O que é um produto imaterial?

Perguntado por: Edgar Lima  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

Produto como bem material é aquele que é palpável no plano fático, a exemplo de uma televisão. Já o produto como bem imaterial: não é palpável no plano fático, a exemplo de um software ou mesmo o investimento feito pelo consumidor em renda fixa.

O que são produtos materiais e imateriais?

A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

O que são produtos materiais?

É tudo aquilo que é usado no processo de produção, agregando ou não ao que está sendo produzido.

O que são valores imateriais?

O capital imaterial ou patrimônio imaterial é um elemento não monetário e sem substância física, constituído pelas informações e conhecimentos detidos, e que obtém um valor positivo para uma organização.

Qual são os produtos considerados viciados?

Vício nada mais é do que um problema que o produto ou o serviço possui. Um produto com vício, em geral, é um produto que não funciona (um televisor que não liga) ou que funciona mal (um aparelho celular que não completa ligações), inadequados para o fim a que se destinam.

O Que é Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial?

16 questões relacionadas encontradas

São tipos de vícios?

Existem 2 tipos de vícios: aparente e oculto. VÍCIO APARENTE: são aqueles identificados pelo consumidor assim que inicia o uso do produto, aqueles que são de fácil constatação. Exemplo: quando o consumidor adquire um computador e ao iniciar o uso do teclado, uma das teclas caem e não é possível encaixá-la.

O que é vício é fato do produto?

No vício o dano é no produto ou serviço, no fato é o defeito no produto ou serviço que causa o dano. Como mencionado, os artigos 12 a 17 do Código de Defesa do Consumidor tratam dos defeitos do produto ou do serviço e da responsabilidade civil pelos danos causados ao consumidor por esses defeitos.

O que são bens imateriais exemplos?

d) Bens Imateriais (intangíveis): São bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados. Exemplo: marcas (Cola-Cola, Guaraná), patentes, direitos autorais, etc. São valores que a empresa tem a receber de terceiros, em decorrência de transações comerciais.

O que é patrimônio imaterial Cite 3 exemplos?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

São exemplos de bens materiais?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa.

O que é o conceito de um produto?

Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

O que é um material de insumo?

Como significado de insumo, podemos afirmar que trata-se de todo e qualquer tipo de material utilizado na prestação de um serviço ou na produção de um determinado tipo de produto, mas que não necessariamente faça parte dele.

O que é matéria-prima e produtos industrializados?

A matéria prima ou industrialização são os materiais utilizados diretamente na produção. Eles são imprescindíveis na fabricação de um determinado produto. Se agrega fisicamente ao produto que está sendo fabricado.

O que são patrimônios materiais e imateriais?

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

O que são fontes de natureza imaterial?

Os bens culturais de natureza imaterial são as práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Quais são as principais características da cultura imaterial Cite exemplos?

Elementos da Cultura Imaterial

Relacionado com os elementos intangíveis e espirituais de um grupo, a cultura imaterial representa os saberes, os modos de fazer e os valores partilhados entre os membros de uma sociedade. Como exemplos, podemos citar os rituais, as lendas, as festas, a linguagem, a culinária, etc.

O que são patrimônios culturais imateriais escreva 3 exemplos de patrimônios imateriais no Brasil?

Além do jongo, outros bens imateriais ligados à música e à dança incluem o maracatu e o frevo, em Pernambuco; o carimbó, no Pará; o fandango caiçara, no Paraná; e o samba do Recôncavo Baiano e do Rio de Janeiro. A técnica de confecção da viola de cocho também é um bem imaterial.

São exemplos de patrimônio?

Patrimônio material brasileiro
  • Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);
  • Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);
  • Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);
  • Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE);
  • Pelourinho (Salvador/BA);
  • Parque Nacional Serra da Capivara (São Raimundo Nonato/PI);

Quais são os patrimônios imateriais do Brasil?

Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil: Lista Representativa e disciplinas nomeadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade
  • Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
  • Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi.
  • Frevo.
  • Círio de Nazaré
  • Roda de Capoeira.

Quais são os bens culturais?

Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou ...

São bens móveis?

Bens móveis são aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem que isso altere a sua substância ou destinação econômica. Exemplos de bens que podem ser transportados sem a perda das suas características, são: cadeira, eletrodomésticos, eletroeletrônicos automóvel, etc.

O que são bens cite cinco exemplos?

São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis da avaliação econômica. c) Cite cinco exemplos de Bens. Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis.

Qual a diferença entre o fato do produto é vício do produto dê exemplos?

Portanto, podemos concluir que a diferença básica entre o fato do produto e o vício do produto está na lesividade para com o consumidor, no primeiro caso, o produto oferece risco à segurança do consumidor, trazendo lesividade à saúde, estética, e até mesmo a vida do adquirente.

O que é fato do produto ou do serviço?

Para nós, o fato do produto ou do serviço é o evento danoso como um todo, ou seja, vício/defeito/problema mais dano, não só o vício/ defeito/problema qualificado, causa de dano, tampouco só o dano, ou seja, fato como sinônimo do dano.

O que é responsabilidade pelo vício do produto?

Os artigos 18 e 19 do CDC asseguram que a responsabilidade pelos vícios de qualidade ou quantidade, que tornem os produtos duráveis ou não duráveis, impróprios ou inadequados ao consumo, são solidariamente do fornecedor.

Artigo anterior
Como deve ser o prato ideal para perder peso?
Artigo seguinte
O que a rinite causa?