O que é um relatório administrativo?
Perguntado por: Diego Igor Moura de Moura | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)
Basicamente é um relatório voltado para a área administrativa da empresa baseado em uma série de dados específicos e relevantes para a administração do negócio.
Como se faz um relatório administrativo?
Relatório administrativo: orientações gerais
Para começar o relatório propriamente dito, devemos colocar um cabeçalho que inclua os seguintes dados: tipo de documento; data; departamento que o elabora; empresa ou organismo ao qual pertence; a quem se dirige (se o público for muito amplo e diverso, não é necessário).
Quais são os tipos de relatórios administrativos?
- Relatório de Fluxo de Caixa. ...
- Relatório de Vendas. ...
- Relatório de Contas a Pagar. ...
- Relatório de Contas a Receber. ...
- Balanço Patrimonial – BP. ...
- Orçamento Empresarial. ...
- Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
- Relatório de Satisfação do Cliente.
O que é um relatório exemplo?
O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.
Como deve ser feito um relatório?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
Estudo da estrutura de um relatório administrativo
Como se faz um relato?
Tema: primeiramente é importante delimitar o tema (assunto) que será abordado no relato pessoal, seja um evento que ocorreu, uma fase da vida, uma conquista, uma superação, ou até mesmo uma história triste. Introdução: pequeno trecho em que aparecem as principais ideias que se quer relatar.
Quais as palavras para dar início a um relatório?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
O que é relatório e como fazer?
O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.
Como deve ser feito o resumo de um relatório?
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.
Como se escreve relatório?
substantivo masculino Texto que contém uma descrição detalhada dos aspectos mais importantes, eventos ou ações, de alguma coisa: relatório de projeto. Exposição com as conclusões observadas pelos integrantes de uma comissão que avalia uma pesquisa, um projeto ou problema.
Quais são os tipos de relatórios?
- Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
- Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
- Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.
Quais são os principais relatórios financeiros?
- Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE. ...
- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC. ...
- Relatório de contas a pagar e a receber. ...
- Balanço Patrimonial. ...
- Custos operacionais. ...
- Liquidez da empresa. ...
- Resultados obtidos. ...
- Centralize e padronize as informações.
Qual tipo de relatório é mais utilizado em empresas porque?
Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral. ... Esse tipo de relatório demonstra como está o patrimônio financeiro de sua empresa e é absolutamente obrigatório para empresas e sociedades de uma forma geral, com exceção de empresários rurais.
Como fazer a estrutura de um relatório?
Ele deve sempre começar com o título do trabalho, seguido do nome(s) do (s) autor (es) e do resumo, que pode não ser necessário. Logo depois, no corpo do documento, devem constar uma introdução, a descrição do material e métodos utilizados na pesquisa e o resultado final dela.
Como se faz um relatório descritivo?
- “Percebe-se o progresso de… ...
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
- “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”
Como fazer um relatório simples para empresa?
- Página de título, incluindo: Nome do relatório. O seu nome. ...
- Índice, incluindo: Cada seção do relatório e seu número de página.
- Resumo executivo, incluindo: Uma visão geral de seus problemas, análises e soluções.
- Introdução, incluindo: Objetivo do relatório.
Como se faz um resumo?
- Leia atentamente o texto original. ...
- Marque as principais ideias do texto. ...
- Sublinhe as palavras-chave. ...
- Tenha o poder de síntese. ...
- Cuidado com a coesão e coerência. ...
- Faça uma leitura final. ...
- Não se esqueça de citar a fonte.
Como se faz um resumo simples?
O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).
Como fazer um resumo de um relatório de estágio?
RESUMO – Parágrafo único no qual o aluno deve contar de forma sucinta como foi seu estágio. Incluir uma linha de apresentação, objetivos, principais resultados e conclusões. Capriche no resumo. É a primeira coisa que vai se ler do seu relatório.
Como fazer um relatório sobre a aula?
- 1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ...
- 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ...
- 3 – Materiais e metodologia. ...
- 4 – Resultado. ...
- 5 – Conclusão. ...
- 6 – Referências bibliográficas.
Como se faz um relatório de um trabalho escolar?
- 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
- 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. ...
- 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos.
Como fazer um relatório de um aluno?
Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.
Quais palavras devo usar para iniciar um desenvolvimento?
- Além disso …
- Outro fator existente …
- Outra preocupação constante …
- Ainda convém lembrar …
- Por outro lado …
- Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
Como se faz um relato pessoal?
Para escrever seu próprio relato pessoal, é necessário refletir e escolher o recorte da linha do tempo que será contado, ou seja, o período de tempo abordado, e o público para o qual o relato será compartilhado, afinal, esse público influenciará no uso da linguagem e na escolha dos fatos que serão contados.
O que é relato no texto?
Um relato é um conhecimento que se transmite, geralmente de forma pormenorizada, sobre um determinado assunto. ... E são vários os tipos de textos no qual um relato pode ser inserido, como, por exemplo: em diários, notícias, notas informativas, entre outros.
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