O que é transferencia na psicanalise?

Perguntado por: José Mário de Moura  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.

O que é a transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

O que Freud designou como transferência?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

O que é transferência na terapia?

O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.

O que é a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 30

28 questões relacionadas encontradas

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

Como manejar a transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

O que é transferência dinheiro?

Fazer uma transferência nada mais é do que mandar dinheiro de uma conta para outra, sem que você precise realizar saques, depósitos ou pagar um boleto, por exemplo. O dinheiro sai automaticamente da conta A e cai na conta B em um prazo que depende do tipo de operação.

O que significa contratransferência na psicologia?

Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.

Qual é a relação entre transferência e resistência?

Freud vê que a transferência, que aparece na relação entre o analista e o paciente, é também uma resistência. Ele descobre, então, a transferência, inicialmente, como uma resistência que aparece rechaçando da consciência as lembranças aflitivas.

O que é resistência para Freud?

O conceito de resistência é usado por Freud para se referir aos obstáculos que se impuseram ao tratamento psicanalítico. Tais obstáculos eram apresentados, principalmente, por seus pacientes no decorrer do tratamento e impediam que o processo de análise tivesse prosseguimento.

Como funcionam as transferências bancárias?

Uma transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro diretamente de uma conta para outra. Uma transferência bancária ocorre quando uma pessoa instrui o seu banco a enviar dinheiro diretamente para outra conta. Geralmente ela é feita nos caixas eletrônicos ou via internet.

O que é transferência e contratransferência na psicanálise?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

O que é o amor de transferência?

O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. Em primeiro lugar, é provocado pela situação analítica, em segundo lugar, é significativamente intensificado pela resistência e, em terceiro lugar, é um amor neurótico, porque é, por definição, impossível.

O que se entende por psicanálise?

A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.

O que colocar na finalidade da transferência?

Escolha sempre a finalidade "Crédito em Conta Corrente". A escolha de outras finalidades vai atrasar a compensação do recurso ou até mesmo causar a sua devolução.

O que é uma transferência Interbancaria?

As transferências bancárias podem ser de dois tipos: intrabancárias – quando as transferências se processam entre contas abertas na mesma instituição; interbancárias – quando as transferências se efetuam entre contas abertas em diferentes instituições.

Qual é a diferença entre DOC e TED?

Como vimos anteriormente, uma das diferenças entre TED e DOC é o prazo para o valor ficar disponível na conta de destino. ... Uma transferência TED realizada em uma segunda-feira, após às 17h, cai na terça-feira. Um DOC realizado na segunda-feira até às 21h59 cairá na terça-feira (próximo dia útil).

Qual a importância da transferência?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

O que é transferência na educação?

Transferir é "atribuir um sentido especial àquela figura determinada pelo desejo" (Kupfer, 2005, p. 92). O professor, na transferência, carrega algo que é do aluno e é por este revestido de uma importância especial, a qual lhe garantirá poder e autoridade em sala de aula.

O que é o manejo na psicanálise?

Aqui entra o conceito de manejo para Winnicott. Enfatiza que a necessidade de manejo por parte do terapeuta ocorre principalmente naqueles casos de graves falhas ambientais antes de um estabelecimento consistente do ego. Nestes casos o comportamento do analista é mais importante do que as interpretações.

O que é a transferência para Lacan?

Para Lacan, “a transferência é um fenômeno em que estão incluídos, juntos, o sujeito e o psicanalista”. Por consequência, não faria sentido distinguir a transferência, atribuída ao analisante, e a contratransferência, atribuída ao analista. Nesse sentido, “aquilo que se nos apresenta […]

O que é a neurose de transferência?

Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. É uma reedição da sua neurose clínica. A sua elucidação leva à descoberta dos mecanismos em ação da neurose infantil.

Qual é a diferença entre projeção e transferência?

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

Artigo anterior
O que é livro brochura?
Artigo seguinte
Como fazer um homem de sagitario correr atras?