações por veículo.

Tem como transferir multa para outra pessoa online?

Através do aplicativo, o motorista consegue passar o valor e os pontos da multa, de maneira rápida e fácil, para o nome de outra pessoa. Para isso, basta acessar o app Carteira Digital de Trânsito, clicar em “infrações”, depois em “real infrator” e informar o CPF do condutor responsável pela autuação.

É possível transferir multa pelo aplicativo?

Os motoristas de São Paulo já podem transferir multas de forma online quando a infração é cometida por outro condutor. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aderiu a nova funcionalidade de indicação do real infrator no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no dia 1º de janeiro de 2024.

Como faço para indicar o condutor infrator?

A indicação do real infrator de veículos com registro de propriedade de pessoas naturais (física) a partir de 01/01/2024 deverá ser realizada através do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito ou Portal SENATRAN – Secretaria nacional de Trânsito, conforme regras estabelecidas pelo órgão.

Para quem vai a multa para o condutor ou para o proprietário do veículo?

A Resolução 108/99 do CONTRAN estabelece que o proprietário do veículo será sempre responsável pelo pagamento da penalidade de multa, independente da infração cometida, até mesmo quando o condutor for indicado como condutor-infrator nos termos da lei.

Quanto custa transferir multa?

Quanto custa para transferir multa? Não existe taxa de pagamento para indicar o real infrator da multa. A multa vai para o motorista ou o proprietário do veículo? Ao ser autuado dirigindo um veículo que não seja seu, e o proprietário do automóvel te indicar como real infrator, quem paga a multa é ele.

Como transferir multa para outro condutor 2024?

A partir de 1º de janeiro de 2024, entretanto, indicar o condutor responsável por uma infração de trânsito se tornou um processo feito de forma exclusivamente digital, utilizando o aplicativo da CNH digital ou o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), segundo o Detran-SP.

Como fazer a identificação do condutor infrator pela internet?

Indicar online o principal condutor de um veículo
  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Indicar condutor no sistema. ...
  3. Autorizar indicação (etapa realizada pelo condutor apontado)

Como se defender de uma multa que não cometi?

Nesse, caso o recurso é avaliado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), em primeira instância do respectivo órgão de trânsito. O prazo para apresentar o recurso é o mesmo de vencimento de pagamento que constará da notificação de penalidade (boleto).

Quais são os documentos necessários para recorrer de uma multa?

Como o recurso é contra a penalidade de multa, o cidadão deverá aguardar o recebimento da Notificação de Penalidade, que estará acompanhada da Multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT). Observação: Não é necessário entrar com Defesa de Autuação (Defesa Prévia) para poder entrar com Recurso de Multa.

O que acontece se o novo proprietário não transferiu?

Não efetivar a transferência do veículo no prazo de 30 dias gera infração de trânsito de natureza grave no valor de R$ 195,23 e retenção do bem até a regularização do documento, como determina o Art. 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como saber se a multa vai para o condutor ou proprietário?

Identificando a responsabilidade pela multa: condutor ou proprietário? Quando uma multa de trânsito é aplicada, ela pode ser enviada para o endereço registrado no Renavam do veículo. Isso significa que, se você está se perguntando quem recebe a multa, a resposta é sempre o proprietário do veículo.

Artigo anterior
Qual o melhor tecido para fazer uma capa de sofá?
Artigo seguinte
Porque é possível empreender em tempos de crise?