Quais as formas de modificação da penhora?
Perguntado por: Telmo Fábio Ramos Pacheco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)
A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.
O que seria modificação ou substituição da penhora?
847 e 848, atendendo ao princípio segundo o qual a execução deve satisfazer o crédito do exequente com o menor sacrifício possível para o executado, preveem a substituição da penhora pelo executado ou por qualquer das partes. ...
Quem pode requerer a substituição da penhora?
A substituição da penhora pode ser requerida pelo exequente ou pelo executado. Nos termos do artigo 847 do Código de Processo Civil, o executado pode requerer a substituição no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, desde que não haja prejuízo ao exequente e seja menos onerosa para o devedor.
Quais são as modalidades de penhora?
Penhora por oficial de justiça, que deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, juros, custas e honorários advocatícios (art. 831). Penhora por termos nos autos, que é realizada onde se encontrem os bens, ainda que sob a posse, detenção ou guarda de terceiros.
Quais são os bens absolutamente impenhoráveis?
São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.
MODIFICAÇÃO DA PENHORA
Quais são os bens impenhoráveis novo CPC?
A impenhorabilidade ocorre de forma absoluta ou relativa, ou seja, há os bens que não podem ser penhoráveis de maneira alguma, conforme listagem prevista no art. 833 do CPC/15.
Quais são os bens de família impenhoráveis?
A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados.
Quais os tipos de penhora On-line?
A penhora online é o bloqueio de valores que o devedor tiver em conta-corrente, poupança ou investimentos. A penhora de dinheiro é a primeira na lista de preferência prevista na lei, depois vem os veículos e imóveis.
O que são penhoras especiais?
Essa penhora especial pressupõe que o juiz se convença de ser ela “mais eficiente” que a dos próprios bens frugíferos, para alcançar a meta da execução por quantia certa.
Como se efetiva a penhora?
860 CPC). Esta recai, sobre a posse do devedor, devendo ter a intimação do executado. Sua eficácia se inicia com a averbação efetiva, pelo fato do oficial de justiça dirigir do cartório para intimar o escrivão, com o mandado executivo, mencionando todas as circunstâncias, sendo assim, o escrivão transcreve a penhora.
É possível modificar a penhora?
A penhora, aliás, poderá ser modificada ou renovada. Via de regra, quando é realizada a penhora sobre o bem do executado, é sobre esse mesmo bem que recairão todos os atos executivos até a fase final.
Qual prazo tem o executado para requerer a substituição do bem penhorado?
- O executado pode, no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente.
O que diz o artigo 829?
O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.
É viável a substituição do bem objeto de penhora a pedido do devedor?
847 do CPC autoriza a substituição do bem penhorado, desde que o executado comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente, regra esta que recebe uma carga de subjetividade, a partir da interpretação das expressões “menos onerosa” e “não trará prejuízo”.
O que é redução da penhora?
Caso o valor da avaliação dos bens penhorados seja inferior ao valor da dívida o juiz poderá mandar, a requerimento do interessado, ampliar a penhora, ou, em caso contrário, ou seja, o valor dos bens suplantar o valor da dívida, reduzi-la.
Qual será o lugar de realização da penhora?
845 do Novo CPC trata do local da penhora no processo de execução. Assim, prevê que a penhora será efetuada onde os bens se encontrarem. ... Ou seja, no processo de execução, os bens poderão se penhorados, no local em que se encontrem, mesmo em posse, detenção ou guarda de terceiro.
Qual é a diferença entre penhor e penhora?
Penhor é o bem oferecido ao credor pelo devedor como forma de garantia do cumprimento de uma dívida; ou seja: ela ocorre de forma voluntária. Penhora é o ato judicial de apreensão dos bens do devedor para que o pagamento da dívida assumida seja cumprido. Ou seja: ela é determinada pela justiça.
Quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas?
Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.
O que acontece quando o réu não tem dinheiro pra pagar?
Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.
Qual a diferença entre BacenJud e Sisbajud?
O Sisbajud é o sistema que substituiu o BacenJud e as mudanças provocadas pelo sistema são significativas: ele agiliza a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, diminuindo o tempo de execução e melhorando a eficácia das penhoras judiciais.
Como funciona a penhora online?
O sistema conecta Justiça + Banco Central + bancos, assim, os juízes podem enviar a ordem de bloqueio dos valores. Antes de existir esse sistema, o processo era mais demorado e burocrático, então, o devedor teria tempo para retirar os valores, mas você percebeu que isso mudou com o Bacenjud.
Quanto tempo dura a penhora online?
Agora o sistema permite ao Juiz determinar bloqueio constante por 30 dias de todas as contas do devedor, recurso denominado pelos operadores de direito como a “teimosinha”.
Quando um bem de família pode ser penhorado?
Em geral, a penhora do imóvel de família, desde que seja único, com finalidade residencial, possui proibição legal de penhora. Por outro lado, os detalhes da situação podem fazer a diferença e permitir que o bem seja expropriado e vá a leilão.
Qual imóvel não pode ser penhorado?
“É impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros, desde que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família.”
Quais bens são impenhoráveis lei 8009 90 e 649 CPC?
A lei 8009 /90, que disciplina a impenhorabilidade do bem de família, dispõe que são impenhoráveis, os móveis que guarnecem a casa, as benfeitorias, equipamentos, construções e plantações, desde que quitados. Ressalva, porém, os adornos suntuosos, as obras de arte e os veículos.
Qual a interação entre os novos polos magnéticos?
O que acontece quando o hematócrito está alto?