O que é um conjunto infinito?

Perguntado por: Filipe Leandro Morais Amorim Matias  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Na teoria dos conjuntos, um conjunto é infinito se possui uma correspondência biunívoca com um dos seus subconjuntos próprios. Um conjunto infinito pode ser enumerável ou não.

O que é conjunto infinito exemplo?

Um exemplo de conjunto infinito é o conjunto dos números naturais: mesmo tomando-se um número natural n muito grande, sempre existe outro maior, por exemplo, seu sucessor n+1, ou também o dobro de n, 2n, ou ainda seu triplo 3n.

O que é um conjunto finito?

Conjuntos finitos

Este tipo de conjuntos também se diferencia pela quantidade de elementos que possui. Um conjunto é finito se podemos contar todos os elementos que ele possui. Por exemplo, o conjunto das letras do idioma português é finito porque possui 26 letras.

Como representar um conjunto infinito?

A forma de representar um conjunto infinito é por extensão. Assim é necessário apenas representar os primeiros elementos do conjunto e usar as reticências, ou seja, os três pontos, para representar que os elementos continuam.

Quando um número é finito ou infinito?

Como todo número natural tem um sucessor, dizemos que o conjunto N é infinito. Quando um conjunto é finito? O conjunto dos números naturais maiores que 5 é infinito: {6, 7, 8, 9, ...} Veja mais alguns exemplos de conjuntos finitos.

Conjunto Finito e Conjunto Infinito

20 questões relacionadas encontradas

O que é um número finito?

Intuitivamente, um conjunto é finito quando é possível contar seus elementos e a contagem termina. ... Um conjunto que é finito segundo esta definição é chamado de Dedekind-finito (e um conjunto que tem um subconjunto próprio de mesma cardinalidade é chamado de Dedekind-infinito).

O que é um número infinito?

Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa sobre o infinito: ele não é um número, é um conceito. O infinito não tem fim. Metade de infinito, ainda é infinito.

Quais são as formas de representar um conjunto?

Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.

Como fazer AUB?

Para representar a união usamos o símbolo U. Exemplo: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t} e B = {a, e, i, o, u}, represente o conjunto união (A U B). Para encontrar o conjunto união basta juntar os elementos dos dois conjuntos dados.

Quais são os três tipos de representação de conjuntos?

Tipos de conjunto
  • Conjunto infinito. Não pare agora... ...
  • Conjunto unitário. Esse conjunto é caracterizado por possuir apenas um único elemento. ...
  • Conjunto Vazio. O conjunto vazio não possui nenhum elemento, a sua representação pode ser feita utilizando duas simbologias: { } ou Ø. ...
  • Conjunto Universo.

O que é conjunto finito é infinito?

Um conjunto A diz-se infinito se não for finito, isto é, se não for vazio nem existe, seja qual for n ∈ , uma bijeção f : In → A. Definição 3.1. Um conjunto A diz-se enumerável quando é finito ou quando existe uma bijeção f : → A. Neste caso f chama-se uma enumeração dos elementos de A.

O que seria o infinito na filosofia?

O limite define o finito: “Algo posto com seu limite imanente como a contradição de si mesmo, através da qual ele é apontado e impulsionado para além de si, é o finito” (Idem, p. 133).

Quais são os tipos de conjunto?

TIPOS DE CONJUNTOS
  • Conjunto finito. Os conjuntos finitos possuem uma quantidade limitada de elementos. ...
  • Conjunto infinito. Os conjuntos infinitos possuem uma quantidade ilimitada de elementos, não sendo possível conta-los. ...
  • Conjunto unitário. ...
  • Conjunto Vazio. ...
  • Conjunto Universo.

Quais são os números inteiros?

O conjunto dos números inteiros é formado por todos os números que não são decimais. Em outras palavras, o conjunto dos números inteiros é formado pelo conjunto dos números naturais e seus opostos aditivos. Por exemplo: o número 1 pertence ao conjunto dos números naturais e dos números inteiros.

O que significa a ∩ B?

Quando queremos a intersecção de dois conjuntos é o mesmo que dizer que queremos os elementos que eles têm em comum. Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {5, 6, 7}, a intersecção é representada pelo símbolo ∩, então A ∩ B = {5, 6}, pois 5 e 6 são os elementos que pertencem aos dois conjuntos.

O que significa U em conjuntos?

União de conjuntos

Representamos a união com o símbolo U, então A U B é a união entre os conjuntos A e B.

Como representar os conjuntos em um diagrama?

O diagrama de Venn, também conhecido como diagrama de Venn-Euler, é uma maneira de representar graficamente um conjunto, para isso utilizamos uma linha fechada que não possui auto-intersecção e representamos os elementos do conjunto no interior dessa linha.

Como entender o infinito?

Por exemplo: o conjunto dos números naturais (1,2,3,4…) é infinito. O dos números reais também. Mas, se colocarmos os elementos de cada um lado a lado, os reais (que inclui frações etc.)

Qual é o tamanho do infinito?

Isso mostra portanto que uma união infinita de conjuntos infinitos, cada um dos quais do mesmo tamanho que o conjunto dos números naturais N = {1, 2, 3, 4...}, tem o mesmo tamanho que o conjunto dos números ímpares que, por sua vez, tem o mesmo tamanho que o conjunto dos naturais.

Qual é o número mais alto do mundo?

Cooper acaba de encontrar o maior número primo até hoje com 17.425.170 dígitos. O número é algo como o 2 multiplicado por ele mesmo 57.885.161 vezes, menos 1 ( 257.885.161-1). Uma versão abreviada do número pode ser conferida aqui, o que rende 22MB de arquivo de texto.

O que é finita é infinita?

As sequências numéricas podem ser finitas, quando é possível “contar” os seus elementos, ou infinitas, quanto não é possível “contar” os seus elementos.

O que significa não conhecer o finito como sendo verdadeiro?

Para Hegel a filosofia é um idealismo na medida em que ela precisa reconhecer que o finito em si não é o verdadeiro, mas precisa conformar-se à ideia. Nesse sentido, o idealismo hegeliano é próximo ao de Platão, porque o finito não pode ser absolutizado, mas precisa de mediação para tornar-se outro, isto é, infinito.

Artigo anterior
Qual o valor do ICMS da energia elétrica?
Artigo seguinte
Qual o percentual de indivíduos sedentários no Planeta Terra?