O que é tomador de serviços na terceirização?

Perguntado por: Helena Paiva Alves  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

Na terceirização, surge a figura do tomador de serviços, que contrata empresa ou pessoa física, para intermediar a prestação laboral, estando os trabalhadores a ela vinculados.

Qual a responsabilidade do tomador de serviços?

Elas fecham o compromisso de prestação de serviço, ou seja, a empresa tomadora de serviços paga à empresa prestadora para que esta lhe forneça a mão de obra necessária para a conclusão de determinado trabalho ou para ocupar um cargo.

O que é o tomador de serviço?

Tomador de serviços é toda a pessoa jurídica estabelecida no Município que contrata ou toma serviços de outras pessoas jurídicas ou físicas prestadoras de serviço, independente do município de estabelecimento.

Quem é o tomador em um contrato?

Dessa maneira, o prestador é remunerado pelo trabalho realizado de acordo com os termos em contrato e o tomador é quem assume a responsabilidade do pagamento do serviço prestado.

O que é tomador de serviço no direito do trabalho?

Tomador de serviços é a pessoa física ou jurídica que contrata os serviços de outra pessoa física ou jurídica, chamada de prestador de serviços, para realizar uma determinada atividade.

A Responsabilidade Subsidiária de quem é Tomador de Serviços na Terceirização

24 questões relacionadas encontradas

Qual a responsabilidade do tomador de serviço quando da contratação de trabalhadores terceirizados?

A responsabilidade subsidiária está prevista na legislação e estabelece que o tomador de serviços pode ser responsabilizado subsidiariamente pelos débitos trabalhistas da empresa terceirizada.

Quem paga é o tomador?

O tomador na nota fiscal é a pessoa física ou jurídica que adquire um produto ou serviço e que será responsável pelo pagamento.

Qual a diferença entre serviços tomados e prestados?

Serviço prestado é a execução de uma atividade econômica efetivamente intangível, por uma pessoa física ou jurídica. Serviço tomado é quando a pessoa física ou jurídica contrata um determinado tipo de serviço.

Quando o prestador de serviços não emite nota fiscal?

A não emissão de nota fiscal pode ocasionar até mesmo em crime, a chamada sonegação fiscal. A omissão do faturamento do seu negócio, mesmo que ainda baixo, pode gerar problemas para o crescimento da sua empresa, além de deixá-la em desacordo com a lei.

Qual a diferença entre tomador é segurado?

O tomador busca a proteção de seus interesses e ativos. O segurado busca a garantia de que as promessas feitas pelo tomador serão cumpridas, criando, assim, um equilíbrio essencial no complexo ecossistema das transações comerciais.

Quem paga o INSS o tomador ou o prestador do serviço?

Nesse caso, a responsabilidade pela retenção do INSS dos trabalhadores envolvidos fica a cargo da empresa contratada, não do contratante.

Como saber se sou prestador de serviço?

Como saber se sou prestador de serviço? A principal característica do prestador de serviços é a sua atuação como empresa. Sendo assim, o profissional precisa ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e fazer a emissão de notas fiscais referentes aos serviços prestados.

O que é cadastro de tomador?

Conceito. O cadastro de Tomadores de Serviço é necessário quando a empresa cede empregados para prestação de serviços em outras empresas.

Quem responde pela empresa terceirizada?

No contrato de responsabilidade solidária, a empresa terceirizada e a contratante respondem igualmente, em situações de inadimplência, às obrigações previstas no contrato de trabalho do funcionário terceirizado.

Quem é responsável por empresa terceirizada?

O controle de ponto de funcionários terceirizados deve ser de total responsabilidade da empresa contratada para a prestação de serviços.

O que descaracteriza terceirização de serviços?

A maioria das terceirizações no Brasil pode ser facilmente descaracterizada de lícita para ilícita, pois em quase todos os casos há pessoalidade e subordinação direta do trabalhador com o tomador de serviços.

Quem paga o imposto da nota fiscal de serviço?

Quem paga o ISS o tomador de serviço ou o prestador de serviço? A responsabilidade pelo recolhimento do imposto é do prestador do serviço.

Quem é obrigado a emitir nota fiscal de serviço?

A partir de 01 de setembro de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022, todos os MEI prestadores de serviço do país devem emitir a NFS-e padrão nacional para registrar suas operações.

Sou obrigado a emitir nota de serviço?

A emissão (eletrônica ou não) para empresas que não são MEI é obrigatória para todas as transações. Os prestadores de serviços devem se adequar aos padrões das prefeituras de suas cidades (que pode ser o NFS-e ou não) para o documento. Já quem vende produtos, aos Estados (que pode ser o NFe ou não).

Quem é o tomador?

O tomador é a pessoa física ou jurídica que adquire algum produto ou serviço, enquanto o prestador é o fornecedor, responsável por entregar tal bem ou serviço.

Quais cuidados Deve-se ter no lançamento de uma nota fiscal de tomador de serviço?

7 cuidados fundamentais na emissão de nf-e
  1. Conhecer os possíveis erros na emissão de nf-e. ...
  2. Preencher corretamente a nota fiscal eletrônica. ...
  3. Revisar informações para emissão e recepção de nf-e. ...
  4. Conhecer – e evitar – as multas. ...
  5. Cuidar do XML e do DANFE. ...
  6. Verificar o certificado digital. ...
  7. Dar orientações aos clientes.

O que significa nota fiscal de serviço tomado?

O que são as Notas Fiscais de Serviços tomados? As Notas Fiscais de Serviços tomados são aquelas emitidas contra o seu CNPJ. São esses documentos que fazem a identificação das operações na qual você representaria o tomador (contratante) de um terceiro, um prestador de serviços.

Quando o tomador de serviço deve pagar o ISS?

Geralmente, ela ocorre quando a prestação de serviço ultrapassa o valor de R$5.000,00. Quando acontece, o pagamento dos impostos ou parte deles passa a ser responsabilidade do contratante.

Quando o ISS é retido pelo tomador quem paga?

Já o ISS retido ocorre quando há um serviço prestado em um município que não corresponde à localidade do estabelecimento que realiza determinada atividade. Ele é recolhido pelo município tomador do serviço de acordo com as regras estabelecidas nas leis municipais.

Quando o ISS é retido pelo tomador de serviços?

Serviços de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilância e congêneres. Serviços de diversão, lazer, entretenimento e congêneres. Serviços relativos à fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia. Serviços relativos a bens de terceiros.

Artigo anterior
O que é mais resistente MDP ou MDF?
Artigo seguinte
Como liberar app desconhecido iPhone?