O que é um acórdão?

Perguntado por: Diana Henriques Vaz  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal, que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um ...

Para que serve o acórdão?

Um acórdão publicado é uma decisão proferida por um tribunal após o julgamento de um caso. Ele é emitido por um painel de juízes e contém a análise detalhada do caso, juntamente com a fundamentação legal aplicada à situação em questão.

O que ocorre após o acórdão?

O trânsito em julgado acontece quando, depois da publicação da decisão no primeiro grau (isto é, a sentença), no segundo grau (isto é, o acórdão), ou nos tribunais superiores (em Brasília), nenhuma das partes apresenta recurso. A partir da data do TRÂNSITO EM JULGADO é que a decisão passa a ser definitiva.

Qual a diferença entre sentença e acórdão?

Os despachos, as decisões e sentenças são redigidos, datados e assinados pelos juízes, enquanto os acórdãos são feitos pelos desembargadores.

Quem decide o acórdão?

Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes. § 1º Quando os pronunciamentos previstos no caput forem proferidos oralmente, o servidor os documentará, submetendo-os aos juízes para revisão e assinatura.

O que é um acórdão? - Prof. Fran - Descomplicando o Direito

28 questões relacionadas encontradas

É possível recorrer a um acórdão?

Cabe recurso especial contra o acórdão que fixou ou revisou a tese jurídica em abstrato no IRDR, mesmo que não tenha julgado o caso concreto. O art. 105, III, da Constituição Federal afirma que somente cabe recurso especial na hipótese de “causas decididas” pelo TJ ou TRF.

Quanto tempo dura um acórdão?

Depois da sessão em que o resultado do julgamento é proclamado, há um prazo de 30 dias para que um acórdão seja publicado. Isso garante a integridade do processo, além de registrar qual foi a decisão tomada e fazer com que ela seja cumprida.

Quanto tempo demora para ser julgado um acórdão?

Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses. Nos Tribunais Regionais do Trabalho, o acórdão costuma ser rápido, cerca de 5 meses. No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento demora cerca de 8 meses.

Quanto tempo demora para pagar depois do acórdão?

Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quando o acórdão substitui a sentença?

O acórdão substitui a sentença recorrida, que perde toda sua eficácia em face do pronunciamento em sentido contrário do Tribunal.

Como achar o acórdão de um processo?

Os acórdãos, súmulas e decisões monocráticas somente podem ser consultados após a publicação no Diário da justiça Eletrônico e inclusão na base de dados pela Secretaria de Jurisprudência..

O que é decisão de acórdão?

Acórdão é a manifestação de um órgão judicial colegiado que revela uma posição jurídica, baseada em argumentos sobre a aplicação de determinado direito a uma situação de fato e específica.

Quais são as partes de um acórdão?

- o relatório sucinto da causa; - o voto; - a decisão; - o nome completo do presidente da Câmara ou da Seção, do relator e dos demais desembargadores que participaram do julgamento.

Como saber se eu ganhei a causa na Justiça?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

O que significa acórdão registrado no processo?

O QUE É? Informa a data em que o processo foi publicado e a fonte de sua publicação (Diário de Justiça, Diário de Justiça Eletrônico, Revista do Superior Tribunal de Justiça, etc).

Quantos dias para recorrer depois do acórdão trabalhista?

Conforme mencionado anteriormente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o prazo de 8 (oito) dias para interpor o recurso ordinário perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No caso do recurso de revista ao TST, o prazo é de 8 (oito) dias após a publicação da decisão do TRT.

O que vem depois da conclusão do juiz?

Essa análise minuciosa é essencial para garantir que a decisão final seja justa, imparcial e baseada nas leis vigentes. Além disso, os autos conclusos ao juiz também representam um momento de transição no processo judicial. Após essa etapa, o juiz estará apto a proferir sua sentença, determinando o desfecho do caso.

Qual recurso cabe contra o acórdão?

Embargos de declaração - quando houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou contradição; for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal.

Quando o acórdão é nulo?

1. É nulo o acórdão, por ausência de fundamentação, quando se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida.

Qual é o prazo depois da intimação de acórdão?

I. É de cinco dias, contados da intimação da decisão impugnada, o prazo para oposição de embargos de declaração (art. 1023 do NCPC ).

O que significa acórdão mantém a sentença ou a decisão?

A diferença fundamental entre a sentença e o acórdão é que a sentença é definida apenas por um julgador, enquanto o acórdão envolve vários julgadores para obtenção de um resultado final. Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que ele se encontra.

Como saber se o acórdão foi publicado?

  1. Acessar a página do STJ (www.stj.jus.br)
  2. Clicar no menu superior da tela: Jurisprudência.
  3. Clicar em Inteiro Teor do Acórdão.

Quando transita em julgado um acórdão?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Artigo anterior
Qual é a cor do vidro?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre óleo de girassol e óleo de soja?