O que é mais resistente MDP ou MDF?

Perguntado por: Sofia Cardoso Cunha  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

O MDP é mais leve do que o MDF. Na caixaria de um móvel como um armário planejado, por exemplo, recomenda-se o uso do MDP, por ser mais resistente, nas peças superior, inferior e laterais. O MDF é mais recomendado para peças que serão usinadas, como as portas, por exemplo.

Qual é o melhor material MDP ou MDF?

Tanto o MDF quanto o MDP são boas soluções no quesito durabilidade, o fator principal para resistência do material, se diferencia pela aplicação de cada um. O MDP é um material mais resistente a empenamento ocasionados pela umidade ou calor, além de oferecer mais resistência para montagem e desmontagem dos móveis.

Pode molhar MDP?

Outro ponto interessante: o MDP é mais resistente à umidade. Por isso, seu uso é indicado para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, enquanto o MDF é ideal para móveis da sala e quarto, com acabamentos mais refinados, sendo também mais resistente à atritos.

O que é mais resistente à água MDF ou MDP?

Sendo as duas muito boas e com alta durabilidade, o que você precisa analisar é o ambiente e o uso. MDF, por exemplo, não é resistente à água, sendo a MDP melhor para ambientes úmidos, dificultando sua expansão e desgaste.

Pode dar cupim em MDP?

Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins

O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas. Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins.

MDF x MDP

41 questões relacionadas encontradas

Porque cupim não come MDF?

Os painéis de MDF da Eucatex são produzidos sob alta temperatura e pressão, o que garante que o material sai de fábrica 100% livre de cupins.

Qual é a madeira que o cupim não gosta?

A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Pode passar verniz em MDP?

Sim, neste caso acredito que queira manter a coloração natural característicos do MDF, portanto escolha o tipo de verniz (brilho ou sem brilho) e proceda as demãos de acordo com a intensidade que queira ter no produto.

Qual o melhor material para fazer um Guarda-roupa?

Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

Qual o nome do MDF resistente à água?

O MDF Plus Cru Berneck apresenta coloração verde como identificação internacional de produtos com resistência à umidade.

Quais as desvantagens do MDP?

O MDP (Medium Density Particleboard) é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.

Pode limpar MDP com álcool?

Use uma esponja macia. Umedeça a esponja em álcool 70%. Passe vigorosamente em toda a superfície, até remover todo o encardido.

Pode passar óleo de peroba em MDP?

Eles deixam riscos na superfície e estragam o acabamento estético. Silicone ou óleo de peroba ou lustra-móveis, pois não fazem a limpeza e ainda deixam a superfície engordurada, danificando o móvel com o tempo.

Qual o material mais resistente para armário de cozinha?

Em resumo, um armário de cozinha em MDP possui maior resistência ao montar e desmontar, além de não inchar com facilidade. Já um armário de cozinha em MDF tem uma superfície mais uniforme, ou seja, seu acabamento em relação a um armário em MDP é mais vantajoso.

Qual o melhor tipo de madeira para móveis?

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

Quanto tempo dura um móvel de MDF?

Um móvel sob medida em MDF, se for usado de forma consciente, pode durar por décadas! Veja algumas dicas de como cuidar dos seus móveis em MDF para que eles durem muito! Evite exposição direta aos raios solares: A luz do sol aplicada diretamente ao MDF, pode causar debotamento da cor.

O que é melhor para guarda-roupa MDP ou MDF?

O MDF, mais maleável, pode ser usado para diferentes tipos de cortes e trabalhos de acabamento, oferecendo requinte e design nas peças externas do guarda-roupa. Apesar dessas diferenças, o MDP absorve muito bem a aplicação de tintas e revestimentos no acabamento final por não possuir a superfície porosa do MDF.

Qual o guarda-roupa mais resistente?

Outra opção são os guarda roupas de madeira. Essa é a possível mais duradoura e que possui uma maior resistência em relação aos materiais acima. Contudo, se a qualidade aumenta o preço também aumenta, guarda roupas de madeira são a opção mais cara do mercado, além de dificultar o transporte por serem muito pesados.

Qual guarda-roupa dura mais tempo?

Qual tipo de guarda-roupa dura mais? Se a sua dúvida é sobre o tempo de vida do guarda-roupa, saiba que tanto o MDP quanto o MDF tem excelente durabilidade. No entanto, tudo depende do cuidado na manutenção e também na limpeza do móvel.

O que acontece se molhar MDP?

Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.

Como preservar MDP?

E para preserva-los devemos ter algumas precauções, como por exemplo, ter cuidado com a exposição a luz solar, não deixar em ambientes úmidos, sua limpeza deve ser feita através de um pano limpo, macio e seco ou levemente umedecido com sabão neutro.

Onde usar MDP?

Se você deseja comprar móveis para cômodos úmidos, prefira o MDP. Isso porque suas chapas em camadas dificultam a corrosão e expansão do material, enquando o MDF “estufa” e pode estragar mais facilmente em ambientes com umidade. Atualmente é bem comum a combinação de MDF e MDP no mesmo móvel.

Qual porta o cupim não come?

Na porta WPC o cupim não entra.

O que o cupim não gosta?

As principais espécies de madeiras que são resistentes ao ataque de cupins são: eucalipto, cedro, peroba, jacarandá, ipê e garapeira. No entanto, existem outras espécies de madeiras que também são resistentes a este tipo de inseto.

Qual madeira pega mais cupim?

A Ipê é mais uma que segue o padrão de madeiras de alta densidade cuja trabalhabilidade é de difícil execução, mas que apresentam um excelente desempenho contra os cupins.

Artigo anterior
O que fazer para evitar prisão de ventre?
Artigo seguinte
O que é tomador de serviços na terceirização?