O que é um serviço terceirizado?

Perguntado por: Kelly Barbosa  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

O que é terceirização? Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

O que é trabalho terceirizado exemplos?

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso, é obrigatória a contratação via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Como funciona o funcionário terceirizado?

Trata-se de um profissional que foi contratado por uma empresa de terceirização. O trabalhador terceirizado é contratado por regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) pela empresa que presta serviços a outras. Na prática, isso significa que é contratado por uma, mas pode atuar em outra empresa.

Qual a diferença entre terceirização e prestação de serviços?

O prestador de serviço, apenas ficará “alocado” no cliente para a execução das suas atividades. A terceirização ocorre, principalmente, com atividades que não fazem parte do escopo da empresa, como por exemplo, limpeza e segurança.

O QUE É TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA E QUAIS OS SEUS DIREITOS | FUTURANA #carteiradetrabalho #carreira

19 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços?

Uma das principais vantagens da terceirização é a redução de custos, trazendo para as empresas grandes crescimentos econômicos; já as desvantagens é o risco de precarização do trabalho, como redução na remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores.

Quais são os tipos de terceirização?

Quais são os tipos de terceirização?
  • Terceirização operacional.
  • Terceirização de manutenção e correção.
  • Terceirização da produção e instalação.
  • Terceirização de serviços profissionais.

Quem paga o salário de um terceirizado?

A empresa contratante (tomadora de serviços) celebra um contrato de prestação de serviços terceirizados e paga à empresa terceirizada pelos serviços prestados, e esta, por sua vez, é responsável por remunerar seus empregados. Assim, essa dinâmica é regulamentada pela Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017).

Quais os pontos negativos da terceirização?

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Quem paga o trabalhador terceirizado?

Como é a remuneração do trabalhador terceirizado? Quem paga o salário do trabalhador terceirizado é a empresa que o contrata via modelo CLT. É ela quem deverá pagar também os direitos trabalhistas, como o 13º salário, licença maternidade ou paternidade, aviso prévio, férias, repouso remunerado e FGTS.

Por que terceirizar um serviço?

Por que terceirizar? A terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das empresas. Ao terceirizar parte de suas atividades, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

O que precisa para ser terceirizado?

Para a terceirizada funcionar, é necessário ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com registro na Junta Comercial e capital social compatível com o número de empregados.

Quais são as vantagens da terceirização de serviços?

6 vantagens da terceirização às empresas
  • Foco no core business da empresa.
  • Eliminação do vínculo trabalhista.
  • Redução de custos operacionais.
  • Menos burocracia.
  • Garantia de equipe capacitada.
  • Reserva técnica.
  • Terceirização de atividade-meio.
  • Terceirização de atividade-fim.

O que o funcionário terceirizado não tem direito?

Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

Quem trabalha em empresa terceirizada tem carteira assinada?

O trabalhador terceirizado tem direitos garantidos pela CLT, uma vez que apresenta um vínculo empregatício com a empresa a que presta serviços terceirizados. Nesse caso, ele tem direito a: Assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Sou terceirizado posso ser contratado pela empresa?

Responsabilização efetiva. Contratar um funcionário terceirizado permite que eles sejam responsabilizados efetivamente caso eles não cumpram os requisitos e exigências da empresa. Isso garante que eles entreguem um trabalho de alta qualidade e que eles mantenham o alto padrão de serviço e produtividade.

Porque a terceirização é ruim para o trabalhador?

Os críticos, por outro lado, afirmam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, maiores riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando o processo de diminuição dos direitos dos trabalhadores.

Por que o trabalhador terceirizado é mais barato?

5. Se os direitos são os mesmos, por que o trabalhador terceirizado é mais barato? A empresa contratante não tem mais os custos de admissão e demissão do funcionário, que passam a ser da terceirizada. Ela também não precisa mais se fazer provisão para arcar com custos de eventuais ações trabalhistas.

Porque a terceirização ainda é criticada por alguns?

A prática da terceirização sempre foi muito criticada por grupos de esquerda e organizações sindicais e trabalhistas por considerarem que essa prática gera uma redução dos ganhos da classe trabalhadora e amplia o processo de precarização do trabalho.

Qual o custo de um funcionário terceirizado?

Abaixo, mencionamos os custos trabalhistas de algumas formas de terceirização: Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

O que diz a lei da terceirização?

A Nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/17) foi aprovada em 31 de março de 2017 e, assim, as relações profissionais no Brasil foram transformadas. Agora, as empresas brasileiras podem terceirizar sua mão de obra.

Quem contrata terceirizados?

Quem contrata os funcionários terceirizados? A contratação de funcionários fica a cargo das empresas terceirizadas.

Como a terceirização precariza o trabalho?

Para além de uma prática administrativa e empresarial, a terceirização causa diversos prejuízos aos trabalhadores, como a precarização do ambiente de trabalho, a dificuldade de construção de uma identidade coletiva e ataques à dignidade dos obreiros.

O que é terceirização e quais situações são permitidas?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais são os resultados da terceirização?

5 vantagens da terceirização para a sua empresa
  1. Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais. ...
  3. Controle do fluxo de caixa. ...
  4. Acesso a novos recursos. ...
  5. Risco gerenciado.

Artigo anterior
Como fazer para ficar com marquinha?
Artigo seguinte
O que fazer para desinflamar o esporão?