O que é um imposto diferido?

Perguntado por: Santiago Ângelo de Pinto  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Imposto diferido é o tributo sobre o lucro que deverá ser pago pela empresa apenas no próximo ano-calendário. A palavra vem do verbo “diferir”, que significa adiar algo, deixar para depois. Toda entrada de dinheiro ou bens deve ser contabilizada no balanço atual.

O que é o diferido na contabilidade?

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

O que é contribuição social diferidos?

12. Ativos Fiscais Diferidos são os valores do imposto de renda e da contribuição social a recuperar em períodos futuros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados.

O que é o diferimento?

O diferimento é a modalidade de substituição tributária que o contribuinte substituto tributário é responsável pelo recolhimento do ICMS referente as operações que já aconteceram, também conhecida como substituição tributária “para trás”.

O que quer dizer a palavra diferido?

Fazer durar ou demorar.

28 – Impostos diferidos, o que são e como se contabilizam!

40 questões relacionadas encontradas

Como calcular o IR diferido?

Imposto diferido através da contabilidade

Já o ativo fiscal diferido contempla o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro. Este, corresponde às diferenças temporárias dedutíveis e aborda também a compensação futura dos prejuízos e créditos fiscais que não tiverem sido utilizados.

Como calcular Ativo Diferido?

O Ativo Diferido deveria ser avaliado pelo valor do capital aplicado, ou seja, o valor dos gastos realizados, deduzido do saldo das contas que registrem a sua amortização (art. 183 da Lei nº 6.404/76, na redação anterior à MP 449/2008).

Como contabilizar despesas diferidas?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

Como contabilizar uma despesa antecipada?

Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.

Como contabilizar despesas a apropriar?

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente, normalmente essas apólices tem duração de um ano. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

Como devemos lidar contabilmente com os saldos das contas do ativo diferido existentes em 31 12 2008?

extinguindo o Ativo Diferido, e recomenda que os saldo existentes em 31/12/2008, que não puderem sr alocados em outras contas, poderão permanecer até a sua completa amortização.

O que é passivo diferido?

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Como contabilizar receitas de exercícios futuros?

Na obtenção de receitas de exercícios futuros, a empresa deveria dispensar tratamento similar aos custos correspondentes a tais receitas, ou seja, registrá-los também no grupo "Resultados de Exercícios Futuros" como conta redutora da respectiva receita.

Como contabilizar os gastos Pré-operacionais?

Anteriormente, a contabilização das despesas pré-operacionais era feita sob a classificação de ativo diferido.
...
Alguns exemplos mais comuns são os gastos com:
  1. Elaboração do projeto;
  2. Despesas de instalação;
  3. Honorários dos profissionais envolvidos;
  4. Eventuais capacitações necessárias para os funcionários;

O que é Imposto diferido dos ganhos de capital?

O ganho de capital diferido é calculado aplicando-se o percentual resultante da relação entre o ganho de capital total e o valor total da alienação sobre o valor de cada parcela recebida.

O que é diferimento de PIS e Cofins?

No caso de construção por empreitada ou de fornecimento a preço predeterminado de bens ou serviços, contratados por pessoa jurídica de direito público, empresa pública, sociedade de economia mista ou suas subsidiárias, o pagamento do PIS e COFINS poderá ser diferido, pelo contratado, até a data do recebimento do preço.

Como contabilizar receita?

LANÇANDO AS RECEITAS

Ou seja, deve se observar se houve a prestação do serviço, a venda da mercadoria, a venda do produto. Pouco importa se o valor foi recebido ou não, o relevante, para a contabilidade, é se a entidade cumpriu a sua obrigação para com o cliente. Se isso ocorreu, tem-se o reconhecimento da receita.

O que é uma receita futura?

Considera-se venda para entrega futura, a operação pela qual a vendedora emite Nota Fiscal de simples faturamento possuindo em estoque as mercadorias ou produtos vendidos, passando a ser uma mera depositária desses bens.

Como lançar adiantamento de clientes?

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?

Passivos fiscais diferidos por diferenças temporárias tributáveis relacionadas ao ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) são, entretanto, reconhecidos na medida em que eles não surjam do reconhecimento inicial do derivado da expectativa de rentabilidade futura.

Quais as contas que compõem o passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

O quê passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

Deve ser reconhecido no grupo de ativo diferido despesas Pré-operacionais e em notas explicativas?

Deve ser reconhecido no grupo de Ativo Diferido – Despesas pré-operacionais e em notas explicativas. Deve ser reconhecido no grupo de Despesas de Exercício Seguinte (DES) no Ativo. Deve ser reconhecido no resultado do primeiro exercício e divulgado em nota explicativa.

Como contabilizar despesas Pré-operacionais 2020?

Como contabilizar despesas Pré-operacionais 2020? Ouça em voz altaPausarGastos pré-operacionais devem ser contabilzados de acordo com a sua natureza. Se compuserem a gastos com instalação ou operacionalização de uma ativo ele deve ser agregado ao valor do ativo.

Como contabilizar gastos com pesquisa e desenvolvimento?

Os custos relativos aos gastos com pesquisa e desenvolvimento serão normalmente contabilizados como despesas do período no qual são incorridos, exceto quando for possível demonstrar a viabilidade técnica e comercial do produto e a existência de recursos suficientes para efetiva produção e comercialização, reduzindo-se ...

Artigo anterior
Como podemos chamar a aceitação e aplicação das normas internacionais a contabilidade do Brasil?
Artigo seguinte
O que pode levar na mala de mão voo nacional?