O que é Disgregação do concreto?

Perguntado por: Álvaro Anjos Abreu  |  Última atualização: 20. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

2.4. Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação) A disgregação, desplacamento ou esfoliação caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da peça.

O que é a desagregação do concreto?

Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.

O que é desplacamento do concreto?

Um vazamento na laje, por exemplo, leva a oxidação do ferro que aumenta de tamanho e empurra uma parte do concreto. É aí que ocorre o desplacamento e surgem as rachaduras na parede. Esse é um dos principais sinais para identificar uma infiltração, além de manchas de cores avermelhadas na parede e bolhas na pintura.

O que causa a segregação do concreto?

A segregação no concreto, também conhecida como bicheira ou ninho, ocorre quando acontecem falhas no preenchimento das formas, durante os processos de concretagem, são aqueles vazios que ficam entre os agregados graúdos nas estruturas de concreto.

O que é erosão do concreto?

Enquanto a erosão é o desgaste causado pela passagem abrasiva dos fluidos contendo partículas finas suspensas, a cavitação é a degradação da superfície do concreto causada pela implosão de bolhas de vapor de água quando a velocidade ou direção do escoamento sofre uma mudança brusca (ANDRADE,1992).

Patologias das estruturas de concreto armado e suas consequências

18 questões relacionadas encontradas

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Quais são os principais mecanismos de deterioração do concreto?

Dentre os mecanismos de envelhecimento e deterioração do concreto, destacam-se lixiviação, expansão por ação de íons sulfato e reação álcali-agregado. Entende-se por lixiviação a dissolução e o carreamento dos compostos hidratados do cimento Portland, por meio da ação de águas puras ou não.

Quais problemas a segregação pode ocasionar as estruturas de concreto armado?

Em casos mais severos, essas falhas de concretagem podem levar à segregação do concreto e expor as armaduras, provocando sua corrosão e, em último grau, o colapso da estrutura. Daí a importância de evitar os vazios a qualquer custo.

O que causa patologia no concreto?

Pode ter várias causas como: mistura do concreto não uniformizada, proporções de elementos do concreto não aplicadas corretamente ou ainda solo inadequado para receber a construção.

O que é concreto segregado?

O concreto segregado ou mal vibrado é uma manifestação patológica que se caracteriza pela formação de vazios que tem como origem a vibração (adensamento) incorreta da mistura, processo este que é feito durante a concretagem e tem como objetivo a retirada do ar (vazios) que está na Page 14 massa de concreto (Giammusso, ...

O que é eflorescência no concreto?

A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.

Como tratar carbonatação?

Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

Porque o concreto esfarela?

O esfarelamento é uma grave intercorrência nas propriedades técnicas do concreto ou da argamassa. Está relacionado ao excesso de água, dosagem incorreta do traço, uso de materiais de baixa qualidade ou utilização logo após o término do início de pega.

Como evitar a desagregação do concreto?

Patologias no Concreto: Eflorescências

Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.

Quais as causas das fissuras no concreto?

A fissuração em estruturas de concreto armado e em alvenarias pode ser motivada por fatores diversos. ... “Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP.

Quais são as principais patologias do concreto?

As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.
  • Fissuras e Trincas.
  • Desagregação.
  • Erosão e Desgaste.
  • Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
  • Segregação.
  • Manchas.
  • Eflorescência.
  • Calcinação.

Quais são as principais manifestações patológicas apresentadas no concreto?

Podem ser destacadas as fissuras, manchas, eflorescência, corrosão da armadura, e a deterioração da estrutura de concreto, indicando suas causas e possíveis medidas de profilaxia.

O que é Patologia das estruturas de concreto?

No ramo da construção civil patologia é um termo utilizado para descrever problemas construtivos que podem comprometer a integridade estrutural de uma obra. ... Além disso, a ausência de manutenção adequada prevista pelo projetista também é uma das grandes causas que comprometem as estruturas de concreto.

Quais as principais patologias em estruturas de concreto armado suas causas e consequências?

As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. Geralmente, elas podem ocorrer tanto devido a fatores externos – como uma instalação hidráulica mal feita ou um sistema de escoamento de água ineficiente, quanto a fatores internos da preparação inadequada do concreto.

Quais as consequências de uma intervenção mal realizada para reparo de estruturas?

Os sintomas mais comuns, de maior incidência nas estruturas de concreto, são as fissuras, as eflorescências, as flechas excessivas, as manchas no concreto aparente, a corrosão de armaduras e os ninhos de concretagem – segregação dos materiais constituintes do concreto (HELENE, 1992).

Quais as consequências de um transporte mal feito para o concreto?

As reações de hidratação que ocorrem com o cimento, o processo de início de pega, a perda que há em sua trabalhabilidade durante as primeiras horas, com consequente dificuldade de lançamento e adensamento, podem ser os fatores principais que limitam esse tempo de utilização do concreto.

Como ocorre a deterioração do concreto por lixiviação?

É causada através do contato da estrutura de concreto com a água, que acontece basicamente através de infiltrações.

Quais são os mecanismos de envelhecimento das estruturas de concreto armado e protendido?

22.4 Mecanismos de Envelhecimento e Deterioração

Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto: lixiviação (águas puras e ácidas); • expansão (sulfatos, magnésio); • expansão (reação álcali-agregado); reações deletérias (superficiais tipo eflorescências).

É possível o concreto sofrer corrosão?

A corrosão no concreto armado ocorre em locais mais expostos à umidade e agentes agressivos, ou em áreas com muitas falhas, como ninhos de concretagem que, pela alta porosidade local, acaba por facilitar a penetração de agentes agressivos.

Artigo anterior
Quais são os instrumentos utilizados para medir a pressão?
Artigo seguinte
Quem são os administradores de uma sociedade anônima?