O que é vaga privativa?

Perguntado por: César Márcio Almeida Silva Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)

Vagas de garagem privativas, como o próprio nome indica, são aquelas de propriedade individual do condômino. Ao contrário das vagas coletivas, elas não integram a área comum. As vagas privativas podem ser de dois tipos: autônomas ou vinculadas.

O que significa vagas soltas?

A vaga solta não está vinculada a nenhum apartamento e, diferentemente da vaga presa, não depende da retirada de outros carros. Aqui, quem chegar ao espaço primeiro estaciona. Essas vagas podem se tornar motivo de competição entre moradores que desejam garantir a melhor localização.

O que é vaga determinada?

Já uma vaga determinada é aquela que é parte da escritura do imóvel, mas não é autônoma. Essa vaga também pode ser vendida, mas quando isso acontece, a fração ideal não é transferida para o comprador.

O que é vaga estendida?

Tal vaga permanece paralela em relação à via. É um estacionamento comum, com veículos parando um atrás do outro.

O que é área privativa acessória?

Já as áreas privativas acessórias são todas as outras áreas, que não o apartamento, de uso exclusivo de um proprietário. Incluem-se nelas as vagas de garagem e, às vezes, “quartinhos” individuais próximos a essas vagas.

Vaga de garagem, qual a melhor? Privativa autônoma, vinculada, comum?

18 questões relacionadas encontradas

O que fazer na área privativa?

Se preferir, você pode fazer uma pequena horta

O apartamento com área privativa tem a vantagem de oferecer um espaço personalizado para o proprietário fazer o que quiser. Uma ideia muito interessante é fazer uma pequena horta, com os temperos que você mais usa no dia a dia. E as paredes também podem ser aproveitadas!

Qual a diferença entre área privativa e área comum?

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.

O que é vaga paralela?

Vaga paralela

Assim como na rua, onde os carros param um atrás do outro, a garagem paralela prevê vagas paralelas à via de passagem. A dificuldade pode ocorrer na baliza. Por isso, é importante observar o padrão sugerido pela ABNT: 2,30 metros de largura por 5,50 metros de comprimento.

Quais os tipos de vagas de garagem em condomínio?

Saiba mais sobre as vagas de garagem em condomínios
  • Vagas de garagem sujeita a sorteio. Quando as vagas são sujeitas a sorteio, cada unidade tem direito a uma quantidade determinada de vagas, mas sem local definido. ...
  • Vaga autônoma. ...
  • Vagas de garagem vinculada. ...
  • Vagas livres. ...
  • Vagas presas.

Qual o melhor tipo de estacionamento?

Segundo ele, se elas forem posicionadas em ângulos de 45 graus, os carros conseguirão entrar e sair de forma mais fácil e rápida, e os designers conseguirão criar mais vagas no estacionamento. O professor Percy diz: “Para um estacionamento grande, um ângulo de 45 graus leva a uma economia de eficiência de 23%.

Quantos dias depois de assinar o contrato a Caixa libera o dinheiro para o vendedor do imóvel?

Após o registro do contrato, o documento deve ser encaminhado ao banco. É feita uma última análise, então o dinheiro é liberado para pagamento do vendedor. Em geral, isso demora até cinco dias úteis depois da entrega do contrato registrado.

O que é vaga de garagem indeterminada?

VAGAS DE GARAGEM INDETERMINADAS

Já neste caso, não existe um local exato para o morador estacionar na garagem. Cada condomínio determina em assembleia como será feito o rodízio de vagas. Podem ser realizados sorteios anuais ou a cada dois anos, por exemplo.

O que são vagas de um condomínio?

Vagas de garagem coletivas são as vagas que integram a área comum do condomínio. Isso quer dizer que nenhum condômino é titular exclusivo do direito sobre a vaga comum, pelo contrário. Quando se diz que é comum, ela é de co-propriedade de todos. Ela é muito comum em prédios antigos, em que há mais carros do que vagas.

Quais são os tipos de garagem?

Tipos de modelos de garagem
  1. Estruturas pré-montadas. Um dos modelos de garagem é aquele feito com estruturas pré-montadas em aço, que podem ser montadas em um espaço reduzido, e que são muito utilizadas em edifícios, shoppings e condomínios. ...
  2. Garagem de madeira. ...
  3. Garagem fechada. ...
  4. Garagens escondidas no chão. ...
  5. Alternativas.

Quais os tipos de estacionamento?

Saiba quais são os novos modelos de estacionamento
  • Estacionamento inteligente. Os estacionamentos inteligentes são os estabelecimentos que utilizam uma série de facilidades tecnológicas para dinamizar os seus processo. ...
  • Estacionamento no subsolo. ...
  • Estacionamento por aplicativo. ...
  • Estacionamento automático. ...
  • Conclusão.

Quanto de espaço um carro precisa para manobra?

Para manobra, é preciso cerca de 3,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário. Os estacionamentos com ângulo de 30º devem ser demarcados com 2,30m de largura por 5,00m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 2,50m de largura da via, desconsiderando o tráfego no sentido contrário.

Quanto custa uma vaga de garagem em condomínio?

O preço de venda de uma vaga de garagem é, em média, de 10% a 15% do valor do apartamento. É importante se atentar ao fato de que, caso a vaga esteja escriturada, sua área é contabilizada para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Quanto custa um aluguel de vaga de garagem de apartamento?

O preço de venda de uma vaga na garagem pode alcançar 15% do valor do imóvel. Entretanto, o valor médio é de 10%. Considerando um apartamento de R$ 300 mil, a vaga custará em média R$ 30 mil.

O que é uma área comum?

Área Comum: equivale ao espaço que pode ser utilizado por todos os condôminos, como hall de entrada, escadas, áreas de circulação, salão de festas, piscinas, playground, churrasqueiras etc.

O que é área comum?

A área comum

As partes de uso comum em um condomínio são salões de festas, quadras de esportes, espaço gourmet, churrasqueiras, piscinas e todos aqueles espaços que podem ser utilizados de forma igual entre os moradores.

O que é área comum de um prédio?

A área comum do condomínio é caracterizada por espaços chamados para uso comum, logo, podem ser utilizados de forma igual por todos os moradores do condomínio.

Como é um apartamento com área privativa?

Trata-se de um imóvel composto por um espaço de lazer anexado à unidade, da mesma forma que ocorre nas coberturas. Assim, diferentemente de quem mora em um apartamento comum, os proprietários de modelos com área privativa dispõem de um espaço externo individual na própria unidade.

Como decorar uma área privativa?

Para cobrir a área privativa do apartamento, o melhor caminho é construir uma cobertura fixa, lembrando de que é necessário consultar o síndico para esse tipo de obra. Outras opções mais baratas, por outro lado, são a instalação de um toldo, de um pergolado ou de um gazebo para ter uma área coberta.

Pode colocar churrasqueira em área privativa?

1299 da lei federal 10406/2002 diz que é permitido construir em solo privado desde que não tire o direito de outro.

Artigo anterior
Qual prato principal do Egito?
Artigo seguinte
Quando o Ministério Público pode oferecer denúncia?