O que é um nome transitivo?
Perguntado por: Vanessa Laura Borges Rocha Neves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)
Na terceira oração, o advérbio “longe” exigiu o complemento nominal “de você”. Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.
O que é transitivos exemplos?
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
O que é substantivo transitivo?
Há certas palavras (substantivos, adjetivos e advérbios) que apresentam alguma transitividade, isto é, seu sentido fica incompleto sem um complemento. É o mesmo raciocínio dos verbos: "quem constrói, constrói algo"; "se há construção, há construção de algo". O complemento dessas palavras é o complemento nominal.
O que é transitividade verbal 7 ano?
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
O que é regência no texto?
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Transitividade Verbal [Prof Noslen]
Como identificar a regência?
- Assistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ...
- Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ...
- Custar. a) com o sentido de ser custoso exige preposição: ...
- Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ...
- Proceder. ...
- Visar. ...
- Esquecer. ...
- Querer.
Quais são os tipos de regência?
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
O que é transitividade dos verbos?
- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
O que é complemento verbal e exemplos?
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
Como faço para saber se o verbo e transitivo ou intransitivo?
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Qual o verbo transitivo?
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
Tem verbo transitivo?
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Quais são os tipos de complementos verbais?
São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.
Quais são os complementos do verbo?
O verbo dizer exige complemento directo sem preposição (predominantemente) ou regido da preposição "de". Ex.: Ele disse uma verdade. Vou dizer-te um segredo. ... A frase que apresentou não está totalmente correcta, porque o verbo falar está aí utilizado como se pedisse um complemento directo sem preposição: "falar o que".
Qual é o complemento do verbo escrever?
Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. ... Portanto, “a escrever” é o objeto direto, pois não tem preposição, sendo “a” um artigo. E “me” o objeto indireto, pois quando colocado depois do verbo ficaria “a mim”.
O que é verbo transitivo ou intransitivo?
Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
Qual a transitividade do verbo estudar?
Significado de Estudar
verbo transitivo direto Preparar-se para fazer alguma coisa; examinar: estudar um projeto de lei.
O que é um verbo transitivo direto e indireto?
Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.
Como identificar um erro de regência verbal?
Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.
Qual a regência do verbo assistir?
O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.
Tem é substantivo ou verbo?
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Tem ou tem exemplos?
Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
Qual é o complemento do verbo ter?
Veja bem, se esse termo (“alunos”) fosse o sujeito da oração, aí sim ele poderia estar expresso no plural, mas ele não é o sujeito e sim o objeto direto (o complemento) do verbo “ter”. ... Assim, todos os verbos que integram esse caso devem permanecer sempre na terceira pessoa do singular.
O que é verbo transitivo indireto e exemplos?
Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.
Como papagaio reconhece o dono?
Quais são os problemas causados pela compactação?