O que é subestação de transmissão?

Perguntado por: Wilson Álvaro Valente Brito  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

As subestações são instalações que contém equipamentos que controlam essencialmente a transmissão e a distribuição de energia elétrica com altas potências. Os geradores fornecem tensões entre 220V até 480V às subestações, que então se encarregam em garantir que a energia elétrica chegue até o seu destino final.

O que é uma subestação de transmissão?

As subestações formam um sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora até a unidade consumidora. Além disso, podem transformar e armazenar a tensão gerada, fazendo o papel de pontos de entrega para atender às demandas.

Qual a definição de uma subestação?

Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle. As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica.

O que são subestações e quais suas funções?

Basicamente, uma subestação é uma complexa instalação elétrica de alta potência que contém equipamentos que são responsáveis pela transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, também conta com equipamentos de proteção e controle.

Qual a função da subestação Abaixadora é de que forma essa energia chega até o consumidor?

SUBESTAÇÃO ABAIXADORA OU DE DISTRIBUIÇÃO

O transformador da subestação abaixadora recebe energia da transmissão nas mais diversas tensões existentes como: 230, 345, 440, 500, 525, 600 ou 765kV, e rebaixa para distribuição, em geral, para 13,8kV (ou média tensão).

O que é uma SUBESTAÇÃO? Entenda pra que serve uma SUBESTAÇÃO!

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a função de um transformador?

A principal função dos transformadores é a de mudar o valor da tensão elétrica e da corrente elétrica, elevando-os ou diminuindo-os. Os transformadores são usados para elevar ou abaixar a tensão elétrica.

Como são classificadas as subestação?

As subestações podem ser classificadas quanto à sua função e a sua instalação. É aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente, SE Transformadora Elevadora e SE Transformadora Abaixadora.

Qual o equipamento principal de uma subestação?

Disjuntores são os equipamentos de uma subestação de energia mais importantes no que diz respeito à segurança dela. Além disso, nas redes elétricas, são os mais efetivos dispositivos de manobra em uso. Os disjuntores são preparados para interromper, estabelecer e conduzir correntes normais e anormais dos sistemas.

Qual a diferença de subestação?

As subestações são instalações que contém equipamentos que controlam essencialmente a transmissão e a distribuição de energia elétrica com altas potências. Os geradores fornecem tensões entre 220V até 480V às subestações, que então se encarregam em garantir que a energia elétrica chegue até o seu destino final.

Quem pode mexer em subestação?

9.1.6 O acesso a subestações somente é permitido a pessoas BA4 e BA5, sendo proibido o acesso a pessoas BA1. Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Qual a maior subestação de energia do Brasil?

A primeira ligação com esse mercado consumidor, do lado brasileiro, é feita por meio da subestação de Furnas. “Esta é a maior subestação do Brasil e uma das maiores do mundo, com um milhão de metros quadrados de área energizada”, informou o gerente de Produção Paraná, Fábio Valentim Dias.

O que significa 230 kV?

Um projeto subestação 230 KV é um tipo de tensão típica, utilizada em muitas subestações responsáveis por abastecer grades regiões, como a conhecida subestação de Foz do Iguaçu, capaz de abastecer grandes áreas no Brasil.

O que são equipamentos de transformação?

1 Equipamentos de Transformação Prof. Vilmair E. Wirmond, M.Sc. É um equipamento de operação estática que por meio de indução eletromagnética transfere energia de um circuito chamado primário para outro denominado secundário, sendo mantida a mesma frequência porém com tensões e correntes diferentes.

Como podemos classificar as centrais elétricas?

De acordo com a ANEEL, as geradoras de energia elétrica de porte pequeno podem ser classificadas em Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e Central Geradora Hidráulica (CGH). As Pequenas Centrais Hidrelétricas são usinas com reservatório de até três quilômetros quadrados e com potência instalada entre 1 e 30 MW.

Qual a função de um transformador de potência?

Princípio de funcionamento de um transformador de potência

A variação do fluxo magnético que percorre um condutor induz nesse condutor uma corrente elétrica. O aumento da corrente no enrolamento primário origina um aumento do fluxo magnético através do enrolamento secundário, induzindo nesse enrolamento uma tensão.

Quais as principais aplicações dos transformadores?

Os transformadores são muito usados em dispositivos e instalações elétricas, operando como transformador elevador, abaixador ou isolador. Aplicação muito comum para é no transporte de grande quantidade de energia elétrica para longas distâncias, assim reduzindo as quedas de tensões ao longo dos percursos.

Qual a função do transformador de rua?

A função básica de um transformador é essa que explicamos acima. Ele serve para baixar ou aumentar as tensões e correntes elétricas em circuitos de consumo. ... Por isso que sempre vemos transformadores grandes nos postes que estão na rua. A função é abaixar a tensão da rede elétrica para níveis domésticos.

O que são equipamentos de manobra?

Dispositivos de manobra são componentes eletromecânicos ou eletrônicos responsáveis por impedir ou permitir a passagem de corrente elétrica entre a fonte e a carga através de manobras como desligamento ou acionamento.

O que é a relação de transformação?

Relação de transformação é a relação que existe entre as tensões e correntes do primário e secundário de um transformador. Considere a representação elétrica de um transformador monofásico, mostrado na Figura 1, onde as correntes e tensões são tratadas como senoidais puras.

Quais são os três tipos de transformadores?

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

Quais os níveis de tensão da geração?

As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.

Como identificar uma rede de alta tensão?

As linhas de transmissão no Brasil são classificadas de acordo com o seu nível de tensão de operação.
...
São eles:
  1. A1 – Tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV.
  2. A2 – Tensão de fornecimento entre 88 kV e 138 kV.
  3. A3 – Tensão de fornecimento de 69 kV.

Qual deve ser a distância mínima entre o solo e o ramal de ligação 220 V na travessia de uma avenida?

4.6.19A distância mínima é de 0,6 m entre os condutores do ramal e cabos de telefonia, sinalização, etc.

Qual é a maior hidrelétrica do Brasil?

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.

Artigo anterior
Como acabar com vespas no jardim?
Artigo seguinte
O que comer para baixar o hematócrito?