O que é sujeito passivo português?

Perguntado por: Alexandra Francisca Magalhães Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Ele é classificado em: Sujeito ativo: quando a oração se encontra na voz ativa, o sujeito pratica a ação. Sujeito passivo: quando a oração se encontra na voz passiva, o sujeito recebe a ação.

O que é voz passiva de um exemplo?

Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.

O que é um verbo passivo?

Voz passiva. O verbo de uma oração está na voz passiva quando a ação é sofrida pelo sujeito, que não é o mesmo que pratica a ação verbal.

Como saber se o verbo é passivo ou ativo?

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

Qual é o sujeito na voz passiva?

Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela.

Sujeito X Agente da Passiva [Prof. Noslen]

25 questões relacionadas encontradas

Como colocar na voz passiva?

A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Como saber se é voz ativa?

Na voz ativa, o sujeito pratica a ação. Exemplo: O menino tirou a foto. Na frase acima, “o menino” é o sujeito que pratica a ação de tirar a foto.

Como identificar voz ativa passiva e reflexiva?

São três as vozes verbais:
  1. a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:
  2. b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:
  3. c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.

Quais são as três vozes verbais?

No português, as vozes verbais podem ser de três tipos:
  • voz ativa;
  • voz passiva;
  • voz reflexiva.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Qual é a diferença entre voz passiva e passividade?

Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva! ... Nas duas construções, não há estrutura de voz passiva, mas os sujeitos (“O Brasil e “O funcionário”) são passivos em relação à ação verbal.

O que é ser uma pessoa ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

O que são vozes verbais exemplos?

As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva. Sujeito é o agente da ação. Exemplo: Vi a professora.

Como identificar o agente da passiva?

Agente da passiva é um termo da oração que pratica a ação expressa pelo verbo, porém na voz passiva analítica. O agente da passiva sempre vem introduzido pela preposição “por” combinada com os artigos definidos “os”, “as”, “o” e “a”. Além disso, o agente da passiva também pode ser introduzido pela preposição “de”.

O que é voz passiva analítica exemplos?

A voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar SER e eventualmente, outro verbo auxiliar, o particípio de um verbo transitivo, uma preposição e o agente da passiva. Exemplo: O trabalho (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) feito (verbo no particípio) por (preposição) ele (agente da passiva)

Como saber se a voz e reflexiva?

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.

Como saber se é agente ou paciente?

Sujeito agente e sujeito paciente
  1. a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo.
  2. Maria preparou o jantar para todos.
  3. João viajou para São Paulo.
  4. Marcos construiu aquela casa.
  5. b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação.
  6. O jantar foi preparado por Maria.
  7. A maçã foi mordida por ela.

Qual é a diferença entre a voz reflexiva e a voz passiva sintética?

Se a voz ativa é aquela cujo sujeito executa a ação e a voz passiva é aquela cujo sujeito sofre a ação, o que se pode deduzir é que a voz reflexiva apresenta um sujeito que executa e sofre a ação.
...
Entenda a voz passiva sintética
  • Aumentaram-se os preços dos combustíveis. ...
  • Vendem-se apartamentos.
  • Apartamentos são vendidos.

O que é oração na voz ativa?

Na voz ativa o sujeito é o agente da oração, ou seja, a ação do verbo da oração é praticada pelo sujeito. Exemplos: Os alunos alugaram os livros. Ele alugou a casa de verão.

Como identificar voz passiva sintética?

Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Entretanto, pode flexionar-se também quanto à voz.

É voz passiva?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

O que é sujeito e exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

Como saber quem é o sujeito da frase?

O sujeito é o elemento que sofre ou faz uma ação e o predicado é o elemento que faz referência ao sujeito. O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase.

Como se acha o sujeito em uma oração?

O sujeito aparece, habitualmente, antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. As perguntas quem?, o quê? e quê? feitas antes do verbo, facilitam a identificação do sujeito.

Artigo anterior
Como tirar o azedo do feijão com limão?
Artigo seguinte
Quem derrotou o Kaido?