Qual a importância do diálogo entre História e pedagogia?
Perguntado por: Edgar Davi de Guerreiro | Última atualização: 9. April 2022Pontuação: 5/5 (61 avaliações)
O diálogo entre História e Pedagogia é importante na medida que ajuda o pedagogo a compreender as estruturais sócio-históricas de sua ciência e o historiador a compreender a transmissão de conhecimentos.
Qual a importância da história para a Pedagogia?
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.
Qual o objetivo da história mais especificamente da história da educação para a Pedagogia?
História da Educaçao
O Objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. O estudo da História da Educação e da Pedagogia é algo abra gente e diversificado.
Por que é importante que os professores tenham conhecimento histórico sobre o Fazer Docente?
A formação do homem se da na sociedade, se trata de um ser ativo no decorrer da sua trajetória, por isso a grande importância do conhecimento do docente para ampliar no discente a responsabilidade pela busca do saber.
Qual a importância da Pedagogia para a sociedade?
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
A importância do diálogo!
O que falar sobre Pedagogia?
A Pedagogia é a área do conhecimento que abarca os processos de ensino e aprendizagem. Os cursos de graduação nessa área preparam os profissionais para atuarem em diversos segmentos do mercado, que vão muito além da sala de aula, mas sempre voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana.
O que a Pedagogia proporciona?
O curso de Pedagogia proporciona ao estudante o ensino da ciência da educação e da arte de educar. Assim, esta é uma área do conhecimento que estuda o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem desde a infância até a vida adulta.
Por que Saviani defende a importância da história da educação na Pedagogia?
Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão ...
Quais foram os momentos históricos sociais que contribuíram para o tema Pedagogia Social e seu estudo?
Foram as problemáticas sociais que emergiram da industrialização, a partir da metade do século XIX, especialmente na Alemanha, que motivaram tal sistematização da pedagogia social como ciência e como disciplina.
Quais saberes você aprende quando se estuda a história?
A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. ... Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
Qual é a importância do estudo da história?
A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
Quais as principais justificativas da importância do estudo da história?
1- JUSTIFICATIVA
A finalidade da história é a busca da superação das carências humanas fundamentadas por meio de um conhecimento constituído por interpretações históricas. A importância do ensino da História é a formação de um pensamento histórico a partir do conhecimento.
Quando surgiu a Pedagogia Social?
O conceito pedagogia social origina-se a partir do ponto de vista do trabalho social e data de meados de 1900 (OTTO, 2009). A história aponta que o enfoque científico da Pedagogia é atribuído ao pedagogo alemão Friedrich Wilhelm Adolph Diesterweg em 1850 (Machado, 2008).
Onde e quando surgiu a Pedagogia Social?
A Pedagogia Social começou a se tornar popular em 1950, graças à contribuição do médico antroposófico, Dr. Bernard Lievegoed. Ele foi convidado para ser professor de Psicologia Social na Faculdade de Administração Empresarial de Roterdã. Com isso, ele criou a disciplina de Pedagogia Social.
Como Caliman define Pedagogia Social e educação social?
Nos escritos de Caliman (2010), a educação social constitui-se em uma dimensão prática de aplicação das técnicas, metodologias, dinâmicas geradas na Pedagogia Social. Ressalta também que as duas devem caminhar juntas, pois uma se associa à teoria, a outra à prática.
O quê Saviani pensa sobre a educação?
Segundo o autor, a educação é concebida como "produção do saber", pois o homem é capaz de elaborar ideias, possíveis atitudes e uma diversidade de conceitos.
O que é Pedagogia para Saviani?
Segundo Saviani: "Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade.
Qual a concepção de educação defendida nos escritos do autor Demerval Saviani?
O ensino na concepção de Saviani significa produzir o saber, fazer com que aqueles que fazem parte do processo consigam absorver os conteúdos e transformar o meio onde vivem em um local com igualdade de oportunidades.
Quais as contribuições da Pedagogia nos dias atuais?
A Pedagogia, assim, contribuirá para a existência de uma escola que estabelece/busca novos modos de organização do trabalho educativo, promove e fomenta o inter- relacionamento abalizado em novas bases valorativas, como a tolerância, a ética, a liberdade de expressão e o compromisso com a construção/permanência da ...
Qual é o papel do pedagogo nos dias atuais?
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.
Qual a contribuição da Pedagogia nos dias atuais?
Sendo assim, o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade ...
Qual é o principal objetivo da Pedagogia?
Profissão. Atualmente, a pedagogia tem, como objetivo principal, a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Qual é o objetivo de um pedagogo?
“O trabalho do pedagogo é supervisionar o professor.”
Ele tira dúvidas, contribui com sugestões e ideias para facilitar o processo educacional, ajuda o professor a identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e realiza outras atividades em conjunto para melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
Quem criou a Pedagogia Social?
Além dessas influências, a perspectiva teórica que embasa a Pedagogia Social em sua origem foram os estudos do pedagogo Paul Natorp. Segundo Carreras (1997), a Pedagogia Social, em sua origem, teve como influência teórica as concepções sobre educação de Kant e Hegel, assimiladas por Paul Natorp.
Como os autores conceituam a Pedagogia Social?
Poderíamos definir a Pedagogia Social de acordo com o pensamento de Moraes (2011, p. 40) “inicialmente como uma ação teórico-prática, socioeducativa, realizada por educadores ou agentes sociais”. Podendo ser vista como campo de investigação entre Educação e Socie- dade.
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