O que é sujeito e predicado exemplo?

Perguntado por: Rafaela Débora Monteiro Santos Figueiredo  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado). Rio de Janeiro (sujeito) é uma cidade de contrastes (predicado). As aulas (sujeito) começaram em fevereiro (predicado).

Qual é o sujeito e o predicado da frase?

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

Como saber qual é o predicado?

Predicado
  1. Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
  2. O predicado pode ser classificado de duas formas:
  3. Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
  4. Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.

Como separar o sujeito do predicado na frase?

Essa vírgula não é obrigatória, mas pode colocá-la. Embora separe o sujeito do predicado, trata-se de uma situação admissível, se do sujeito fizer parte uma oração relativa adjectiva restritiva («que o colaborador queira acrescentar»), sobretudo quando se juntam duas formas verbais de orações diferentes.

Como saber quem é o sujeito da frase?

Como identificar o sujeito? Para identificar o sujeito, você deve perguntar “quem” ou “o que” praticou ou sofreu a ação verbal.

SUJEITO E PREDICADO – Como Identificar o Sujeito e Predicado? Aprenda PASSO A PASSO Com EXEMPLOS!

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de predicado exemplos?

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

Qual é o predicado da oração?

Elemento importante da oração, o predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Quando identificamos o sujeito, fazendo uma pergunta para o verbo da oração, identificamos também o seu predicado. Nele sempre haverá um verbo ou uma locução verbal.

O que é o predicado da frase?

O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito e, de acordo com o seu núcleo, pode ser de diferentes tipos.

O que é predicado verbal e dê exemplo?

Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Veja abaixo o que é núcleo do predicado verbal. Maria comprou roupas ontem.

O que é predicado é como se classificam?

► Predicado: O predicado é tudo aquilo que se fala a respeito do sujeito. ► Núcleo do predicado: É a palavra mais importante do predicado. ► Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado é um verbo. ► Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado é um nome (adjetivo ou substantivo).

Quais são os 4 tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Qual é o sujeito?

O sujeito é um termo essencial da oração sobre o qual se faz uma declaração e pode ser classificado em vários tipos, de acordo com o núcleo que apresenta. Como você já deve saber, o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração.

Quais são os tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito são sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto e sujeito indeterminado. O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é.

Qual é o predicado da frase José chegou cansado?

José chegou cansado. Predicado verbo-nominal Sujeito Verbo transitivo Objeto Predicativo do objeto Maria abriu o presente inesperado.

Qual é a função do predicado?

Elementos que formam um texto

O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto). Já os predicados podem ser classificados entre nominal, verbal e verbo-nominal.

O que separa uma oração da outra?

O uso da vírgula é muito comum na língua portuguesa, mas não está associado à respiração durante a leitura. Há regras específicas para seu uso, indicando leves pausas, mas também o destaque e a separação de algumas palavras ou de alguns termos entre as orações. A seguir, vamos entender alguns desses casos.

O que é uma pessoa cheia de predicados?

2 Qualidade considerada positiva ou desejável, como bondade, delicadeza, gentileza etc.; mérito, virtude: Encontrou uma pessoa com muitos predicados.

Como saber o predicativo do objeto?

O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva. O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado. Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.

Como fazer a pergunta para achar o sujeito?

Para fazer a identificação do sujeito, as perguntas quem? e o quê? devem ser feitas antes do verbo. O sujeito aparece quase sempre antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração.

Como reconhecer uma oração?

Como identificar uma oração

Orações podem ser identificadas por meio da presença ou da ausência de verbos nas construções sintáticas e da presença de conectivos como conjunções e locuções conjuntivas.

Artigo anterior
Qual melhor app de limpeza para iPhone?
Artigo seguinte
Quais os sintomas do tendão do ombro rompido?