O que é um argumento de exemplo?

Perguntado por: Letícia Torres de Assunção  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Quais são os tipos de argumentos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

Como saber qual é o argumento de um texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

O que são os argumentos?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

O que é um argumento válido?

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.

O que é um argumento?

33 questões relacionadas encontradas

Como saber se o argumento é válido?

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

O que é um argumento inválido?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido.

O que é um argumento em Filosofia?

Argumento é o conjunto de sentenças estruturado, normalmente por meio de palavras, que expõe um determinado raciocínio na busca de justificar, apoiar ou provar a verdade de uma outra sentença. Em Lógica, as sentenças articuladas pelo argumento como ponto de partida chamamos premissas.

O que é um raciocínio ou argumento?

Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. Um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.

Onde se encontra a tese de um texto?

Veja, a intenção da pergunta é avaliar se você consegue identificar a tese apresentada pelo autor do texto, isto é, a ideia principal do texto. Em geral, a tese aparece no início do texto, nesse sentido, é provável que esteja no primeiro parágrafo.

O que é o argumento em um texto?

Sobre o Argumento

Por isso, todo o artigo deve poder ser resumido por um argumento central. É com esse argumento que o autor articula sua opinião pessoal (a tese ou a conclusão de seu raciocínio e os dados e as justificativas que a sustentam).

Onde fica a tese de um texto?

Na redação do Enem, a tese deve aparecer já no primeiro parágrafo do texto, isto é, na introdução.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

O que é argumento 1?

Esse tipo de argumento se baseia em uma evidência que possa levar o leitor a admitir e aceitar uma tese. Essa evidência pode ser, por exemplo, formada por dados estatísticos ou por pesquisas de diversos tipos, desde que a fonte esteja explícita.

O que é o raciocínio espacial?

O raciocínio espacial é uma habilidade importante que gera conceitos e soluções para problemas que surgem em diversas áreas como arquitetura, engenharia, ciências, matemática, arte, jogos, e também no cotidiano.

O que é raciocínio para a psicologia?

Em Psicologia, o termo raciocínio tem o mesmo sentido de pensar, portanto, raciocínio = pensamento. Segundo Magalhães Vilhena, aos objetivos da Psicologia interessa, principalmente, o estudo do "processo efetivo, real, do ato do pensar, das operações psíquicas do pensar consideradas sob o prisma descritivo e genético.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

4 Tipos de argumentos
  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

Qual o papel da argumentação na filosofia?

O objetivo da argumentação é convencer alguém que uma dada tese é preferível e melhor que a sua “rival”, por isso, há que influenciar o auditório para o convencer das razões apresentadas de forma a aderir a determinado ponto de vista.

O que quer dizer a expressão conclusão em um argumento?

A conclusão é aquela afirmação no argumento que apresenta ou expõe uma ideia ou opinião que se quer defender. estará enunciando sua conclusão sobre o assunto em questão.

Qual a diferença entre válido ou inválido Dentro dessa análise?

Verdade e validade

Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

O que é um argumento válido em raciocínio lógico?

Um argumento será válido se o conteúdo das premissas for suficiente para que se tenha uma conclusão lógica. A conclusão é uma consequência obrigatória de suas premissas. Atenção: O estudo dos argumentos não considera a veracidade do conteúdo apenas a construção lógica.

Como provar que um argumento lógico é inválido?

Um argumento é inválido se n˜ao é válido, isto é, se existe ao menos um contexto no qual as suas premissas s˜ao simultaneamente verdadeiras e a sua conclus˜ao é falsa.

Quando podemos afirmar que um argumento é bom é válido?

Um argumento é válido quando é impossível que sua conclusão seja falsa se todas as suas premissas (seja quantas forem, mas, no mínimo uma) forem verdadeiras.

Qual é a diferença entre uma conclusão válida é uma conclusão verdadeira?

Uma proposição é verdadeira quando se refere a um fato real e falsa quando não. “Válido” e “inválido” são valores usados para qualificar o processo de inferência. Quando uma conclusão é tirada de uma ou mais premissas, ela pode ser considerada válida ou inválida.

Artigo anterior
O que é sociedades anonimas?
Artigo seguinte
O que é a família das cordas?