O que é um parecer jurídico?

Perguntado por: Salomé Patrícia Gonçalves de Pires  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

Em direito, um parecer jurídico é, em certas jurisdições, uma explicação escrita por um juiz ou grupo de juízes que acompanha uma ordem ou decisão em um caso, estabelecendo a razão e os princípios legais para a decisão.

Qual a função de um parecer jurídico?

A função do parecer jurídico é trazer clareza sobre um determinado assunto ou processo, pois vai analisar os fatos, efeitos, normas e validades jurídicas do caso concreto.

O que é um parecer e como se faz?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

Como é feito um parecer jurídico?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Quem pode elaborar um parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

PARECER JURÍDICO

21 questões relacionadas encontradas

Quem pode emitir um parecer?

Parecer é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica que deve ser assinado e datado, deve conter o nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (por exemplo, advogado, médico, engenheiro ou psicólogo) sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos.

Quem emite um parecer técnico?

Parecer Técnico - Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade. Na revisão da NBR 14.653 parte 2, todo o trabalho de avaliação realizado por um profissional habilitado é considerado um laudo.

Como elaborar um parecer de um texto?

Em vez disso, procure discorrer sobre os méritos e defeitos do manuscrito, indicando claramente porque eles são assim julgados e como eles se expressam no texto. Também recomenda-se que o/a parecerista indique caminhos para as melhorias, sugira referências e destaque trechos pouco claros.

Qual o valor de um parecer jurídico?

? QUANTO COBRAR POR UM PARECER JURÍDICO? A tabela de honorários 2020 da OAB de São Paulo classifica que para a elaboração de um parecer avulso ou extrajudicial o advogado pode cobrar R$ 2.488,44.

Como se faz um relatório jurídico?

Um bom relatório deve otimizar informações e deve apresentar, por exemplo, uma fundamentação com conhecimentos técnicos atualizados, além de conter fatos detalhados e delimitados e uma conclusão adequada. Dessa forma, torna-se mais fácil para o consultor jurídico analisar e apresentar a melhor solução para o caso.

Como elaborar um parecer técnico?

III. Estrutura do parecer
  1. Identificação do solicitante, ou solicitantes;
  2. Descrição do objetivo do trabalho;
  3. Descrição dos motivos que tornam o parecer necessário;
  4. Indicação das questões/problema relevantes para o esclarecimento das dúvidas que deram origem ao parecer;
  5. Metodologia que será utilizada;

Como elaborar um parecer de um aluno?

Redigindo o Parecer Descritivo do Aluno:
  1. Levar em conta os destinatários;
  2. Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  3. Considerar o caráter oficial do documento;
  4. Observar ortografia, concordância e formatação;
  5. Nomear os pareces;
  6. Evitar palavras diminutivas;

O que significa fazer um parecer?

Dar um parecer é transmitir mais do que uma opinião, é expressar-se de modo embasado. Seu objetivo é explicitar o assunto, de forma clara e precisa, para uma outra parte cujo conhecimento técnico não é o mesmo do parecerista. O parecer técnico é a avaliação profissional de algo.

Qual o objetivo de um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Qual a validade de um parecer jurídico?

O parecer jurídico é um documento dividido em três tipos, facultativo, obrigatório ou vinculante, formulado por juristas com a finalidade de manifestar uma pesquisa, ou opinião especializada sobre uma situação jurídica ou processo, incluindo referências, jurisprudência e opinião técnica do profissional parecerista.

O que é parecer jurídico em licitação?

É dizer, o parecer jurídico é indispensável para atestar a análise da fase preparatória, indicando e distinguindo quais os possíveis pontos, segundo análise estritamente jurídica, a serem modificados, de modo a evitar posteriores nulidades, primando pela higidez do processo de contratação pública.

Quem é o consulente no parecer?

A finalidade do parecer jurídico é tornar compreensível um determinado assunto para o consulente. O profissional que o elabora analisa os fatos, os efeitos e a validade jurídica do caso apreciado para, então, trazer uma solução ou apresentar um panorama lógico para a questão.

Como fazer um parecer crítico de um texto?

Com texto do resumo crítico não é diferente!

O resumo visa extrair de forma coerente as ideias principais de uma obra, de parte dela ou de determinado texto. Deve seguir a mesma linha de raciocínio e as ideias propostas pelo autor original, mas expô-las com as suas palavras (lembre-se que plágio é crime!).

O que é um parecer acadêmico?

Uma opinião técnica, especializada por escrito sobre algum assunto. Ele pode ser um parecer médico, jurídico ou acadêmico. ... O parecer acadêmico de um artigo ou manuscrito (manuscript, paper, article) encaminhado para a publicação é geralmente feito por mais de um parecerista (referee, reviewer).

Como escrever um parecer favorável?

(Nome) (Relator)____________________________ (X) Voto favorável, pelas conclusões do parecer () Voto contra , pela reprovação do parecer Ver.... (Nome) (Presidente)__________________________ () Voto favorável, pelas conclusões do parecer () Voto contra , pela reprovação do parecer Ver....

O que é um laudo técnico quem emite?

Emissão do laudo técnico de vistoria de obra

Quem emite o laudo técnico de vistoria de obra é um profissional habilitado, ou seja, um engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

O que é parecer técnico segundo a NBR 14653?

No entanto, vale ressaltar que a nova atualização de 2019 da NBR 14653-1 excluiu a definição de parecer técnico, o que significa que agora todas as manifestações técnicas sobre valor devem ser realizadas por meio de laudos de avaliação realizados conforme os preceitos normativos.

O que é parecer do profissional?

Assim, o Parecer nada mais é do que um documento, de forma escrita, elaborado por um profissional parecerista, com o objetivo de manifestar seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma dúvida formulada a ele.

Em quais casos o procurador pode ser responsabilizado por seu parecer?

Dessa forma, o Procurador que atua no consultivo somente pode ser responsabilizado quando, no exercício de suas funções, agir com dolo ou culpa, consubstanciado no erro grosseiro e inescusável.

O que vem depois da juntada de parecer?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

Artigo anterior
Qual Star Wars o Luke perde a mão?
Artigo seguinte
O que são marcos e monumentos históricos?