O que é treino tensional?

Perguntado por: Simão Barbosa Matias  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (61 avaliações)

Entende-se por treinos tensionais aqueles que suas estruturas são compostas por cargas mais elevadas, com tempo de recuperação entre as séries maior e com menor número de repetições, enquanto os treinos metabólicos apresentam cargas mais leves, com tempo de recuperação menor e maior número de repetições (Gentil, 2005).

Para que serve o treino tensional?

Basicamente, os estímulos tensionais atuam mais diretamente sobre as fibras musculares, aumentando as microlesões e os estímulos metabólicos, tem atuação também sobre as vias energéticas.

Como fazer um treino tensional?

Drop-set tensional
  1. Usar uma carga alta, que leve à falha concêntrica em no máximo 6 repetições –com velocidade lenta de movimento excêntrico (4 segundos, por exemplo) e grande amplitude de movimento;
  2. Reduzir em torno de 10% a carga após cada falha obtida;
  3. Descansar de 2 a 4 minutos entre cada série.

O que é o treino metabólico?

Os treinos metabólicos são definidos como atividades físicas que permitem ao organismo continuar efetuando reações químicas benéficas ao praticante mesmo após a conclusão do exercício.

O que é força tensional?

O estímulo tensional é caracterizado pela utilização de altas cargas, repetições que variam de 6 a 12, intervalos de aproximadamente 3 minutos e grandes amplitudes de movimento durante o exercício.

Qual o melhor treino para ganho de massa? Tensional ou metabólico?

19 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor tipo de treino para hipertrofia?

Existem diversos tipos de treinos para desenvolver a hipertrofia muscular. Entre os mais conhecidos, estão o treino pirâmide e o drop set. Quando realizados de maneira correta, ambos potencializam as condições para o ganho de massa muscular.

O que é o estresse metabólico?

O estresse metabólico é um evento que modifica a homeostase do organismo, desencadeando uma resposta neuroendócrina e metabólica complexa.

Qual é a diferença treino tensional é metabólico?

Tradicionalmente, o método tensional tem por objetivo o desenvolvimento da força máxima, ao passo que o treino metabólico preconiza a resistência de força. Contudo, ambas configurações afetam, embora em diferentes proporções, a resposta mecânica muscular de cada movimento conduzindo ao processo de fadiga.

Quando fazer treino metabólico?

Este tipo de treino é indicado para um grupo de pessoas com um condicionamento físico mais elevado. Portanto, se você não está acostumado com exercícios de alta intensidade e seu objetivo for emagrecer, é fundamental conversar com um especialista antes.

O que é treino de circuito metabólico?

Assim, os circuitos metabólicos, os chamados treinos de curta duração, tal como os de alta intensidade (HIIT), promovem o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal, cuja principal característica é alternar exercícios de musculação, com exercícios funcionais e exercícios aeróbicos com o mínimo de pausas ...

Quais são os exercícios Multiarticulares?

Exercícios multiarticulares ajudam no emagrecimento
  • Agachamento. Posicione os pés na direção dos ombros, flexione os joelhos como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária e depois retorne à posição em pé
  • Leg press. ...
  • Levantamento terra. ...
  • Remada.

Como mudar o estímulo no treino?

O ideal é alternar períodos, como semanas ou meses, para dar mais ênfase a determinado estímulo. Por exemplo, em uma semana você executa seu treino com ênfase nos estímulos tensionais e na semana seguinte, nos estímulos metabólicos.

O que é um treino alternado por segmento?

O Método Alternado por Segmento se refere a execução de um exercício para um determinado segmento corporal seguido de outro exercício para outro segmento corporal, com pouco ou nenhum intervalo de recuperação entre eles.

Qual o objetivo do treino metabólico?

São Paulo - O treino de musculação metabólico promove o aumento de volume muscular basicamente através do aumento de líquidos e reservas intracelulares e não especificamente da fibra muscular.

O que é um treino anabólico?

O Anabolismo é o estado em que o corpo constrói tecido muscular. Auxiliando o metabolismo em ganhos de massa muscular e síntese proteica. Por isso, deve ser visto como prioridade por todos que pratiquem musculação. Independente se seu objetivo é de ganhar massa ou perder a gordura corporal.

O que é estímulo metabólico?

O estímulo metabólico é uma das duas principais formas de obter a hipertrofia, que causa o crescimento da massa muscular. Ele é caracterizado pelo estresse bioquímico causado nas células musculares, o que aumenta a reserva de energia e, consequentemente, o tamanho do tecido.

Quais os benefícios do treino metabólico?

O treino metabólico é uma ótima forma de melhorar a saúde de forma geral, e os principais benefícios incluem:
  • Queimar mais calorias;
  • Perder peso;
  • Ganhar massa magra;
  • Fortalecer os músculos;
  • Aumentar a resistência muscular;
  • Tonificar os músculos;
  • Melhorar a postura.

O que é um treino regenerativo?

Os treinos regenerativos, também chamados de treinos recuperativos, descanso ativo ou girinhos, são treinos para recuperação muscular depois de pedais intensos. Esses treinos são marcados por alta rotação, entre 90 e 95 RPM, alta frequência cardíaca e baixíssimo uso de força.

Como dar Pump no músculo?

8 Dicas Para Maximizar Seu Pump Muscular
  1. Aumente seu fluxo sanguíneo.
  2. Coma mais carboidratos.
  3. Acrescente super séries ao seu treino.
  4. Concentre-se e contraia o músculo.
  5. Experimente o drop set.
  6. Diminua seus intervalos.
  7. Aumente seu consumo de potássio, magnésio e creatina.
  8. Livre-se do inchaço indesejado.

O que é estresse mecânico e metabólico?

Estresse mecânico: Todo e qualquer treinamento que seja feito utilizando altas cargas externas. Estresse metabólico: Nesse conceito encaixam-se os treinos com alta produção de metabólitos no organismo. Por exemplo, íons H+, lactato, adenosina monofosfato, dentre outros…

O que é o que é hipertrofia tensional?

A hipertrofia tensional acontece quando a prática de exercícios causa lesão nas células musculares. Durante o descanso do corpo, elas se recuperam e aumentam de diâmetro com a síntese das proteínas.

O que causa estresse metabólico?

ESTRESSE METABÓLICO: catabolismo acelerado de massa magra (perda muscular e BN-) - trauma, sepse, queimadura, cirurgia. Mediadores hormonais e endógenos: Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH): secretado pela hipófise anterior.

Como gerar estresse metabólico?

Como surge o estresse metabólico? O estresse metabólico aparece quando aumentamos a carga de trabalho de um músculo ou de um determinado grupo de músculos. Isso causa um aumento progressivo no crescimento muscular.

O que é disfunção metabólica?

Caracterizada como um conjunto de condições que aumentam os fatores de risco para doenças crônicas com risco de morte, como doenças cardíacas, diabetes e acidente vascular cerebral, a Síndrome Metabólica está diretamente associada à obesidade e é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna.

Como tem que ser um treino de hipertrofia?

De maneira geral, os treinos para hipertrofia são divididos por grupos musculares (treino para peito, treino para pernas etc.), por meio de exercícios feitos em séries (geralmente, três ou quatro), cada uma com um determinado número de repetições (de seis a doze).

Artigo anterior
O que é uma secreção purulenta?
Artigo seguinte
Quanto um anão?