Quem é considerado desertor?

Perguntado por: Edgar Macedo de Anjos  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de oito dias injustificadamente. A deserção é crime permanente quanto à forma e de mera condita quanto ao resultado.

Como sei q sou um desertor?

No serviço militar, quando existe uma ausência no posto de trabalho de mais de 8 dias sem que haja licença ou aviso, o servidor é considerado um desertor segundo o Código Penal Militar Brasileiro. A ação é conhecida como "crime de deserção" e a punição prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção.

Quantos dias é considerado desertor?

O crime de deserção configura-se pela simples ausência (crime formal), por mais de oito dias, e se concretiza no nono dia, contado como primeiro dia o de sua ausência da unidade.

O que é um homem desertor?

Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos. e. exercer cargo público.

Por que desertar é crime?

3 CRIME DE DESERÇÃO

É classificado como crime próprio, pois somente poderá ser praticado por sujeito militar. Célio Lobão (2004, p. 258), ensina sobre o crime de deserção é propriamente militar “por ser tratar-se de infração penal específica e funcional do ocupante de cargo militar”.

CRIME DE DESERÇÃO (PROCEDIMENTO GERAL) - DIREITO MILITAR - PROF MARCUS LUNA

43 questões relacionadas encontradas

Qual a pena para deserção?

Uma das formas para cometimento do crime de deserção está capitulada no art. 187 do CPM, assim destacado: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou de lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena – Detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.”

Quem comete crime de deserção?

Comete crime de deserção em tempo de paz, no Brasil, todo militar da ativa que pratica qualquer uma das condutas tipificadas nos arts. 187 e 188, I a IV (deserção simples), 190, caput e §§ 1º, 2º e 2º-A (deserção especial), e 192 (deserção por evasão ou fuga) do CPM. À exceção do inciso IV do art.

Quando o soldado desiste?

Na terminologia militar, deserção é o abandono do serviço ou posto por um militar sem permissão de um superior e é feito com o intuito de não regressar à sua posição ou função. Na maioria dos países que mantêm forças armadas permanentes, a pena para deserção costuma ser prisão ou expulsão.

Quem não se alistou?

R – Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá: Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, ...

O que é um exército Desarranchado?

[Militar] Que deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel, por consentimento ou por ordem de seus superiores. substantivo masculino [Militar] Soldado que, por ordem ou com o aval de seus superiores, deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel.

Quando o militar é considerado ausente?

Nos termos do artigo 89 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), é considerado ausente o militar que, por mais de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, deixar de comparecer à sua organização militar sem comunicar qualquer motivo de impedimento ou ausentar-se, sem licença, da organização ...

O que caracteriza o crime de motim?

O motim é crime militar próprio, em que o sujeito ativo é o militar. Motim é um crime que só militares e seus assemelhados podem cometer. O dolo, elemento do tipo, é o genérico, não existindo a modalidade culposa no motim. Tanto o motim como a revolta são crimes que exigem ação penal pública incondicionada.

Quais os casos assimilados à deserção?

Comete o delito assimilado ao de deserção o militar que não se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, após o prazo de trânsito ou de férias.

O que acontece se não comparecer no dia do alistamento?

O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “REFRATÁRIO”.

Como saber minha situação no Exército?

Para consultar a situação de inscrição, basta acessar o portalwww.alistamento.eb.mil.br e verificar se deverá se apresentar no Tiro de Guerra 02/086 de Mogi Guaçu ou na Junta de Serviço Militar.

Quanto é a multa por não se apresentar no Exército?

A taxa militar é de R$ 4,78 e o pagamento é feito no Banco do Brasil. Já a multa por atraso no alistamento também custa R$ 4,78, paga no mesmo banco. Os valores são válidos até 31 de março de 2021.

Como fazer para pegar o certificado de reservista atrasado?

Quem perdeu o prazo no ano passado pode fazer o pedido on-line. Para isso, são necessários alguns documentos na hora da inscrição, tais como: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.

Como faço para regularizar meu certificado de reservista?

Deverá procurar a Junta de Serviço Militar do município de residência para regularizar a sua situação.

Como tirar a reservista depois dos 20 anos?

Compareça a uma JUNTA DE SERVIÇO MILITAR com os seguintes documentos:
  1. Requerimento de dispensa de incorporação;
  2. Comprovante de Residência.
  3. Documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento público com identificação);

O que causa expulsão no Exército?

§ 3º A expulsão, ocorrerá: a) por condenação irrecorrível resultante da prática de crime comum ou militar, de caráter doloso; b) pela prática de ato contra a moral pública, pundonor militar ou falta grave que, na forma da Lei ou de Regulamentos Militares, caracterize seu autor como indigno de pertencer às Forças ...

O que é abandono de posto militar?

2.1 Abandono de posto

Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá- lo: Pena – detenção, de três meses a um ano.

O que pode te impedir de ir para o Exército?

  • O portador de deficiência física definitiva, notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária.
  • O jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos.
  • O integrante da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe processo de isenção.

Quando o policial militar é considerado desertor?

125 /90 estabelece que, o policial militar que contar com menos de 05 (cinco) anos de efetivo serviço, será automaticamente excluído ou demitido, após oficialmente declarado desertor.

Quais são os crimes militares?

É o caso, por exemplo, dos crimes de deserção, de violência contra superior, de violência contra inferior, de recusa de obediência, de abandono de posto, de conservação ilegal do comando etc.

Quando o militar da União ou estadual é considerado desertor?

Do art. 187 do CPM (BRASIL, 1969a), tem-se que a deserção consiste em “ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”. A este delito, o Código determinou pena de detenção de seis meses a dois anos, sendo a pena agravada se o culpado for oficial.

Artigo anterior
Quem é o traidor em Jujutsu Kaisen?
Artigo seguinte
Qual a natureza de operação de uma nota fiscal?