Qual é a importância da periodização?
Perguntado por: Kelly Violeta Carvalho Marques Araújo | Última atualização: 23. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)
Uma periodização bem organizada permite o ganho de resistência, força, hipertrofia e definição. A variação dos estímulos e intensidades dependerá da condição física do praticante e dos resultados desejados. É importante destacar que períodos de descanso são essenciais dentro da periodização.
Para que serve a periodização?
A periodização tem como principal objetivo melhorar a performance e o resultado do atleta. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.
O que é periodização e sua importância no treinamento personalizado?
A periodização consiste numa organização sequencial lógica de tipos de treino para que o aluno tenha o resultado na data programada e, assim, consiga estabelecer e alcançar metas. Nesse tipo de planejamento, o treinador cria blocos de treinos que serão executados pelo aluno durante um determinado tempo.
Quais são os tipos de periodização?
- Modular:
- Clássico:
- Blocos:
- Ondulatório:
- Periodização Linear Inversa para Resistência Muscular:
- Periodização Ondulatória para Treino de Força:
O que é periodização na educação física?
O que é periodização de treinamento? A periodização de treino é uma organização que permite o alcance dos objetivos, organizando o treinamento em fases. Essa estruturação das etapas é o que podemos chamar de periodização de treinamento.
ESCALA DE PRIORIDADE NO TREINO - PAULO MUZY | IRONBERG PODCAST
O que é periodização exemplos?
Suponha que você tem o objetivo de alcançar uma boa condição de hipertrofia muscular em um ano. Para atingir esse resultado, será necessário organizar os seus treinos em etapas e em cada uma delas, o seu corpo deve receber estímulos diferentes. Isso é chamado de periodização do treino.
Quais as 3 principais fases da periodização?
Planeje os mesociclos, estabelecendo as etapas de treinamento: preparatória (ou básica), específica e transição (ou recuperação). A fase preparatória serve para seu aluno se adaptar aos estímulos iniciais e, por isso, se caracteriza pelo aumento gradual da intensidade e do volume.
Qual é a principal característica da periodização clássica?
O modelo de periodização clássico de Matveev se caracteriza por um planejamento plurianual de treinamento, chamado de plano de expectativa, que se subdivide em (DANTAS, 2003): - Plano de expectativa individualizado: acompanha o atleta por toda a sua vida, antes, durante e após a fase de perfor- mance.
Quanto tempo dura uma periodização?
O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).
Porque periodizar o treino?
Benefícios e importância da periodização dos treinos
Usamos a periodização como forma de organizar os estímulos que daremos ao atleta dentro de uma janela preparatória para uma competição alvo ou mais de uma.
Como fazer um ciclo de treino?
- Levantamento das necessidades de ciclo de treinamento. Momento de identificar as áreas que carecem de treinamento. ...
- Projeto e programação. Fase em que acontece o planejamento do programa de treinamento. ...
- Execução do ciclo de treinamento. ...
- Avaliação dos resultados.
Como é dividido o ciclo esportivo?
Os macrociclos como grandes ciclos de treinamento possuem basicamente três períodos – preparatório, competitivo e transitório. Por período preparatório entende-se o momento ou fase de estabelecimento da forma desportiva. Esse período e a primeira premissa natural da periodização do processo de treinamento.
Como é dividida a periodização?
De acordo com a periodização clássica, a história é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Como surgiu a periodização?
A divisão em períodos foi criada por historiadores europeus com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. Inicia-se pela Pré-História, já chamada de “Idade da Pedra”, um termo não mais utilizado e daí seguindo para a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Qual a diferença entre treinamento Periodizado e não Periodizado?
Segundo Fleck (2011) a periodização linear segue o modelo clássico, começando com um treinamento de alto volume e baixa intensidade e progredindo para baixo volume e alta intensidade de treinamento. Na periodização não-linear ou ondulatória as mudanças de intensidade e volume acontecem com mais frequência.
Qual a melhor periodização?
Conclui se que o modelo de periodização que resulta em melhores ganhos de hipertrofia e para força é método não linear, já para o ganho de resistência muscular o modelo de periodização que obteve melhores ganhos foi o linear reversa.
O que se deve considerar ao promover uma periodização histórica?
Os critérios para estabelecer a periodização histórica variam de acordo com a abordagem e o contexto historiográfico. Geralmente, são levados em consideração acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais que causaram transformações significativas na sociedade ao longo do tempo.
Como funciona a periodização Linear?
O que é Periodização Linear? A Periodização linear consiste em um aumento gradual da intensidade (carga) e diminuição do volume (número de repetições) essas mudanças podem ocorrer em ciclos de 1 a 4 semanas por exemplo. Professor Dr.
O que é uma periodização não linear?
A periodização não linear é um modelo de periodização adaptado da teoria tradicional de Matveev pelos estadunidenses. Esse modelo foi idealizado no final dos anos 80 para modalidades de força e potência que possuem um campeonato duradouro e com muitas disputas ao longo do ano.
O que é periodização ondulatória e linear?
A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...
Quais os períodos de referência na periodização do treinamento e suas principais características?
Os períodos em referência são o período preparatório, competitivo e transitório. Período Preparatório: para Matveiev neste período devem ser criadas e desenvolvidas as premissas necessárias para que surja a forma desportiva, devendo ser assegurada a sua consolidação.
O que é um ciclo de treinamento?
O ciclo de treinamento corporativo é um conjunto de atividades que visa aprimorar as habilidades de um colaborador de acordo com seu trabalho e função. É indispensável para as organizações que desejam manter-se constantemente competitivas e atualizadas às novas tendências do mercado.
O que é periodização macrociclo?
Macrociclo e sua significância dentro da periodização do treinamento. O macrociclo é a maior fração do treinamento e corresponde ao período de treinamento em questão. Ele pode variar de 4 meses a até 4 anos, no chamado macrociclo olímpico. Em geral, são feitos com planejamentos anuais de treinamento.
Quais são os tipos de microciclo?
- Microciclo de Preparação: Corresponde ao programa de treinos normal, com o objectivo de aumentar progressivamente a carga de treino e a forma dos atletas. - Microciclo de Recuperação: É utilizado depois de um ou mais microciclos com uma carga de treino que provoca um acumular de fadiga.
Como saber onde é o norte sul leste e oeste?
Pode fazer raspagem com gengiva inflamada?