O que é um ato da administração?

Perguntado por: Gabriela Adriana Freitas de Lourenço  |  Última atualização: 5. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

O ato administrativo é o modo de expressão das decisões tomadas por órgãos e autoridades da Administração Pública, que produz efeitos jurídicos, modificando, extinguindo direitos, ou impondo restrições e obrigações. O ato administrativo deve ser editado com observância do princípio da legalidade.

Qual a definição de ato administrativo?

Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

São atos da Administração?

Os atos administrativos são toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

O que é um ato da Administração Pública?

Significa o fato de ser capaz de produzir efeitos na ordem jurídica, se originando ou extinguindo direitos.

É exemplo de ato administrativo?

Por exemplo, a demissão de um funcionário a bem do serviço público é um ato administrativo; porém, para que ele cumpra o requisito forma, há uma séria de formalidades que devem ser observadas antes, ou seja, há todo um processo administrativo disciplinar a ser trilhado.

ATOS ADMINISTRATIVOS | QUER ENTENDER DIREITO? | MAPA MENTAL

28 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de atos administrativos?

Segundo a lição de Hely Lopes Meirelles, existem cinco espécies de atos administrativos, sendo: atos normativos; atos ordinatórios; atos negociais; atos enunciativos; e, atos punitivos.

Como se classificam os atos administrativos?

Classificação dos atos administrativos para a Receita Federal: atos simples, compostos e complexos. ATOS SIMPLES são aqueles resultantes da manifestação de um único órgão ou autoridade. Por outro lado, os ATOS COMPLEXOS conjugam a vontade de dois ou mais órgãos ou autoridades para formar um único ato.

Quais as diferenças entre ato da administração e ato administrativo?

O fato administrativo é qualquer ocorrido dentro da administração pública, independentemente da vontade humana, que gere efeitos jurídicos, como a morte de um servidor; já o ato da administração é qualquer coisa, obrigatoriamente, ligada à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, igualmente, ...

Quais as características de um ato administrativo?

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em regra, são considerados como atributos dos atos administrativos: a presunção de legitimidade ou veracidade; a imperatividade; e a autoexecutoriedade; e a tipicidade.

Quais são os elementos de um ato administrativo?

📌 Os elementos do ato administrativo são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. 📌 São anuláveis os atos administrativos praticados com desvio de finalidade, excesso de poder, vício de competência e ilegalidade.

Quais os 5 requisitos do ato administrativo?

Conforme a doutrina clássica, existem cinco requisitos de validade dos atos administrativos, a saber: competência, forma, finalidade, motivo e objeto.

O que é o motivo do ato administrativo?

29. Com essa linha jurídica, pode conceituar-se o motivo como o conjunto de razões de fato ou de direito que conduzem o agente da Administração à prática do ato administrativo.

Quais são os 7 requisitos do ato administrativo?

O Ato administrativo deve possuir alguns elementos em sua natureza, tais como:
  • Competência. Quem a lei determina (estabelece/delimita) Princípio da Legalidade. ...
  • Finalidade. Pública. ...
  • Motivo. Condicionantes de fato e de Direito que autorizam ou determinam a realização do ato.
  • Objeto.

Quando ocorre o ato administrativo?

É dizer, os atos administrativos são aqueles em que: a) o Estado declara a sua vontade; b) por meio de quem aja em seu nome (no caso, um agente público); c) praticado sob o regime jurídico de direito público, calcado na lei (princípio da legalidade);

Qual lei fala dos atos administrativos?

LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

O que anula um ato administrativo?

A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.”

Quais os efeitos do ato administrativo?

Efeitos jurídicos decorrentes do ato administrativo consistem na criação, preservação, modificação ou extinção de direitos e deveres para a Administração Pública e/ou para o administado. emissão de comandos complementares à lei, com a finalidade de produzir efeitos jurídicos.

Quanto à forma do ato administrativo é correto afirmar que?

por regra geral, ele deve ser exteriorizado de forma oral. vigora o princípio da liberdade das formas, como no direito privado. o princípio incidente é o da solenidade das formas, tendo-se a forma escrita como regra.

O que são atos e fatos administrativos Cite exemplos?

Os atos administrativos são decisões administrativas que ainda não influenciaram o patrimônio como, por exemplo: Registro de ata da reunião. Elaboração da fola de pagamento. Preparação e realização do inventário do estoque.

Quando um ato administrativo é inválido?

A invalidação do ato administrativo tem por fundamento o dever de obediência à legalidade. Isso porque o Poder Público deve obedecer à lei; uma vez editado o ato sem a observância do texto legal, ele será fulminado pela própria Administração (autotutela), ou pelo Poder Judiciário.

São exemplos de atos administrativos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução.

O que é um ato administrativo normativo?

Atos administrativos normativos: são aqueles que contêm um comando geral do Executivo, visando à correta aplicação da lei. O objetivo imediato de tais atos é explicitar a norma legal a ser observada pela Administração e pelos administradores.

São exemplos de atos ordinatórios?

São exemplos de atos ordinatórios ou atos de mero expediente: a conclusão dos autos ao juiz, a vista às partes, a remessa à contadoria e a expedição de mandados e ofícios.

Quais são os 3 atributos dos atos administrativos?

Para que um ato produza efeitos de forma regular, deve passar pelos 3 planos: existência, validade e eficácia: Existência: ato que cumpriu todas as etapas necessárias a sua formação. Ato perfeito. Validade: conformidade do ato com o ordenamento jurídico.

Artigo anterior
Quem foi esposa de Noé na Bíblia?
Artigo seguinte
É possível solicitar a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica na sociedade limitada?