O que é um método de custeio?

Perguntado por: Micael Amorim de Domingues  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard.

Quais são os métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

O que é um método de custeio por absorção?

O custeio por absorção é também chamado custeio integral. Isso porque ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. ... Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.

Qual o principal método de custeio?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

O que é um sistema de custeio?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.

Aula 5: Métodos de Custeio

41 questões relacionadas encontradas

O que é sistema de custeio direto?

No método do custeio direto, para determinado período, às despesas fixas de fabricação são adicionadas as despesas fixas de administração e de vendas, que, acrescidas do custo primário (ou custo variável) darão o custo total.

Qual o papel dos princípios de custeio na definição de um sistema de custeio?

Os princípios de custeio podem ser definidos como a forma de alocar o custo de produção de um determinado produto ou serviço. ... Desta forma, entende-se por gastos o valor dos bens e/ou serviços adquiridos pela empresa. É importante ressaltar que os gastos englobam as ineficiências do sistema produtivo.

Qual a principal característica do custeio variável?

O Custeio Variável tem como características: Englobar custos variáveis diretos e indiretos; ... Estabelecer o custo parcial unitário do produto/serviço, uma vez que considera os custos variáveis; Indicado para decisões realizadas a curto prazo.

Qual é a diferença entre custo e custeio?

O custeio é a apropriação dos custos de produção aos produtos, sendo que, a depender de qual tipo será utilizado pela empresa, haverá diferentes valores de custos, estoques, despesas e resultados para a empresa.

Qual é o principal método de custeio utilizado para análise de precificação de bens e serviços?

Qual é o principal método de custeio utilizado para análise de precificação de bens e serviços? Nota: 20.0 A Custos, gastos, lucro e receita B Método direto. Você acertou! ... Você acertou! o método de custeio direto, corresponde a principal ferramenta de custos, para a formação de preços de venda.

Qual a vantagem do método de custeio por absorção?

Custeio por absorção – Vantagens

Possibilita um planejamento a longo prazo por possuir informações completas sobre todos os itens. Define com maior precisão o custo final de cada produto. É menos complexo e pode ser utilizado em alguma apresentação externa. A tomada de crédito, por exemplo.

Em que momentos devemos utiliza o custeio por absorção?

O Custo por Absorção só acontece no momento da venda dos produtos. Do contrários os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que ainda não tenham sido vendidos devem ser tratados como Estoques de Produtos em Elaboração ou Estoques de Produtos Acabados.

Quais as vantagens do método de custeio por absorção?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

Qual o melhor método de custeio para prestação de serviços?

Os métodos de custeio mais difundidos são: - Custeio por absorção, que considera todos os custos – fixos e variáveis – como parte do custo total de um bem ou serviço, isola os gastos fixos e leva em conta apenas os custos variáveis. - Custeio variável. Isola os gastos fixos e leva em conta apenas os custos variáveis.

Quais custos são utilizados no custeio ABC?

No custeio ABC, um exemplo direcionado são as despesas fixas, com água, eletricidade e internet.

O que é material de custeio?

Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.

O que é o custo padrão?

Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.

O que é custo de uma empresa?

Conceito de custo

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço.

Qual a definição de custeio variável?

O custeio variável, ou custeio direto, é um dos métodos mais utilizados pelas empresas para contabilizar e alocar seus custos. ... Custos variáveis: são os custos que variam conforme o volume de produção e vendas da empresa, aumentando ou diminuindo proporcionalmente de acordo com os resultados do período.

Qual a importância do sistema de custeio variável?

O custeio variável que atribui apenas custos variáveis aos produtos é uma ferramenta indispensável nas empresas, pois permite identificar de forma clara os gastos demandados a fabricação dos produtos.

São exemplos de custos variáveis?

Exemplos de custos variáveis
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Qual a importância da utilização de um sistema de custeio adequado para cada tipo de empresa?

O custeio pleno ou integral é basicamente utilizado para fins de controle dos custos e análise gerencial. Sua importância está em auxiliar o gestor no controle e planejamento do total dos custos e despesas, bem como facilita a minimização dos gastos totais de uma empresa num determinado período.

Qual a diferença entre custeio direto e por absorção?

O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade. ... No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado.

Qual o primeiro passo para executar o custeio por absorção?

O primeiro passo para executar o método de custeio por absorção é identificar todos gastos da empresa e separá-los entre custos e despesas. Como já dito, no custeio por absorção, é apenas os custos que você irá considerar.

Qual é grande dificuldade para calcular os custos por absorção?

Além disso, o custeio por absorção pode ser utilizado para a obtenção de empréstimos e investimentos para a empresa. Entre as desvantagens, está o fato de que a soma dos custos fixos não permite conhecer a margem real dos produtos, e sim de toda a empresa.

Artigo anterior
O que é e para que serve o plano de gerenciamento do projeto?
Artigo seguinte
Como converter uma foto em pdf para jpg?