O que significa periodização de treino?

Perguntado por: Emanuel Nogueira de Araújo  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

Periodização é o planejamento sistemático do treinamento atlético ou físico. O objetivo é alcançar o melhor desempenho possível na competição mais importante do ano. ... A periodização divide o programa de condições durante o ano em fases de treinamento que se concentram em diferentes objetivos.

O que significa periodização em um treino?

A periodização nos treinos, portanto, garante que o corpo receba estímulos diferentes, em períodos predefinidos, a fim de alcançar objetivos específicos. Além disso, a prática é capaz de evitar lesões e até o overtraining (esgotamento por excesso de atividades).

Como fazer uma periodização de treino?

Por exemplo, na primeira semana todos os treinos são efetuados com cargas entre 4RM e 6RM, na segunda entre 15RM e 20RM e na terceira, entre 10RM e 12RM. Já neste tipo e periodização, na mesma sessão de treinamento são utilizadas duas faixas de repetições diferentes ao treinar dois grupos musculares juntos.

Qual é a importância da periodização?

O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.

Quais as três principais etapas da periodização *?

São três etapas de periodização do treino: preparação, competição e transição.

Dicas do Laercio: entenda o que é periodização e obtenha resultados com ela

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os períodos da periodização?

Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Quais são as três fases do treinamento desportivo?

Assim, o treino para obedecer ao ciclo da forma deve ser dividido em três períodos: preparação, competição e transição, que correspondem às três fases da forma, respectivamente, aquisição, manutenção e perda temporária (SILVA, 1997).

Qual é a grande importância da periodização do treinamento desportivo?

A periodização do treinamento desportivo procura organizar e orientar o processo de preparação de modo que a ocorrência da forma aconteça por ocasião da competição ou das competições mais importantes da temporada.

Qual a importância de utilizar Periodizações históricas para o estudo do passado?

A divisão em períodos foi criada por historiadores europeus com o objetivo de facilitar o estudo e a compreensão da História. Inicia-se pela Pré-História, já chamada de “Idade da Pedra”, um termo não mais utilizado e daí seguindo para a Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Como é organizado a periodização?

A periodização é definida em ciclos. O primeiro deles o macrociclo, que consiste nos objetivos gerais do aluno ou atleta e dura em média um ano. ... Por fim, ainda há o microciclo, que são objetivos em curto espaço de tempo, no geral de uma a quatro semanas.

Qual a melhor forma de dividir o treino?

Conheça as 5 melhores divisões de treino para você fazer
  1. Full body. Quando você lê esse nome, logo vem em mente um treino pesado que trabalhe o corpo todo. ...
  2. Upper and lower. Vem do inglês, superior = upper e inferior = lower! ...
  3. Anteriores e Posteriores. ...
  4. ABC. ...
  5. Treinar 1 grupo muscular por dia.

Quanto tempo dura uma periodização de treino?

O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).

O que é a periodização?

verbo transitivo direto Dividir em intervalos regulares de tempo; tornar periódico, recorrente, regular: periodizar os treinamentos de musculação. Expor em segmentos bem definidos de tempo; narrar por períodos: o livro periodiza a história cubana em três etapas.

Qual é a importância do tempo para o estudo da história?

O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. ... A história não é prisioneira do tempo cronológico.

Qual a importância da história para a nossa vida?

O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura. ... Podemos dizer que, em grande parte, a história continua sendo a “mestra da vida”, como entendia Cícero.

Qual a importância da história para o desenvolvimento da sociedade?

O conhecimento histórico nos dá ferramentas para relacionar fatos, perceber a diversidade de interpretações que os fatos recebem e principalmente nos ajuda a desenvolvermos nosso espírito crítico ao analisarmos a realidade social, política e cultural dos acontecimentos.

Qual a importância dos princípios do treinamento desportivo?

Os princípios ditam o controle e o monitoramento das cargas de treinamento; planejamento e periodização; e, principalmente, controle adequado da sobrecarga de treinamento, visando melhora do desempenho e redução do risco de lesões.

Qual é o objetivo do treinamento esportivo?

O treinamento esportivo é nada mais do que a adaptação dos estímulos externos de todo atleta, geralmente esse treinamento está relacionado com o objetivo de melhorar todo o desenvolvimento e aumento do rendimento.

Quais os principais benefícios do treinamento desportivo?

3 grandes benefícios da atividade física e do treinamento esportivo
  • Melhor concentração . O treinamento esportivo oferece a combinação perfeita de exercícios de treinamento aeróbico e muscular. ...
  • Probabilidade reduzida de depressão . A atividade física estimula a produção de endorfinas. ...
  • Menos estresse.

Quais etapas compõem a fase de formação esportiva?

Fase de aproximação/integração (18 a 21 anos): transição do jovem para uma possível carreira esportiva. Último degrau antes do treinamento de alto rendimento; Fase de alto nível (a partir dos 21 anos): máximo do desempenho esportivo; Fase de readaptação: não possuí uma determinada faixa etária de trabalho.

Como são divididos os ciclos de treinamento esportivo?

Quais os tipos de ciclo? Macrociclo: O macrociclo é um plano de periodização que organiza o treino a longo prazo, podendo ser anual, bianual ou olímpico, com a duração de 4 anos. Mesociclo: É o conjunto de microciclos, ou seja, o agrupamento de treinos menores. Cada mesociclo pode ter de 1 a 12 microciclos.

Quais as fases da iniciação esportiva?

Sendo assim, optamos por dividir a etapa de iniciação esportiva em três fases de desenvolvimento: a) fase iniciação esportiva I; b) fase de iniciação esportiva II; e c) fase de iniciação esportiva III, sendo que cada fase possui objetivos específicos para o ensino formal e está de acordo com as idades biológica, ...

Quais os 5 períodos da História?

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

Quais são os períodos da História?

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Artigo anterior
Como a teoria do contrato social pode ser aplicada ao direito natural?
Artigo seguinte
Como tomar o Vasopril?