O que são questões prejudiciais homogêneas e heterogêneas?

Perguntado por: Maria Bruna Tavares de Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

As questões prejudiciais são questões que devem ser avaliadas pelo juiz, com valoração penal ou extrapenal, e devem ser decididas antes do mérito da ação principal. Quanto à natureza, as questões prejudiciais são classificadas em homogêneas e heterogêneas.

O que são questões prejudiciais homogêneas?

Questões prejudiciais homogêneas são aquelas pertencentes ao mesmo ramo do direito ao qual está inserida a questão prejudicada. Logo, serão sempre de matéria penal. Exemplo disso é a hipótese de o magistrado ter de verificar a ocorrência de roubo (art. 157, CP) para concluir se resta configurada a receptação (art.

O que são questões prejudiciais heterogêneas?

Já as questões prejudiciais heterogêneas ou perfeitas, por sua vez, são aquelas que versam sobre ramo do direito diverso do Direito Penal, o que possibilita, em tese, sua resolução por um juízo extrapenal. Elas também são chamadas de perfeitas porque estão expressamente previstas nos arts.

O que são questões prejudiciais heterogêneas diferencie as questões prejudiciais obrigatórias e facultativas?

No processo penal, a questão prejudicial pode ser obrigatória ou facultativa. Diz-se obrigatória (ou prejudicial em sentido estrito), como o nome indica, a prejudicial em que é imposta a suspensão do processo criminal até o julgamento da questão de Direito Civil lato sensu.

Como se classifica a questão prejudicial?

Questões prejudiciais são aquelas que devem ser avaliadas pelo juiz com valoração penal ou extrapenal e devem ser decididas antes do mérito da ação principal.

Questões e Processos Incidentes - Questões Prejudiciais I

24 questões relacionadas encontradas

Como se classificam as questões prejudiciais quanto ao juízo competente para resolvê las?

As questões prejudiciais podem ainda, serem classificadas como: a) questões prejudiciais não devolutivas: são as prejudiciais que devem ser apreciadas pelo juiz penal como nos casos de a questão prejudicial dizer respeito à matéria penal (furto e receptação, exceção da verdade e bigamia, por exemplo); b) questões ...

O que é questão prejudicial no CPC?

A questão prejudicial é aquela que deve ser decidida pelo juiz previamente à questão principal, com o objetivo de indicar a forma pela qual esta última será decidida.

O que são questões prejudiciais quais suas características Cite ao menos uma diferença entre questão prejudicial e questão preliminar?

PREJUDICIAIS são as questões que devem ser avaliadas pelo juiz com valoração penal ou extrapenal e devem ser decididas antes do mérito da ação principal. Já a questão PRELIMINAR é o fato processual ou de mérito que impede que o juiz aprecie o fato principal ou uma questão principal.

Quais são os sistemas de soluções das questões prejudiciais?

O sistema adotado no Brasil no tocante à solução de questões prejudiciais é o Sistema Eclético ou Misto que resulta da fusão do Sistema da Prejudicialidade Obrigatória com o Sistema da Prejudicialidade Facultativa.

O que significa dizer que o Processo Penal brasileiro adotou o sistema misto ou eclético para a solução das questões prejudiciais?

Adota o Brasil o sistema misto ou eclético, uma vez que a decisão sobre as prejudiciais pode caber tanto ao juízo civil quanto ao criminal, como se lê dos artigos 92 e 93 do CPP.

O que é a exceção de coisa julgada?

A exceção de coisa julgada é a forma de defesa indireta contra o processo, visando a sua extinção, tendo em vista que idêntica causa já foi julgada, em outro foro.

Quais serão as consequências no caso de ser julgada procedente a suspeição do juiz?

18.2.5.7. Efeitos da suspeição: Além de afastar o magistrado da presidência do processo, julgada procedente a suspeição, “ficam nulos os atos processuais do processo principal” (CPP, arts. 101, 1ª parte, e 564, I). Logo, retroage seu efeito para anular os atos processuais anteriormente praticados pelo juiz.

O que é uma questão prejudicial?

As questões prejudiciais são questões que devem ser avaliadas pelo juiz, com valoração penal ou extrapenal, e devem ser decididas antes do mérito da ação principal. Quanto à natureza, as questões prejudiciais são classificadas em homogêneas e heterogêneas.

O que são questões preliminares?

Preliminares6 são as questões, notadamente processuais, que impedem ou postergam a resolução do mérito.

O que são as preliminares no processo?

Trata-se de questões que devem ser resolvidas antes do exame do mérito. Estas as defesas de cunho processual podem ser de duas espécies: as de acolhimento que implique a extinção do processo; ou as de acolhimento que resulte apenas em sua dilação.

São características essenciais das questões prejudiciais?

Segundo Capez, a doutrina aponta quatro os elementos essenciais da prejudicialidade: a anterioridade lógica, a necessariedade, autonomia e a competência na apreciação.

O que é questão prejudicial total?

Por questão prejudicial entende-se toda questão de valoração jurídica, seja de Direito Penal, seja Extrapenal, que deve ser decidida antes da questão principal, chamada, por isso mesmo, prejudicada” [41].

O que são prejudiciais de mérito no novo CPC?

As prejudiciais de mérito são a prescrição e a decadência.

Prescrição não se alega em preliminar, eis que se conhecida, será julgado extinto o feito, COM julgamento do mérito (art. 269, IVCPC). ... 219, § 5º do CPC, a prescrição DEVE ser alegada na defesa.

O que é prejudicial de prescrição?

QUESTÕES PREJUDICIAIS Prejudicial é aquilo que deve ser julgado de forma antecipada. Trata-se de uma questão prévia que é ligada ao mérito....de serem julgadas no juízo criminal, enquanto que as preliminares são dependentes....Cabe estudar a prescrição.

É possível a formação da coisa julgada sobre a questão prejudicial?

Já com o advento do CPC/15 o legislador autorizou a formação da coisa julgada sobre questões prejudiciais existentes no processo – desde que preenchidos os requisitos do artigo 503 do CPC/15 – de modo que não se fez mais necessário o ajuizamento de uma nova ação para ver resolvida questão prejudicial, e, assim, formada ...

Quanto às questões prejudiciais no Processo Penal o que ocorre quando processo for suspenso e se tratar de crime de ação pública?

Se for o crime de ação pública, o Ministério Público, quando necessário, promoverá a ação civil ou prosseguirá na que tiver sido iniciada, com a citação dos interessados.

É correto afirmar que foi prevista no CP uma questão prejudicial ao julgamento da ação penal no crime de bigamia?

Questão prejudicial: (§ 2º): De acordo com § 2º do art. 235, “anulado por qualquer motivo o primeiro casamento ou o outro por motivo que não a bigamia, considera-se inexistente o crime”. Estamos diante de uma questão prejudicial ao julgamento da ação penal.

Quais são os efeitos decorrentes da suspeição?

Uma vez acolhida a suspeição, todos os atos do juiz suspeito, de cunho decisório, serão declarados nulos. É que a suspeição configura hipótese de nulidade absoluta, nos termos do inc.

O que acontece com a suspeição de um juiz?

A suspeição e o impedimento são mecanismos jurídicos usados para afastar o juiz de um determinado julgamento. Busca-se garantir a imparcialidade. O impedimento (art. 144 do CPC) traz as possibilidades em que o juiz está PROIBIDO de participar do julgamento.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o efeito do passiflora?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre Graute e argamassa?