Porque trabalhar com fábulas na educação infantil?

Perguntado por: Violeta Clara Pereira Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.

Qual o objetivo de se trabalhar com fábulas?

As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social.

O que as fábulas nos ensina?

Trata-se de relatos curtos, tanto em verso como em prosa, cujos personagens principais podem ser animais ou objetos inanimados que apresentam características humanas. A intenção da fábula é ensinar, educar e aprender, por isso todas encerram com uma 'moral da história'.

O que é fábula na educação infantil?

A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.

Quais são as características de uma fábula?

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Educação Infantil - Porque contar fábulas para crianças?

43 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de fábulas?

tipos de fábulas
  • Fábulas de animais. São os mais comuns, onde se estabelecem relações entre animais, humanos, deuses ... ...
  • fábulas humanas. ...
  • Fábulas do reino vegetal. ...
  • Mitológico. ...
  • Coisas inertes. ...
  • Agonal. ...
  • Etiológico.

Porque as fábulas são importantes?

As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.

O que trabalhar com fábulas?

Explique aos alunos que as fábulas foram inicialmente criadas não para serem contadas às crianças, mas aos adultos, como uma forma de aconselhá-los e instruí-los. Pelo fato de utilizar animais como personagens que falam e agem como pessoas, as crianças começaram a encantar-se por essas histórias.

Qual é a habilidade EF15LP01?

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Como trabalhar uma fábula?

Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. Realizar a leitura de uma fábula, identificando as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida numa fábula. Ler e interpretar fábulas, sobre o mesmo tema, recontada de diversas maneiras.

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Qual a habilidade EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

Qual a habilidade EF12LP03?

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Como trabalhar fábulas de forma lúdica?

Passo a Passo da Atividade Fazer Fábula
  1. Passo 1: Em sala de aula o professor começa a aula falando de como são feitas as fábulas.
  2. Passo 2: Depois vai pedir que cada aluno produza uma pequena fábula.
  3. Passo 3: Depois o aluno mostra a fábula aos colegas.

Como trabalhar fábulas nas séries iniciais?

Orientações:
  1. Pergunte aos alunos sobre o que aprenderam hoje sobre as fábulas, acerca dos personagens e da moral. ...
  2. Oriente-os a falar sobre o papel da moral em uma fábula.
  3. Escrevam o que aprenderam em uma cartaz que poderá ficar afixado em sala, para posterior consulta.

Como trabalhar com fábulas no ensino fundamental?

Ao trabalhar esse gênero textual é possível ler e analisar diferentes textos, realizando um trabalho intertextual com eles, a partir da paráfrase e da paródia.

Como as fábulas ajudam com lições de vida?

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

O que são fábulas contemporâneas?

A estrutura da fábula tem servido a muitas versões e reescritas, muitas delas com intenção humorística e apresenta em seu conteúdo ensinamentos, moral e alerta sobre fatos da vida real que ironizam ou criticam comportamentos humanos.

Quais são as fábulas menos conhecidas?

FÁBULAS PEQUENAS
  1. O leão e o ratinho. Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. ...
  2. O lobo e a cabra. ...
  3. O parto da montanha. ...
  4. O lobo e a cegonha. ...
  5. A raposa e o corvo. ...
  6. A menina do leite. ...
  7. O gato, o galo e o ratinho. ...
  8. O leão e o mosquito.

O que é fábula que fala na Bíblia?

substantivo feminino Conto alegórico cujos personagens, geralmente animais, apresentam a narrativa com o objetivo de passar uma lição de moral. Narrativa mentirosa, inverosímil, imaginária ou mitológica.

O que significa EF01LP08?

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Qual é a habilidade EF01LP13?

Habilidade: EF01LP13 - Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01LP08?

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

O que significa EF12LP04?

A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...

O que significa EF02LP03?

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Artigo anterior
Quais são as características de um texto expositivo?
Artigo seguinte
O que significa Circus Baby em português?