O que acontece na primeira consulta ao ginecologista?

Perguntado por: Joel Leandro Faria de Jesus  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, perguntando todo o histórico. Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau.

Quais são as perguntas que um ginecologista faz na primeira consulta?

O que perguntar na primeira consulta ao ginecologista?
  • Quando eu vou menstruar?
  • Como funciona a menstruação?
  • Como fazer a higiene durante a menstruação?
  • Mulheres virgens podem usar absorvente interno?
  • O sangue da menstruação transmite doenças?
  • Meu fluxo menstrual é normal?
  • Posso ter relações sexuais menstruada?

Como se preparar para a primeira consulta ao ginecologista?

Se o seu medo são os exames, como o de toque, ou algo invasivo, como o papanicolau, na primeira consulta com o ginecologista, fique tranquila. Esse primeiro contato entre médico e paciente serve para oferecer orientações gerais sobre anatomia, higiene e cuidados, tirar dúvidas e falar sobre sexo seguro.

O que acontece na primeira consulta com a ginecologista sendo virgem?

– Se a paciente for virgem, o ginecologista examina apenas os seios, a região abdominal e a parte externa da região genital. Se ela não for mais virgem, o especialista poderá fazer o exame do toque e poderá colher material para fazer o primeiro preventivo.

Tem que se depilar para ir ao ginecologista?

– A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos não atrapalham e podem ainda indicar ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Também não há problema se estiver depilada.

COMO É A PRIMEIRA CONSULTA AO GINECOLOGISTA? - DR BRUNO JACOB

45 questões relacionadas encontradas

Pode depilar antes do preventivo?

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

O que os ginecologista tem nojo?

Se a Mulher, por exemplo, falar sobre não ter tido tempo para depilar sua região íntima ou dar desculpas sobre um cheiro forte, suor ou problemas na região responsável pela reprodução.

Tem como um ginecologista saber se a menina é virgem?

Sim, P., em um exame ginecológico o médico consegue ver se você ainda tem hímen ou não. Mas isso não pode te afastar do consultório. Primeiro porque toda menina que já ficou menstruada deve ir ao médico de vez em quando. E, se você pretende começar a sua vida sexual, essa visita é ainda mais importante.

Como é feito o exame ginecológico para quem é virgem?

Nas mulheres que são virgens são examinados os seios, abdômen e parte externa da região genital. Para aquelas que não são mais podem haver exames preventivos como o do toque e o Papanicolau. Esses procedimentos servem para analisar como está a saúde pélvica da mulher, ou seja, todos os órgãos da região.

Como é o exame ginecológico em virgem?

Se você informou ao médico que é virgem ele com certeza, deve ter colhido o material com cotonete ou escovinha sem comprometer sua virgindade. Olá. O exame colpocitologico ou Papanicolau, ou ainda, preventivo é feito com o uso de espéculo proporcionando visão direta do colo do útero.

Qual a melhor roupa para ir ao ginecologista?

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

Como não ter medo de ir ao ginecologista?

‍Antes de mais nada a consulta será um bate-papo. Se estar com um acompanhante vai te deixar mais tranquila e confiante, leve. Para evitar o esquecimento, anote suas dúvidas e esclareça as que surgirem durante a consulta. E mais, não omita informações por medo de “julgamento”.

Porque não pode ter relação antes de ir no ginecologista?

Segundo o ginecologista Alfredo Rezende, não é recomendado ter relações sexuais um dia antes à consulta se você for fazer algum exame intravaginal, como o preventivo. “Isso porque o esperma e a camisinha alteram o pH da vagina.

O que falar na consulta ginecologia?

Perguntas para se fazer em uma consulta com ginecologista
  1. Funcionamento do corpo. ...
  2. Métodos contraceptivos. ...
  3. DST's e métodos de prevenção. ...
  4. Fertilidade. ...
  5. Cuidados essenciais com a higiene íntima. ...
  6. Outras questões importantes.

O que dizer na consulta ao ginecologista?

Portanto, falar abertamente sobre o que lhe trouxe à consulta, buscando a melhora para si, é o ponto principal, e é para isso que serve a consulta com ginecologista. Contudo, o que falar em uma consulta com ginecologista ainda é um tabu, principalmente quando o assunto é sexualidade ou reprodução.

Quem é virgem pode fazer exame de Papanicolau?

Uma jovem/mulher virgem pode fazer o exame de papanicolau? Sim, para virgens existem espéculos mais pequenos e de menor diâmetro, de forma a possibilitar a visualização do colo do útero, sem romper o íman.

Por que a maioria dos ginecologistas são homens?

"Isso porque, de acordo com as normas internas, só se contratava mulheres para a área de ginecologia e só homens para área de urologia", conta. Ao mesmo tempo que há pacientes que por desconhecimento acabam preferindo os profissionais do sexo masculino, existem aqueles que dão preferência às mulheres.

É normal ginecologista fazer exame de toque?

Ele deve ser feito em pacientes que já tenham iniciado a sua vida sexual, podendo ajudar no diagnóstico de miomas, cistos, endometriose, alteração no volume dos ovários, infecções e forma irregular do útero, por exemplo. "O exame é desconfortável, mas se surgir dor na realização, pode ser sinal de algum problema.

Como deitar na maca do ginecologista?

Deitada na maca e com as pernas colocadas em posição ginecológica, o médico deve narrar todo o procedimento, como introdução e abertura do espéculo, coleta do material ginecológico e retirada do espéculo. Ele deve usar luvas neste exame. Caso sinta dor, a mulher deve informar ao especialista.

O que não pode fazer antes do preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Como se preparar para o exame preventivo?

O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação.
...
Preparo do exame de papanicolau
  1. Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
  2. Não utilizar duchas de higiene íntima;
  3. Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.

Como se preparar para um preventivo?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

Pode ter relação antes da consulta?

Evite relações sexuais um dia antes da consulta, isso pode provocar alteração do ph impedindo que sejam realizados os exames necessários; Agende a consulta após sete dias da menstruação.

Como saber se o hímen já foi rompido?

Sangramento. O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Tem como o ginecologista saber quando foi a última vez que tive relações?

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

Artigo anterior
Como calcular 3 5 DE 15 ANOS?
Artigo seguinte
Como calcular km por minuto?