O que é sinal de Murphy negativo?

Perguntado por: José Joaquim Macedo de Pinheiro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

O sinal de Murphy possui alta sensibilidade e importante fator preditivo negativo, mas a especificidade é baixa. O que significa isto? Isso significa que sua ausência praticamente exclui certas doenças, especialmente a inflamação da vesícula biliar, mas sua presença não se traduz necessariamente em colecistite aguda.

O que é um Sinal de Murphy?

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Como fazer sinal Murphy?

Sinal de Murphy:

Sem afrouxar a pressão exercida pela mão palpadora, manda-se o paciente inspirar profundamente. Em caso de dor, o paciente interrompe o movimento respiratório, ao mesmo tempo em que reclama da palpação dolorosa.

Onde se localiza o ponto Cistico?

O ponto cístico localiza-se no cruzamento entre as linhas do rebordo costal di- reito e da borda lateral do músculo reto abdominal direito. A vesícula normal não deve ser palpável neste ponto, porém esta é a localização da dor e da avaliação semiológica do paciente.

O que é o sinal de Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

Sinal de Murphy

42 questões relacionadas encontradas

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Como avaliar Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

O que se localiza no hipocôndrio esquerdo?

Hipocôndrio esquerdo é um das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se acima da cintura, mas abaixo do tórax, na região das costelas (9ª à 12ª), à esquerda do epigástrio, no terço mais cefálico. O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço.

Quais são os tipos de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

O que é um abdome tenso?

Rigidez abdominal é a dureza do abdômen devido ao endurecimento dos músculos do estômago, ocorrendo sempre que a região é tocada. Esta é uma resposta involuntária para prevenir a dor que essa pressão causaria devido a um problema interno.

Como fazer o sinal de Signorelli?

Percussão: macicez na metade inferior do hemitórax esquerdo inclusive sobre a coluna vertebral (sinal de Signorelli). Ausculta: murmúrio vesicular abolido na metade inferior do hemitórax esquerdo; presença de sibilos discretos e estertores finos na região anterosuperior do mesmo hemitorax.

Como é realizado o sinal de Jobert?

Sinal de Jobert: Hipertimpanismo em região hepática, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre (por exemplo: úlcera péptica).

Como identificar apendicite apalpando?

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia.

O que é o sinal de Kernig?

Sinal de Kernig

Quando o sinal é positivo, o paciente sente dor, resistência e incapacidade de estender o joelho por completo. Outra definição dada ao sinal de Kernig é a incapacidade do paciente em estender o joelho além de 135° graus enquanto mantém o quadril flexionado.

Qual o objetivo da inspeção dinâmica no exame físico?

Na inspeção dinâmica a realização de manobras é para realçar possíveis retrações e abaulamentos, que podem sugerir ou não processos malignos, bem como, verificar o comprometimento dos planos musculares, cutâneo e gradil costal.

Como descrever a palpação?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

O que é palpação na fisioterapia?

A Anatomia Palpatória é uma técnica que através do tato nos permite compreender as estruturas corporais bem como suas funções e sincronismos. A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos.

Quais são os tipos de abdome?

Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.

Como fazer palpação no paciente?

Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

Qual a função do Hipocondrio?

O hipocôndrio é um termo de anatomia que descreve uma área do abdômen situada sob o diafragma e as costelas flutuantes, de cada lado do epigastro. O hipocôndrio direito engloba o ângulo direito do cólon, as vias biliares, a vesícula biliar e o fígado.

Quais são os órgãos que ficam do lado esquerdo do corpo?

No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.

O que se encontra no hipocôndrio direito?

Regiões abdominais
  • Hipocôndrio direito (HCD): fígado, vesícula biliar, rim direito;
  • Epigástrio: lobo esquerdo do fígado, piloro, duodeno, cólon transverso e cabeça e corpo do pâncreas;
  • Hipocôndrio esquerdo: baço, estômago, rim esquerdo, cauda do pâncreas;

Quais exames identifica apendicite?

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Como avaliar apendicite?

Exame físico

Um sinal clássico é a dor à palpação no quadrante inferior direito (sinal de McBurney) e a dor à descompressão brusca, se o apêndice for anterior. Pode haver também dor no quadrante inferior direito após a compressão do quadrante inferior esquerdo (sinal de Rovsing).

Como saber se é apendicite ou não?

Os principais sintomas de apendicite são:
  1. Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Náuseas ou vômitos;
  4. Perda de apetite;
  5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  6. Mal estar geral;
  7. Prisão de ventre ou diarreia;
  8. Barriga inchada ou excesso de gases;

Artigo anterior
Quantos graus suporta a lã de rocha?
Artigo seguinte
Qual a importância do diálogo entre História e pedagogia?