O que é um fenomeno?

Perguntado por: Érika Verónica Cunha Azevedo Oliveira  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Um fenómeno ou fenômeno é um acontecimento observável, particularmente algo especial como, por exemplo, na área da física, como feito por Galileu Galilei.

O que é um fenômeno?

Significado de Fenômeno

substantivo masculino Acontecimento passível de observação; manifestação, sinal, sintoma: fenômeno da natureza. [Filosofia] Tudo o que está sujeito à ação dos nossos sentidos, ou que nos impressiona de um modo qualquer (física, moralmente etc.).

O que são fenômenos filosofia?

A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. A consciência é responsável por dar sentido às coisas. ... Na filosofia, um fenômeno designa, simplesmente, a forma como uma coisa aparece, ou manifesta-se, para o sujeito.

Quais os fenômenos físicos?

Veja mais exemplos de fenômenos físicos:
  • Amassar um papel;
  • Quebrar um copo de vidro;
  • Ferver a água;
  • Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
  • Dissolução do açúcar em água;
  • Congelamento da água;
  • Transformação de tecido em roupas;
  • Triturar o carvão para obter o carvão ativo;

Como se define fenômeno físico?

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

O que é fenômeno

27 questões relacionadas encontradas

É um exemplo de fenômeno físico?

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.

Pode ser citado como exemplo de fenômeno físico?

Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. Por exemplo, se amassarmos um papel, ele apenas mudará seu formato, no entanto, continuará sendo papel, isto é, tendo a mesma composição química. Entretanto, se o queimarmos, ele terá sua estrutura química alterada.

O que são fenômenos químicos Cite dois exemplos?

Fenômeno químico é uma mudança na composição de uma substância. ... A matéria após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais tornar a ser como era anteriormente. Exemplos: Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.

Qual a diferença entre fenômenos físicos e químicos?

Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma. ... Já nos fenômenos químicos, a alteração ocorre na natureza da matéria. As modificações nesse caso, também se estendem à forma física da matéria.

Quais são os processos que podem ser classificados como fenômenos químicos?

Fenômenos químicos
  • A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo.
  • O aparecimento de um precipitado;
  • A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando.
  • A liberação de gás: como um comprimido antiácido efervescendo em água.

O que os filósofos consideram como sendo fenômeno?

Immanuel Kant (1724-1824): Encontramos na obra do filósofo alemão uma transformação radical de como lidar com os fenômenos. Kant considera em sua filosofia que o fenômeno é aquilo que aparece no tempo e no espaço. O fenômeno é um objeto da experiência, tem uma realidade objetiva, mas não é uma coisa em si mesma.

Quais são os tipos de fenômenos que existem?

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo.

O que significa o fenômeno ARU?

Aru é o nome de uma frente fria que alcança a região do rio Negro, ao longo do equador terrestre, em períodos de inverno do hemisfério sul. ... São muitas as variações nas narrativas sobre o Aru.

O que é um fenômeno psicológico?

O fenômeno psicológico é algo que o homem já possui aprioristicamente, pois pertence à natureza humana. É algo privado e íntimo. É a essência do homem. E no decorrer do tempo histórico foi se desenvolvendo o sentimento de identidade individual e conhecer-se a si mesmo tornou-se uma finalidade.

O que é um fenômeno periódico?

Chamamos de um fenômeno periódico aquele que se repete sempre após o mesmo intervalo de tempo. Um exemplo mais simples de um fenômeno periódico é o dia. O movimento do Sol, que aparece pela manhã e se põe no fim da tarde até novamente aparecer de novo, determina o que chamamos de dia.

O que pode provocar um fenômeno natural?

Os fenômenos naturais são regidos pela interação dos elementos físicos da Terra. Água, massa continental e massas de ar. ... Por exemplo, aumento na temperatura oceânica do Oceano Pacífico = El Niño, aumento na temperatura das águas do Atlântico Norte = Ciclone, Elevação do nível do Pacífico Norte = Corredor de tornados.

O que é transformação física e química exemplos?

Por exemplo, quando misturamos ferro e enxofre obtemos uma mistura de cor diferente das substâncias, se observadas separadamente. ... Dessa forma, o ferro não pode mais ser separado, pois foi transformado em outra substância. Chegamos a conclusão que: uma mistura é um fenômeno físico, já uma reação é um fenômeno químico.

O que é transformação física exemplos?

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias. ...

São exemplos de reações químicas?

Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre eles estão a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, álcool ou óleo diesel no motor de um veículo.

Quais áreas encontramos os processos químicos?

Entre as áreas de atuação do tecnólogo em Processos Químicos estão:
  • Indústrias químicas, farmacêuticas e agroindústria.
  • Laboratórios de análises químicas e microbiológicas.
  • Institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento de produtos.
  • Instituições de ensino.

Como a química está presente no nosso dia?

Embora sem perceber, a química está presente no nosso dia a dia, desde o momento em que acordamos até a hora de ir dormir. ... O nosso organismo, inclusive, reage quimicamente a alguns processos, bem como o ar que respiramos é composto por substâncias químicas e a água que bebemos sofre reações para se tornar potável.

Quando ocorre a queima da gasolina nos motores dos carros qual fenômeno está ocorrendo?

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Quais são os fenômenos físicos resposta?

Denominam-se fenômenos físicos as transformações que alteram os estados físicos da matéria. No ambiente observam-se três estados de agregação da matéria, também chamados estados físicos da matéria, dos quais podemos denominar: sólido, líquido e gasoso.

O que são fenômenos físicos e químicos de 2 exemplos de cada?

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. ... A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

Quais podem ser consideradas transformações físicas?

Fenômeno físico: trata-se da ebulição da água (mudança do estado líquido para gasoso): lembre-se que mudança de estado físico é sempre fenômeno físico! e) Dissolução do açúcar em água; Fenômeno físico: mera mudança na aparência da substância. Ao final, nenhuma nova substância foi criada.

Artigo anterior
Por whatsapp?
Artigo seguinte
O que significa teto de vidro?