O que é um discurso capacitista?
Perguntado por: Gustavo Isaac Pinho | Última atualização: 7. Oktober 2024Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)
A linguagem capacitista é aquela que carrega significados equivocados ou pejorativos em relação à pessoa com deficiência (PCD).
O que uma fala Capacitista?
Este termo é recente no Brasil, começou a ser difundido há cerca de 10 anos. Mas apenas a palavra é nova, porque o que ela significa tem séculos de existência. Capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência, em que se julga que elas não são capazes ou são inferiores.
O que é comentário Capacitista?
Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.
São exemplos de frases capacitistas?
- “Fingir demência”
- “Dar uma de João sem braço”
- “Não temos braço para fazer tudo isso”
- “Dar uma mancada”
- “Está cego/surdo?”
- “Estou cego de raiva”
- “Mais perdido que cego em tiroteio”
- “Para de ser retardado”
O que são atitudes capacitivas?
Capacitismo, de forma resumida, é esse conjunto de atitudes preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade das pessoas com deficiências apenas pela sua aparência.
Afinal, o que é o capacitismo?
O que é capacitismo na inclusão?
O termo capacitismo é utilizado para expressar a discriminação contra pessoas com deficiência. O capacitismo funda-se na concepção de que existe um padrão corporal ideal, típico da espécie humana, e de que a inadequação a esse padrão torna as pessoas incapazes para as atividades na sociedade.
Como substituir expressões Capacitistas?
A boa notícia é que existem diversas alternativas inclusivas que podemos adotar no nosso vocabulário. Ao invés de dizer “estar cego para algo”, podemos optar por expressões como “não compreender” ou “não estar familiarizada(o)”. Em vez de usar “fingir demência”, podemos dizer “fingiu não entender”.
Quais são as falas capacitistas mais comuns no ambiente escolar?
Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês 'Ableism', significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.
Quais os 7 tipos de acessibilidade?
- Acessibilidade atitudinal: ...
- Acessibilidade arquitetônica: ...
- Acessibilidade metodológica: ...
- Acessibilidade programática. ...
- Acessibilidade instrumental. ...
- Acessibilidade nos transportes. ...
- Acessibilidade nas comunicações. ...
- Acessibilidade digital.
Como o capacitismo se manifesta na sociedade?
O capacitismo pode ser manifestado de diversas formas, seja por meio de palavras, expressões, "brincadeiras" ou ações. Alguns termos são, inclusive, bastante utilizados no cotidiano da maioria das pessoas, que, por falta de conhecimento, podem nem imaginar que se tratam de termos preconceituosos.
Porque não pode falar mancada?
7. 'Deu mancada' Algumas expressões que muitas pessoas usam no dia-a-dia também são consideradas fruto de preconceito e devem ser banidas do vocabulário. A expressão "deu mancada", por exemplo, faz referência a pessoas que têm assimetria na marcha.
O que é capacitismo redação?
O capacitismo é um fenômeno social que permeia as relações sociais e institucionais, marginalizando e discriminando pessoas com deficiência. Esse tipo de discriminação, muitas vezes, é sutil e enraizado nas práticas cotidianas, gerando violência simbólica e exclusão dos espaços de convivência.
O que é o capacitismo na escola?
Em linhas gerais, isso significa que “o capacitismo é a discriminação pautada numa ideia arbitrária sobre norma e desvio, na qual as pessoas sem deficiência são consideradas o padrão, o ideal a ser perseguido, enquanto as pessoas com deficiência representam o desvio.
O que é capacitismo e como combatê lo?
Essa tentativa preconceituosa e comum é classificada como capacitismo. O ato ocorre por meio de determinadas formas de tratamento, comunicação e práticas, além de barreiras físicas, arquitetônicas e atitudinais que impedem o pleno exercício da cidadania por essas pessoas.
Como combater o capacitismo na sociedade?
Uma das principais maneiras de combater o capacitismo no ambiente escolar é desnaturalizar expressões comumente utilizadas que caracterizam o preconceito e a discriminação com as pessoas com deficiência.
Quem criou o conceito de capacitismo?
Origem. O termo capacitismo é relativamente novo e pouco utilizado no Brasil. Ganhou notoriedade nos Estados Unidos na década de 1980 durante os movimentos pelos direitos das PcD, segundo o senador Flávio Arns (Podemos-PR), que preside a Subcomissão Permanente da Pessoa com Deficiência.
Quais os pilares da acessibilidade?
- Acessibilidade física: ...
- Acessibilidade sensorial: ...
- Acessibilidade cognitiva: ...
- Acessibilidade digital: ...
- BLOG DA WAT! ...
- FALE COM A WAT!
Qual é o principal objetivo da acessibilidade?
Ou seja, promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso ...
O que não falar para um PCD?
Jamais utilizar termos pejorativos ou depreciativos como “deficiente”, “aleijado”, “inválido”, “mongol”, “excepcional”, “retardado”, “incapaz”, “defeituoso” etc.
O que diz o artigo 88 da lei brasileira de inclusão?
Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Qual a pena para capacitismo?
Pena: 1 a 3 anos de reclusão e multa. Se o capacitismo for praticado por meios de comunicação social, de publicação em redes sociais, ou na internet ou publicação de qualquer natureza, e também no contexto de atividades religiosas destinadas ao público: Pena: 2 a 5 anos de reclusão e multa.
É correto usar o termo cadeirante?
TERMOS CORRETOS: pessoa em cadeira de rodas; pessoa que anda em cadeira de rodas; pessoa que usa cadeira de rodas. Os termos “presa”, “confinada” e “condenada” provocam sentimentos de piedade. No contexto coloquial, é correto o uso dos termos “cadeirante” e “chumbado”. TERMO CORRETO: pessoas com deficiência.
Porque as pessoas são Capacitistas?
O capacitismo é um termo que descreve a discriminação e o preconceito direcionados às pessoas com deficiências. Essa forma de discriminação é baseada na crença equivocada de que as pessoas com deficiências são inferiores ou menos capazes do que aquelas sem deficiências.
Como se referir a crianças com deficiência?
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
Como alterar o contrato social de uma empresa?
Como dar remédio em gotas para coelho?