O que e um glossario?

Perguntado por: Alícia Francisca Moreira de Abreu  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. Tradicionalmente um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor ou são incomuns.

O que é um glossário exemplo?

O glossário é uma espécie de dicionário de palavras não tão conhecidas, seja porque são palavras de uso técnico ou porque são palavras regionais e de outro idioma. ... É o que se denomina de palavra de uso técnico. Como, por exemplo, termos médicos ou jurídicos.

Qual é o significado de um glossário?

O que é Glossário:

Glossário é um tipo de dicionário específico para palavras e expressões pouco conhecidas, seja por serem de natureza técnica, regional ou de outro idioma.

O que colocar no glossário?

Um glossário é uma lista de termos que geralmente aparece no final de um trabalho acadêmico, uma tese, um livro ou um artigo. Ele deve conter definições de termos no texto principal que possam ser desconhecidas ou pouco claras para um leitor comum.

O que é glossário no TCC?

O glossário consiste em um elemento do trabalho acadêmico o qual se lista as palavras desconhecidas da pesquisa. Portanto, esse funciona como uma espécie de dicionário dos termos incomuns que aparecem ao longo do texto, como nomes técnicos e vocábulos antigos.

Glossário - o que é, como e quando fazer?

23 questões relacionadas encontradas

Como fazer um glossário segundo ABNT?

O glossário deve ser estruturado da seguinte forma:
  1. Fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman;
  2. Alinhamento à esquerda;
  3. Título “Glossário” centralizado, em negrito e caixa alta;
  4. Distância de 2 TABs entre a palavra e seu significado.

Como colocar significado de uma palavra no TCC?

Veja como utilizar:
  1. Abra o documento no Word.
  2. Selecione com o cursor do mouse a palavra que faz mais sentido para linkar com a nota de rodapé.
  3. Clique em “Referências”, que se encontra no menu principal do editor de texto.
  4. Escolha a opção “Inserir nota de rodapé”.
  5. Pronto!

Como citar um glossário?

Em dicionários online, normalmente, não há definição de autores.
...
Na referência deve constar:
  1. a palavra pesquisada em letras maiúsculas;
  2. “In” seguido do nome do dicionário;
  3. cidade, nome da empresa mantenedora e ano;
  4. link da página com o conteúdo pesquisado;
  5. data na qual o estudante acessou o site.

O que é um mini glossário?

Significado de glossário: É um mini caderno que diz o significado de palavras utilizadas na maté...

Qual é a diferença entre glossário e dicionário?

O dicionário é a obra que registra palavras da língua comum. ... Já o glossário é uma lista de palavras de um texto ou uma lista de termos de determinado campo lexical.

O que é glossário ABNT?

É uma lista, em ordemalfabética, de expressões técnicas, palavras especiais, com sentido poucoconhecido, obscuro, ou mesmo de uso muito restrito, acompanhadas da respectivadefinição, visando a esclarecer o leitor sobre o significado dos termos utilizados notrabalho.

Como fazer um glossário no Word?

Selecione "Parágrafos" da lista suspensa "Ordenar por". Escolha "Texto" embaixo de "Tipo". Clique em "Ascendente" e pressione "Ok". O glossário será ordenado alfabeticamente em ordem ascendente.

O que é glossário em matemática?

Uma hipótese essencial sobre um sistema matemático cujos teoremas podem ser deduzidos.

Como fazer um glossário de matemática?

O glossário de cada um dos estudantes deve ser organizado a partir de uma ordem. As páginas podem ser separadas por ordem alfabética ou por temática, podendo ser criadas seções como álgebra, geometria, entre outras. A cada dúvida levantada sobre o significado de algum termo, caberá aos alunos solucioná-la.

Como fazer um glossário temático?

Uma das dúvidas mais frequentes dos estudantes é sobre como fazer um glossário.
...
Como fazer um glossário?
  1. Tenha clareza e objetividade. ...
  2. Seleção dos verbetes. ...
  3. Revisão do texto como um todo. ...
  4. Explicação factual. ...
  5. Utilize fontes confiáveis.

Como elaborar um dicionário?

Criando seu próprio dicionário

Nele, clique em “Opções do Word”. Um novo menu será aberto. Selecione a guia “Revisão de Texto”; lá, clique em “Personalizar Dicionários...”. Para criar um dicionário personalizado, selecione a opção “Novo...”; após isso, dê um nome a ele.

Como citar Oxford Languages?

Em Oxford English Dictionary (3ª ed., pp. 1005-1006). Oxford: Oxford University Press.

Como fazer um glossário para TCC?

Passo a passo de como fazer um glossário no TCC. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que o Glossário deve ser organizado na forma de lista, seguindo uma ordem alfabética. Cada expressão técnica mencionada deve ser apresentada junto com a respectiva definição.

Como citar referência Bibliografica?

Como citar a bibliografia
  1. LIVRO. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Edição. ...
  2. ARTIGO DE REVISTA. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. ...
  3. ARTIGO DE JORNAL. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. ...
  4. TEXTO DE INTERNET (em geral) SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título.

Como colocar o significado de uma palavra no texto?

Nas normas da ABNT, você cita um dicionário como se citasse um livro comum. No corpo do texto, indique o último sobrenome do autor em caixa alta, o ano e a página da citação efetuada. Exemplo: Define-se animal frugívoro como aquele que "se alimenta de frutos" (RIOS, 2009, p. 255).

Como fazer um cabeçalho de acordo com a ABNT?

2. Como fazer capa de um trabalho ABNT (NBR 14724)
  1. nome da instituição (opcional);
  2. nome do autor;
  3. título;
  4. subtítulo, se houver;
  5. número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume);
  6. local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  7. ano de depósito (da entrega).

Como citar uma matéria de um site?

Citação de site x referência de site
  1. Nome do autor ou organização;
  2. Título da página, matéria, reportagem ou artigo;
  3. Dia, mês e ano de publicação (se houver);
  4. Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  5. Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.

Qual a diferença entre a enciclopédia e dicionário?

A distinção entre um dicionário e uma enciclopédia é fácil de estabelecer, mas difícil de realizar na prática. Pode-se dizer que o dicionário explica palavras e a enciclopédia, além disso, aborda ideias, seres e coisas. Por isso, nas enciclopédias os temas são tratados de modo mais amplo.

Artigo anterior
Qual médico procurar para caroço na virilha?
Artigo seguinte
Como fazer união estável em cartório?