Que tipo de fluido e o mel?

Perguntado por: Ivo Emanuel Reis de Cardoso  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

(2002), que caracterizaram o mel como fluido newtoniano, e Muller (1977) que, estudando mel procedente de flores de eucalipto (Eucalyptus ficifolia), afirmou que o mel tem comportamento não-newtoniano e reopético.

Qual é a viscosidade do mel?

Para se ter uma sensação prática dos valores: a viscosidade da água, a 20 oC, é aproximadamente 1 cP , a do mel vale 300 cP e a da manteiga é de 10 000 cP.

Quem é mais viscoso água ou mel?

Viscosidade é a resistência que o líquido tem para fluir.

Podemos pensar na comparação do mel e da água: o mel demora muito mais para fluir, portanto tem maior viscosidade que a água.

Que tipo de fluido e o ketchup?

Exemplos cotidianos de fluídos não-newtonianos: O ketchup e a pasta de dentes também são materiais tixotrópicos, ou seja, eles se tornam menos viscosos sob ação de uma força de cisalhamento, voltando a recuperar sua viscosidade, de forma gradual, quando esta força cessa. Este efeito é dependente do tempo de observação.

O que é reologia de alimentos?

A análise reológica da comida ajuda a identificar a textura adequada de seus produtos para atender às expectativas dos clientes. ... Neste contexto a reologia dos alimentos ajuda a criar a “sensação” esperada para seus produtos, por exemplo, certa cremosidade ou dureza, suculência ou suavidade, fragilidade ou delicadeza.

Fluido Tixotropico - Mel

24 questões relacionadas encontradas

Como funciona o líquido não newtoniano?

Um fluido não newtoniano é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, mais precisamente quando a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação. Como consequência, fluidos não newtonianos podem não ter uma viscosidade bem definida.

O que são sólidos ideais?

Sólidos ideais: se deformam elasticamente; quando a energia requerida para deformação é removida o corpo volta à sua forma original. Fluidos ideais: se deformam irreversivelmente (fluem); a energia requerida é dissipada sob a forma de calor e não é recuperada pela remoção da tensão.

Quais são os tipos de fluido?

Alguns exemplos simples de fluidos são: água, óleo, ar, álcool, magma vulcânico (lava), ketchup, tinta, gases nobres (néon, xenônio, criptônio, hélio, etc.), sangue, misturas úmidas de água com farinha ou água com cimento.

Como saber se o fluido e newtoniano?

Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.

Quais os principais tipos de fluidos?

Fluidos são substâncias capazes de escoar e que se deformam com facilidade. Incluem os líquidos, os gases e até mesmo o plasma.

Porque o mel e viscoso?

Nos líquidos, diminui com a temperatura, como pode ser visto se o xarope ou mel é aquecido. Isso ocorre porque as moléculas estão se movendo mais e, portanto, passam menos tempo em contato um com o outro. Em contraste, a resistência ao movimento em gases aumenta com a temperatura.

Quanto mais viscoso mais denso?

Quando um líquido viscoso é aquecido, sua velocidade de fluxo aumenta, mas a densidade ainda é praticamente a mesma. Conclusão: Como não há relação entre os dois, a máxima de que fluidos mais densos ​​são mais viscosos é enganosa.

Quanto mais viscoso?

Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento.

Qual é a densidade do mel?

O mel de abelha apresentou densidade média de 1,358 + 0,004 (g.mL-1), enquanto que o de cana 1,3445+ 0,0005 (g.mL-1), explicados pelo elevado teor de impurezas.

Quais as características do mel?

O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce elaborado a partir do néctar das flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas ou ainda de excreções de insetos sugadores de plantas, no qual abelhas melíferas coletam, transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias.

Qual o brix do mel?

No mel, esse resultado representa, com bastante exatidão, a quantidade, em percentual, de açúcares totais (SILVA et al, 2003). Silva et al (2004), encontraram valores de grau Brix que variaram entre 76,07 a 80,80 ºBx, analisando méis de Apis, originários do estado do Piauí.

O que são fluidos newtoniano e não newtoniano?

Também podem ser classificados quanto à relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento: - Fluidos Newtonianos: sua viscosidade é constante, seguem a Lei de Newton. ... - Fluidos Não Newtonianos: a relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não é constante.

Por que a água é um fluido newtoniano?

Os fluidos newtonianos possuem uma viscosidade constante, ou seja, não sofrem alteração quando aplicada uma força, alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais.

Como fazer o líquido não newtoniano?

É bem fácil fazer oobleck em casa: coloque duas xícaras de amido de milho numa tigela e, aos poucos, vá acrescentando água (cerca de uma xícara) até criar uma mistura que se assemelha a uma massa de panqueca. Este é um bom exemplo de “fluido não-newtoniano”.

O que são fluidos Cite exemplos?

Trata-se de uma substância que apresenta capacidade de fluir ou escoar e não possui estrutura cristalina. ... Algumas substâncias, como o mel e o piche, levam um certo tempo para adquirir a forma do recipiente, mas um fluido sempre assumirá o mesmo formato que o recipiente onde está inserido.

O que se entende por fluido?

1.2 - Fluido

Pode-se definir fluido como uma substância que se deforma continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força tangencial por menor que ele seja. contém possuindo volume definido e, é praticamente, incompressível.

Qual a diferença de fluido e fluido?

Fluido, sem acento, é dissílabo (flui-do). Pode ser substantivo (fluido do isqueiro) ou adjetivo (substância fluida). ... Fluído, com acento, é trissílabo (flu-í-do). Trata-se do particípio do verbo fluir: O trânsito tem fluído bem, sem retenções.

Qual a diferença entre fluidos e sólidos?

A diferença fundamental entre sólido e fluido está relacionada com a estrutura molecular, já que para o sólido as moléculas sofrem forte força de atração, isto mostra o quão próximas se encontram e é isto também que garante que o sólido tem um formato próprio, isto já não ocorre com o fluido que apresenta as moléculas ...

Qual a diferença entre fluido e sólido?

A diferença fundamental entre sólido e fluido está relacionada com a estrutura molecular: Sólido: as moléculas sofrem forte força de atração (estão muito próximas umas das outras) e é isto que garante que o sólido tem um formato próprio; Fluido: apresenta as moléculas com um certo grau de liberdade de movimento (força ...

O que são características Reologicas?

A reologia é o estudo do comportamento da fluidez da matéria, avaliando a elasticidade, viscosidade (resistência ao fluxo) e a plasticidade. A viscosidade e a consistência de um produto podem determinar a sua aceitação pelo consumidor.

Artigo anterior
Qual a quantidade certa de veda rosca?
Artigo seguinte
O que podemos encontrar no espaço urbano?