Qual a principal doença do feijão?
Perguntado por: João Vaz Esteves | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)
Dentre as mais de duzentas doenças que podem afetar o feijoeiro, sejam elas causadas por fungos, vírus ou bactérias, as maiores vilãs são a antracnose, a mancha-angular, o mofo-branco e a mancha-de-alternaria.
Quais são as doenças do feijão?
- Podridão radicular de Rhizoctonia;
- Murcha de Fusarium;
- Mancha angular;
- Ferrugem;
- Oídio;
- Mofo-branco;
- Antracnose;
- Crestamento-bacteriano-comum;
Quais as principais pragas do feijão?
Resumo: Lagarta elasmo; Lagarta rosca; Cigarrinha verde; Mosca branca; Vaquinhas; Lagarta das folhas; Mosca minadora; Ácaro raado; Ácaro branco; Lagartas das vagens; Carunchos; Danos; Controle; Controle das sementes de grãos armazenados.
Quais são as principais doenças causadas por fungos que atacam o feijoeiro?
Entre as principais doenças fúngicas que atacam a parte aérea do feijoeiro-comum nas lavouras do Brasil estão: a antracnose, causada por Colletotrichum lindemuthianum; a mancha-angular, causada por Pseudocercospora griseola; a ferrugem, causada por Uromyces appendiculatus; a sarna, causada por Colletotrichum dematium f ...
Onde surgiu a antracnose?
No Brasil, a antracnose da soja foi relatada pela primeira vez em 1961 no estado do Rio Grande do Sul, porém, desde os anos 1980 a doença tem sido prevalente na região do Cerrado. O fungo caracteriza-se por apresentar duas fases: anamórfica (reprodução assexual) e telemórfica (reprodução sexual).
Conheça as principais pragas e doenças que atacam o feijoeiro
Quem descobriu a antracnose?
A nova forma da doença, ainda mais resistente aos agroquímicos, age da mesma maneira e não é possível saber qual tipo de antracnose está atacando, a não ser por laboratório. A descoberta foi da professora Moab Diany Dias, da Universidade Federal do Tocantins.
O que causa a antracnose?
A antracnose é uma doença causada por fungos do gênero Colletotrichum, que causa danos não só as folhas, mas em diferentes partes de várias espécies de plantas. Ela ainda causa danos expressivos e irreversíveis a diversas culturas, como a soja a, feijão, milho e sorgo.
Qual melhor fungicida para feijão?
Lançamento da Syngenta, o fungicida Bravonil Top foi desenvolvido para combater as principais doenças do feijão e contém em sua composição o Clorotalonil e Difenoconazol, ativos que apresentam alta efetividade no controle da antracnose e mancha angular.
Como controlar mofo branco em feijoeiro?
A redução da densidade de plantio pode reduzir a umidade, através da maior ventilação no interior da cultura, o que desfavorece o desenvolvimento da doença. Na época propícia à ocorrência do mofo branco, reduzir a irrigação e melhorar a drenagem, mantendo-se baixa a umidade do solo e do ambiente da cultura.
O que causa oídio?
O Oídio causado pelo fungo Sphaerotheca fuliginea é uma doença cosmopolita, muito comum em cucurbitáceas cultivadas. Essa doença causa sérias perdas em regiões secas e quentes devido à redução na área funcional das folhas, causando assim perda de rendimento, raramente levando o hospedeiro à morte.
Como matar pragas do feijão?
Outra opção de controle de pragas é o Pirate®, inseticida à base de pirazol com grande impacto sobre o complexo de lagartas, os ácaros e os tripes.
Como surge o bicho de feijão?
A fêmea do inseto deposita na casca do feijão o ovo que, ao eclodir, libera a larva, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Para evitar o caruncho, há diversas opções.
Porque as folhas do feijão ficam amarelas?
Os sintomas da Antracnose podem se manifestar em toda parte aérea da planta, com o desenvolvimento da doença surgem lesões deprimidas de coloração marrom-escura tanto na haste quanto no caule da planta. ... Com a evolução da doença os tecidos apresentam podridão e as folhas das plantas ficam com aspecto carijó, amareladas.
Porque o feijão fica amarelo?
Essa doença é causada pelo fungo Fusarium solani e é presente em todas as regiões produtoras de feijão do Brasil. O patógeno sobrevive no solo por vários anos e raramente mata a planta, mas pode causar até 50% de perdas na cultura.
Como controlar antracnose no feijão?
O controle da antracnose é realizado com a utilização de sementes sadias, manejo correto da irrigação, rotação de culturas e eliminação de restos culturais. A aplicação de fungicidas na parte aérea também é eficiente no controle da doença e tem sido utilizada por agricultores.
Como controlar mofo-branco?
- Rotação de culturas com espécies não hospedeiras do fungo;
- População de plantas adequada, lembrando que espaçamentos pequenos são mais favoráveis ao mofo-branco;
- Tratamento de sementes;
- Cultivo sobre a palhada de gramíneas;
- Eliminar plantas invasoras que são hospedeiras do fungo;
Como eliminar mofo-branco?
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Como matar fungo branco?
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
Quando fazer a primeira aplicação de fungicida no feijão?
✓ Época de aplicação de fungicidas: – Em áreas com alta incidência: aplicação preventiva após 20-25 DAE; – Segunda aplicação antes do florescimento (condições favoráveis); – Terceira aplicação após o florescimento (condições favoráveis).
Qual o melhor fungicida para antracnose?
O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).
Como acabar com pulgão no feijão?
Soluções naturais, como mistura de fumo, álcool e sabão, solução de urtiga e de folhas de confrei, também podem ser boas aliadas no combate ao inseto.
Como a antracnose se dissemina?
A disseminação da antracnose ocorre a partir de sementes infectadas e restos culturais infectados, sendo auxiliada pelo vento e respingos da chuva.
Como matar antracnose?
Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.
Quais os sintomas de antracnose?
Sintomas da Antracnose
Os principais sintomas desta doença, especialmente sob condições de alta umidade, são manchas castanho-escuras e negras sobre as folhas, pecíolos, hastes e vagens (Figura 1).
O que e cetose?
Como foi a evolução dos meios de comunicação?