O que é uma abordagem de risco policial?

Perguntado por: Madalena Íris Magalhães de Borges  |  Última atualização: 6. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Ela consiste na intervenção, por parte da força policial, na circulação de veículos e pessoas em via pública, com a realização de entrevistas, orientações, consultas e revistas com o objetivo de constatar a situação de regularidade ou a possível ocorrência de ilícitos por parte do abordado.

Quais os 3 tipos de abordagem policial?

O POP prevê que a abordagem pode se desenvolver de três diferentes maneiras: (1) abordagem a pessoa sob fiscalização de polícia; (2) abordagem a pessoa em atitude sob fundada suspeita; e (3) abordagem de pessoa infratora da lei.

Sou obrigado a responder abordagem policial?

O primeiro e mais fundamental direito que você tem quando abordado pela polícia é o direito ao silêncio. Isso não significa que você pode ignorar completamente os policiais, mas significa que você não precisa responder a perguntas que possam incriminá-lo.

Quando a polícia pode revistar?

A polícia precisa de elementos concretos e objetivos que gerem uma suspeita de que uma pessoa esteja com uma arma proibida ou com objetos ou papéis relacionados a um crime para parar e revistar alguém sem mandado judicial. Caso contrário, a abordagem e revista é ilegal.

O que a polícia pode fazer em uma abordagem?

Na atuação dos órgãos de Segurança Pública, o Poder de Polícia possibilita a realização de buscas e abordagens pessoais, na ausência de fundada suspeita, desde que de forma justificada.

Traficante chama policial de parceiro no meio da abordagem e leva esculacho

30 questões relacionadas encontradas

O que o policial não pode fazer numa abordagem?

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.

Pode abordar sem motivo?

Sim. Qualquer um pode ser abordado na rua sem a necessidade de ordem judicial desde que o policial tenha a suspeita “de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito”, conforme prevê o artigo 244 do CPP.

Quem o policial não pode abordar?

A polícia não pode dar baculejo, enquadro ou geral — como são conhecidas popularmente as abordagens ou “buscas pessoais” feitas pelos agentes públicos — apenas baseada nas impressões do policial sobre a aparência ou “atitude suspeita” de alguém, conforme decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Quais os direitos do cidadão em uma abordagem policial?

QUAIS OS MEUS DIREITOS DURANTE A ABORDAGEM?
  • Saber a identificação do policial que aborda.
  • Saber o motivo da abordagem.
  • Não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentado fugir.
  • Ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você.
  • Acompanhar a revista em seu carro e pedir testemunhas (que não seja policial)

Pode se recusar a ser revistado?

Faça o possível para permanecer parado, obedecendo às determinações do policial. Caso seja efetuada a busca pessoal, não se recuse a ser revistado, pois o policial está agindo de acordo com a lei (artigo 244 do Código de Processo Penal).

É permitido filmar uma abordagem policial?

A resposta imediata é SIM, pode filmar. Agora vamos tentar fundamentar isso, que com certeza é uma pergunta recorrente, e que não raras vezes gera uma certa polêmica.

Sou obrigado a ir na viatura?

Se tentar, cometerá o crime de desobediência ou de resistência, dependendo do que fizer. Por exemplo, se o suspeito deita no chão e se recusa a entrar na viatura, cometerá desobediência. Já se agride a equipe policial, cometerá o crime de resistência.

Qual é o artigo que o policial não pode mexer no celular?

5º, XII, garante aos cidadãos brasileiros o sigilo telefônico — assim, de acordo com o princípio da não autoincriminação, nenhuma pessoa é obrigada a produzir provas contra si mesma, por óbvio, que qualquer tentativa de forçar o autuado neste sentido torna esta prova ilegal —já que a lei traz em seu texto a garantia de ...

Sou obrigado a desbloquear o celular para a polícia?

O desbloqueio de aparelho celular solicitado por policiais só é obrigatório quando há uma ordem judicial para tanto. Disto isto, a resposta sobre o questionamento é NÃO, você não é obrigado a desbloquear seu aparelho em uma abordagem policial. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Quando um policial pode pegar meu celular?

O policial só pode acessar o conteúdo do seu aparelho se você autorizar ou mediante ordem judicial, conforme artigo 7º do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que garante o direito à intimidade, à vida privada e ao sigilo das comunicações.

Pode um policial apontar uma arma em abordagem?

Policias não podem apontar armas durante abordagens nem atirar em carros que furem blitz. A partir de agora os policiais tem novas normas para uso e abordagem com arma de fogo, segundo portaria publicada no dia 3 janeiro no Diário Oficial da União.

Como se defender de uma abordagem policial?

Mantenha a tranquilidade (e as mãos visíveis)

Segundo a Defensoria Pública do Estado Bahia (DP-BA), manter a tranquilidade e acatar às ordens do policial durante a abordagem é fundamental, ainda que a pessoa não tenha cometido nenhum delito ou considere que não há razão para a abordagem.

O que fazer quando um policial te desrespeita?

Caso um abuso tenha sido cometido por um Policial Civil, por exemplo, é preciso buscar pela Corregedoria da Polícia Civil. Caso seja militar, na Corregedoria da Polícia Militar. O mesmo vale para Guardas Municipais e policiais federais.

Pode filmar agente público?

Pode filmar um funcionário público? Podemos filmar qualquer ação de um servidor público no exercício da sua função! Artigos 37 e 5°, inciso II da Constituição Federal e Artigos 30 e 33 da Lei 13.869/2019. Sobre o direito de imagem Artigo 5°, inciso X da Constituição Federal e Artigo 20 do Código Civil.

O que diz o STF sobre abordagem policial?

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou entendimento, na sessão desta quinta-feira (11), de que a abordagem policial e a revista pessoal motivadas por raça, sexo, orientação sexual, cor da pele ou aparência física são ilegais.

Qual o horário que a polícia pode entrar em uma residência?

A boa doutrina considera como dia para fins jurídicos o período compreendido entre as 06:00 às 18:00. Após esse período, não pode ocorrer o cumprimento de ordem judicial no domicílio de alguém sem o consentimento do morador.

Qual a forma correta de chamar um policial?

Como devo chamar um policial?
  1. Policial. A forma mais comum de se referir a um policial é simplesmente chamá-lo de "policial". ...
  2. Agente. Outra forma de se referir a um policial é utilizando o termo "agente". ...
  3. Senhor/Senhora. ...
  4. Oficial. ...
  5. Polícia.

O que caracteriza uma abordagem suspeita?

Suspeita é uma desconfiança ou suposição, algo intuitivo e frágil, por natureza, razão pela qual a norma exige fundada suspeita, que é mais concreto e seguro.

Quando o policial pode fazer busca pessoal?

'Art. 244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. '

O que é intimidação policial?

O que é uma Intimação Policial para prestar esclarecimentos? A intimação policial ocorre quando existe uma investigação em andamento. É fundamental que acate e compareça à delegacia no dia e horário informado no documento, sob pena de responder por crime de desobediência previsto no art.

Artigo anterior
O que é uma abordagem quantitativa?
Artigo seguinte
Quais os 23 idiomas mais falados no mundo?