O que é termo de contrato?

Perguntado por: Mariana Neves Freitas  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Nas finanças, um contrato a termo ou simplesmente termo é um contrato não padronizado entre duas partes para comprar ou vender um ativo em uma data no futuro a um preço acordado hoje, sendo um tipo de contrato derivativo. Ele é diferente do contrato a vista, que é um acordo para comprar ou vender um ativo hoje.

O que é o termo de um contrato?

Termo de contrato é instrumento cuja formalização é unilateral. ... Ou seja, o termo de contrato, por exemplo, não pode inovar na relação contratual, pois ele está vinculado diretamente a duas coisas: o edital e a proposta.

Quando é obrigatório o termo de contrato?

O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais ...

Qual a diferença entre contrato e declaração?

Nos contratos a obrigação é constituída por declarações bilaterais de vontade, quando as partes têm direitos e deveres, como é o caso da compra e venda, e pelas declarações unilaterais de vontade, pois quanto a estas, somente uma das partes é possuidora de deveres e direitos.

Como deve ser feito um contrato?

11 dicas fundamentais para fazer um bom contrato
  1. Gaste tempo com as negociações preliminares. ...
  2. Identifique corretamente os elementos objetivos e subjetivos do contrato. ...
  3. 3.1. ...
  4. Utilize práticas para facilitar o processo. ...
  5. Determine os valores e a forma de pagamento. ...
  6. Descreva as garantias.

Contrato com termo ou sem termo, faz diferença?

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Para quem não conhece quais os tipos de contrato de trabalho, podemos citar os principais como sendo os seguintes:
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;

Quando o contrato não é obrigatório nos termos da lei 8666 93?

§ 4o É dispensável o "termo de contrato" e facultada a substituição prevista neste artigo, a critério da Administração e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.

É obrigatório fazer contrato de locação?

Como visto, o contrato escrito de locação não é obrigatório, mas pode trazer segurança jurídica às partes. Entretanto, não pode ser qualquer contrato, pois, se for qualquer um (adquirido em papelarias, feitas cópias da internet) eles podem até mais atrapalhar do que ajudar.

O que é condição ou termo?

Fala-se, ainda, em condição suspensiva e resolutiva. A primeira gera expectativa de direito, pois, suspende tanto a aquisição como o exercício do direito. A segunda põe fim aos efeitos do negócio jurídico. TERMO: evento futuro e CERTO que condiciona o início dos efeitos do negócio jurídico.

Como fazer um termo simples?

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), na cidade de (informar) - (UF), por meio deste instrumento declaro me responsabilizar pela conservação de um (especifique o bem colocado em guarda), de ...

O que é um termo de adesão?

O alusivo TERMO DE ADESÃO, aqui sob análise, é um típico documento alusivo à contratação de um CARTÃO DE CRÉDITO que se constitui em uma forma de pagamento em que o banco empresta uma quantia monetária limitada ao titular do cartão, previamente decidida por meio de contrato.

O que é um termo no direito?

O termo delimita o prazo, assinalando seu início e/ou fim. O termo será certo quando o prazo for determinado por um acontecimento certo; legal quando fixado por lei; e convencional quando estipulado pelas partes.

O que é condição termo é encargo no direito civil?

Condição, termo e encargo constituem cláusulas contratuais que podem estar presentes nos negócios jurídicos celebrados. Tratamos aqui também no dicionário direito sobre processo extinto, processo baixado, e juntada de petição.

O que é termo no direito civil?

O termo é um elemento acidental do negócio jurídico que subordina a sua produção de efeitos com base num evento futuro e certo. Seu operador é o “quando”: quando tal evento ocorrer, tais serão as consequências sobre os efeitos do negócio jurídico.

Qual o mínimo de contrato de aluguel?

No caso das locações por prazos determinados, é bastante comum que os contratos de locações residenciais sejam sempre de 12 (doze) meses, pelo menos é o que se observa na prática. Contudo a lei não estipula prazo mínimo ou máximo de duração do contrato.

Quando o locador não assina o contrato?

De acordo com a Terceira Turma, a falta da assinatura de algum dos proprietários não está entre os vícios que, segundo o Código Civil, podem levar à anulação do contrato de locação.

Por que fazer um contrato?

A importância do Contrato
  1. Formaliza o acordo;
  2. Descreve as obrigações de cada um;
  3. Determina procedimentos a serem adotados se ocorrerem certas situações;
  4. Constitui uma segurança tanto para quem oferece o serviço quanto para quem contrata, já que se constitui de uma prova física que pode ser utilizada judicialmente.

Quando não for obrigatório o instrumento do contrato pode ser substituído dentre outros documentos pela nota de empenho de despesa?

Quando não for obrigatório, o instrumento do contrato pode ser substituído, dentre outros documentos, pela nota de empenho de despesa. A ordem de execução de serviço não é instrumento hábil a substituir o instrumento do contrato, mesmo quando este não seja obrigatório.

O que diz o artigo 65 da Lei 8666 93?

65 da Lei 8666 /93 pelo qual se estabeleceu, no § 2º, limites rígidos para os acréscimos ou supressões do § 1º. O contratado é obrigado a aceitar variações de até 25% do valor inicial corrigido do contrato para acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras.

Quando a licitação é dispensável?

Uma licitação será dispensável quando a Administração Pública tiver discricionariedade para tal, isto é, quando tiver a opção de escolher se fará ou não o procedimento licitatório. Todas as hipóteses de dispensa estão elencadas no art. 24 da lei 8666/93 ou no art. 75 da lei 14133/21.

Quais são os tipos de contratos que existem?

Conheça os tipos de contrato de trabalho permitidos no Brasil
  • Contrato por tempo indeterminado.
  • Contrato por tempo determinado.
  • Contrato de trabalho temporário.
  • Contrato de trabalho autônomo.
  • Contrato de prestação de serviços.
  • Contrato de trabalho terceirizado.
  • Contrato de trabalho intermitente.
  • Contrato de trabalho parcial.

Quais tipos de contratos de trabalho são utilizados pela empresa em que você trabalha?

Quais são os tipos de contrato de trabalho? Em relação à duração dos contratos, eles se dividem em contratos de tempo determinado, indeterminado e intermitente.

Quais tipos de contratação de uma empresa?

2. Quais são as 10 formas de contratação?
  • Carteira assinada (CLT) É a contratação em regime integral clássica da CLT, indicada para colaboradores fixos da organização. ...
  • Trabalho com contrato PJ (freelancer) ...
  • Contratação temporária. ...
  • Trabalho parcial. ...
  • Estágio. ...
  • Jovem Aprendiz. ...
  • Terceirização. ...
  • Home office ou trabalho remoto.

Qual a diferença entre obrigação condicional é obrigação a termo?

f) Obrigações condicionais: hipótese em que o cumprimento da obrigação depende de um evento futuro e incerto. O devedor só se obrigará a cumprir a obrigação se houver o implemento da condição estipulada. g) Obrigações à termo: modalidade em que o cumprimento da obrigação depende de um evento futuro e certo.

O que é encargo ou modo?

Modo ou encargo é a determinação acessória acidental do negócio jurídico que impõe ao beneficiário um ônus a ser cumprido, em prol de uma liberalidade maior. Art. 136 .

Artigo anterior
O que causa a neurose?
Artigo seguinte
É possível aumentar a flexibilidade?