Como funciona o processo de inventário judicial?

Perguntado por: Filipa Soraia Amorim de Lourenço  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

O inventário é um processo judicial que ocorre após a morte, ou seja, pela abertura da sucessão. Assim, é por meio do inventário que será apurado todo o patrimônio do falecido, as dívidas e os direitos.

Quanto tempo leva um processo de inventário judicial?

Geralmente ele pode ser terminado em torno de 2 a 30 dias. Já o inventário judicial pode finalizar em 1 ano ou ainda mais, dependendo das divergências dos herdeiros durante o processo.

Quais as etapas de um inventário judicial?

Veja o passo a passo de como fazer um inventário, acabe com as dúvidas e invista num processo legal e seguro.
  1. 1 – Escolha um advogado. ...
  2. 2 – Escolha o inventariante. ...
  3. 3 – Levantamento de dívidas e bens. ...
  4. 4 – Pagamento do ITCMD. ...
  5. 5 – Divisão dos bens. ...
  6. 6 – Finalização do processo. ...
  7. 7 – Registro do nome dos herdeiros.

Como funciona um processo de inventário judicial?

O inventário judicial é a forma de transferir a herança para os herdeiros na justiça. Por isso, ele é burocrático e longo. Além disso, é obrigatório quando há testamento, herdeiros menores de idade, bem como discordância na partilha. O inventário judicial é uma modalidade de inventário que acontece na justiça.

É necessário advogado para fazer inventário?

A lei exige a participação de um advogado como assistente jurídico das partes nas escrituras de inventário. O tabelião, assim como o juiz, é um profissional do direito que presta concurso público, e age com imparcialidade na orientação jurídica das partes.

Como funciona o Inventario Judicial?

35 questões relacionadas encontradas

Como fazer um inventário de graça?

Inventário Grátis via Defensoria

A família deve demonstrar que não tem condições de arcar com os custos e despesas. Os interessados em fazer o inventário de graça na defensoria, devem buscar a defensoria pública do Estado no município onde mora, ou nos fóruns mais próximos de sua residência.

Qual o valor cobrado pelo advogado para fazer um inventário?

O valor dos honorários de um advogado pode girar ao redor de 2 a 10% do total de bens do inventário. Por isso, é importante ter em mente que quanto menos profissionais jurídicos envolvidos, melhor para os herdeiros.

Porque um processo de inventário demora tanto?

Problemas com documentação, divergências, contexto familiar, testamento, impostos e declarações são as principais causas de atraso.

Qual o tempo médio de um inventário?

Quanto tempo demora um inventário? Em média o prazo para encerrar o inventário extrajudicial é o mais rápido. Costuma ficar pronto em torno de 2 ou 6 meses. Já o inventário judicial pode finalizar em 1 ano ou até mais, dependendo das divergências dos herdeiros no decurso do processo.

Qual a vantagem de ser o inventariante?

E qual a vantagem de ser inventariante? Não há vantagens em ser inventariante. Em um processo de inventário só há obrigações e direitos. Ao passo que, o nomeado pelo juiz pode se recusar a prestar compromisso seguindo para o próximo da ordem de nomeação.

O que é feito depois de concluído o inventário?

Depois de realizado o inventário, você terá seu estoque nas mãos, na forma de números e o perfil das mercadorias armazenadas. Será hora, então, de tomar decisões em função do que foi aferido. Para isso, um método eficaz é a utilização da curva ABC.

Quem são as partes no processo de inventário?

IV – o testamenteiro; V – o cessionário do herdeiro ou do legatário; VI – o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança; IX – o administrador judicial da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança ou do cônjuge ou companheiro supérstite.

O que acontece quando termina o inventário?

O processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

Quanto custa um inventário de Imóvel 2021?

Custas judicias de inventário ou emolumentos do Cartório

Já no inventário judicial, levando em consideração a tabela de custas do Tribunal de Justiça de São Paulo para o ano de 2021, as custas do processo podem variar de R$ 290,90 até R$ 87.270.

Como agilizar um processo de inventário?

Cinco dicas de como agilizar o seu processo
  1. Contrate um advogado especialista em Inventários. Primeiramente, é necessário contratar um advogado especialista em inventários. ...
  2. Junte os documentos. ...
  3. Negocie as dívidas existentes. ...
  4. Decidam sobre a divisão dos bens. ...
  5. Pague os Impostos.

Quem paga o advogado do inventário?

O inventariante é obrigado a promover o inventário, e o faz em favor dele próprio e de todos os herdeiros. Os honorários do advogado que executa as tarefas em nome e por conta do inventariante devem ser pagos pelos bens do espólio ou, proporcionalmente por todos que se beneficiam desse serviço.

Quem paga as custas do processo de inventário?

A responsabilidade pelo pagamento de todas essas despesas é exclusiva dos herdeiros. Na prática, verifica-se que é necessária a venda de um bem para pagar essas despesas, em razão da ausência de condição financeira dos herdeiros.

Como se calcula o valor dos imóveis no processo de inventário?

Para o cálculo de inventário, o valor do imóvel é baseado no valor venal do IPTU. Na avaliação, leva-se em consideração critérios mercadológicos e técnicos, que podem ser definidos pelo banco, imobiliária ou dono do bem.

Quanto tempo leva para fazer um inventário na Defensoria Pública?

Na primeira hipótese, o tempo entre a abertura e o encerramento do processo é de três a seis meses, enquanto o inventário judicial oscila entre um a três anos, devido à divergência entre os herdeiros no que se refere a partilha, avaliação dos bens e pagamento de impostos.

Quanto tempo para fazer inventário gratuito?

Um ponto muito importante é sempre atentar ao prazo de abertura, que é de 2 meses, a contar da data do óbito. Porém, em alguns casos, o juiz poderá prorrogar esse prazo mediante requerimento dos envolvidos ou caso julgue ser necessário. Quem não cumprir esse prazo terá de pagar multa sobre o valor do ITCMD.

Como fazer inventário Pós-morte?

Passo a passo do processo de inventário
  1. Escolher um advogado;
  2. Conferir a existência de um testamento;
  3. Apurar o patrimônio do falecido;
  4. Escolher entre o inventário judicial ou extrajudicial;
  5. Negociar dívidas;
  6. Dividir o bem entre os herdeiros;
  7. Pagar os impostos;

Quem é o polo passivo na ação de inventário?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo.

Quem são os herdeiros legítimos?

Os herdeiros legítimos dividem-se em herdeiros necessários e herdeiros facultativos. Os necessários são ascendentes, descendentes e cônjuge ou companheiro sobrevivente. São considerados ascendentes os pais, os avós e os bisavós. Já os ascendentes são os filhos, os netos, os bisnetos.

O que é feito antes e depois de concluir o inventário?

Primeiro, é importante quitar todas as dívidas com o patrimônio deixado pós-morte. Serão utilizados quantos bens forem necessários até o limite do patrimônio para que a finalidade da quitação com os credores tenha êxito. Depois disso é que ocorrerá a partilha dos bens que sobrarem entre os herdeiros.

O que fazer depois da expedição do formal de partilha?

A partir do Formal de Partilha se demonstra que um imóvel foi dividido entre herdeiros ou cônjuges. Quando se há entendimento entre as partes interessadas na herança do falecido, pode se entrar com uma via extrajudicial do inventário para que aconteça a divisão do patrimônio.

Artigo anterior
Quanto à geração ou dimensão dos direitos fundamentais?
Artigo seguinte
Por que é importante ser um bom profissional?