Como ocorre a alodinia?

Perguntado por: Letícia Leticia Amaral Mendes Guerreiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (27 avaliações)

Trata-se de uma disfunção da actividade cerebral que se manifesta como uma sensação de dor quando, normalmente, o estímulo não é doloroso. Quando uma pessoa tem uma sensação e os impulsos que chegam ao cérebro são interpretados como uma sensação desagradável, produz-se dor.

O que é a alodinia?

[ Medicina ] Sensação dolorosa causada por um estímulo que normalmente não causa dor.

O que é hiperalgesia e alodinia?

A hiperalgesia, também chamada de hiperpatia, é a resposta exagerada a um estímulo doloroso e a alodinia é uma dor produzida por um estímulo que normalmente não causa dor, como por exemplo um leve toque na pele (WOOLF & MAX, 2001; WOOLF, 2004).

Como se dá o processamento da dor?

O processamento central da dor, vai ocorrer em cinco vias ascendentes principais: tratos espinotalâmico, espinorreticular, espinomesencefálico, cervicotalâmico e espino-hipotalâmico.

Como avaliar alodinia?

Para avaliar alodínia mecânica dinâmica, Young et al. 117 (2005) utilizaram uma gaze 4 × 4 dobrada para tocar levemente a pele na frontal, queixo e antebraço de pacientes com cefaleias. A alodínia mecânica dinâmica esteve presente em 41% dos indivíduos avaliados. O mesmo método foi utilizado por Ashkenazi et al.

ALODINIA

18 questões relacionadas encontradas

Como é feita a avaliação da dor?

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

Como classificar a dor do paciente?

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
  1. Zero (0) = Ausência de Dor.
  2. Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade.
  3. Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada.
  4. Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.
  5. Dez (10) = Dor de intensidade insuportável.

Como a dor chega no cérebro?

A dor chega ao nosso cérebro através dos neurônios que são células especializadas em transmitir impulsos nervosos no nosso corpo. Além de transmitir os impulsos nervosos, eles têm aparelhos especializados para sentir estímulos.

O que pode desencadear a hiperalgesia?

A hiperalgesia é comum durante uma síndrome de abstinência de pessoas com uso abusivo de álcool ou outras drogas com efeitos analgésicos, como opioides. Quanto maior a dose habitual do analgésico pior a dor durante a abstinência dessa droga.

Como tratar hiperalgesia?

A estratégia mais usada para evitar tolerância e hiperalgesia do opioide é o uso concomitante de outros analgésicos, além de tratamento não medicamentoso 3,6. Em geral, a redução do efeito analgésico do opioide durante um tratamento é considerada tolerância ao opioide, sendo aumentada a dose.

Qual a diferença entre dor e nocicepção?

A dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo.

Para que é indicado cloridrato de duloxetina?

Este medicamento é indicado para o tratamento da depressão. O cloridrato de duloxetina é eficaz na manutenção da melhora clínica durante o tratamento contínuo, por até seis meses, em pacientes que apresentaram resposta ao tratamento inicial.

O que significa quando a pele está dolorida?

Os fatores externos que podem desencadear a sensibilidade da pele são calor, frio e vento. Isso acontece porque esses fatores causam mudanças bruscas de temperatura que desencadeiam a liberação da molécula da coceira, a histamina na pele.

Quando a pele fica sensível ao toque?

As causas dermatológicas da pele sensível são uma função barreira de proteção da superfície prejudicada, além das terminações nervosas hipersensíveis na pele. A pele sensível também pode ter um “microbioma” fora de equilíbrio - a população de bactérias do bem (e outras nem tanto) que vivem na superfície da pele.

Como saber se tenho hiperalgesia?

hiperalgesia: sensação de dor causada por diminuição do limiar a estímulos, levando a maior sensibilidade à dor; hipoalgesia: denota o aumento do limiar a estímulos, com menor sensação de dor; analgesia: caso a sensação de dor seja nula; disestesia: sensações anormais diante a um estímulo nociceptivo.

Quais estímulos podem ativar um Nociceptor?

Os nociceptores silenciosos são ativados por estímulos químicos, mediadores inflamatórios, respondem a estímulos mecânicos e térmicos somente depois de serem ativados. Estes nociceptores também possuem pequenas fibras C amielinizadas que conduzem impulsos na velocidade menor de 3 m/s.

O que é hiperalgesia primária?

Hiperalgesia: aumento da resposta dolorosa produzida por um estímulo nocivo. Hiperalgesia primária: hiperalgesia na região da lesão tecidual. Hiperalgesia secundária: hiperalgesia na re- gião que circunda a lesão tecidual. Analgesia: redução ou anulação da dor.

É possível sentir dor no cérebro?

Todavia, algo que poucas pessoas sabem é que o cérebro humano carece de estruturas nociceptores, isto implica que o cérebro em si não possui receptores para sensações dolorosas, ou seja, não sente dor.

Qual a via Aferente da dor?

Alguns Neurônios III da via paleoespinotalâmica (formação reticular), projetam-se também para a amígdala, o que contribui para o componente afetivo da dor. A via paleoespinotalâmica é responsável por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crônico (dor em queimação).

Como a Enfermagem pode avaliar a dor?

O enfermeiro explica ao paciente a escala numérica de dor de modo que a nota 0 (zero) significa que o paciente não sente nenhuma dor e a nota 10 significa dor em seu grau máximo. Essa escala ajuda o enfermeiro e o paciente a acompanhar sua melhora de acordo com a conduta analgésica tomada.

Como se classifica a dor quais os instrumentos de avaliação da dor?

Eles podem ser classificados em: unidimensionais ou multidimensionais. Os chamados unidimensionais analisam apenas uma característica, em geral a intensidade. Os multidimensionais avaliam a dor em mais de uma das dimensões citadas anteriormente.

Quais são os tipos de dor?

Tipos de Dor
  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

O que é a avaliação da dor?

Os médicos devem avaliar a causa, a gravidade e a natureza da dor e seu efeito sobre atividades, humor, cognição e sono. A avaliação da causa da dor aguda (p. ex., dor lombar.

O que deve ser registrado na avaliação da dor?

A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor descrevem a dor como o quinto sinal vital, devendo este ser avaliado e registrado com os outros sinais: temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.

É possível medir a dor?

Para se medir a intensidade da dor que o paciente sente, há escalas específicas. As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN).

Artigo anterior
Qual o esporte mais praticado do Brasil?
Artigo seguinte
Qual a melhor plataforma para criar jogos?