O que é ser uma escola inclusiva?

Perguntado por: Leticia Júlia Monteiro Marques  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

O que é uma educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Quais os princípios de uma escola inclusiva?

Quais são os princípios da educação inclusiva?
  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
  2. Toda pessoa aprende. ...
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Qual é o papel da escola na educação inclusiva?

A inclusão escolar, além de assegurar esse direito, também tem o importante papel de auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças com necessidades especiais. É papel do corpo docente idealizar atividades que atendam e incluam esse estudante considerando as suas habilidades e limitações.

O que é uma escola inclusiva e quais seus desafios?

A educação inclusiva diz respeito a todos

Inclusão educacional não é sinônimo de deficiência. O público alvo da educação inclusiva é formado por três grupos: os alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista e alunos com altas habilidades ou superdotação.

O que é uma escola inclusiva? | De Olho na Educação

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os desafios da escola inclusiva?

Conheça-os a seguir:
  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Quais são as maiores dificuldades na educação inclusiva?

As dificuldades encontradas para a inclusão vão desde a falta de estrutura adequada da escola, falta de preparo dos professores até a falta de carinho, apóio e amor familiar para com essas crianças.

Como a escola pode ser um lugar de inclusão?

A escola tem que oferecer um trabalho pedagógico para elas. A educação inclusiva necessita de um suporte especial para que o processo de aprendizagem ocorra de fato. A escola será tanto mais democrática à medida que acolher, educar e ensinar a todos, ao mesmo tempo que respeita as diferenças individuais.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

O que é educação inclusiva para o MEC?

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Qual o conceito de Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Quem são os alunos da educação inclusiva?

O público-alvo da educação inclusiva

Por essas e outras razões, a legislação determina que o público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva corresponde aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Quais são os tipos de educação inclusiva?

Educação inclusiva no Brasil
  • Escola especial: para alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades.
  • Escola regular: para alunos que não tinham nenhum tipo de deficiência ou transtorno, e nem altas habilidades.

Quais são os princípios básicos da educação?

2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art.

Quais os quatro princípios da educação para todos?

Princípios
  • Toda pessoa tem o direito de acesso à educação Leia. ...
  • Toda pessoa aprende Leia. ...
  • O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular Leia. ...
  • O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos Leia. ...
  • A educação inclusiva diz respeito a todos Leia.

Como a escola pode contribuir para inclusão social?

Uma escola diversa e inclusiva permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração — tão urgentes em uma ...

Como a educação pode contribuir para a inclusão social?

Inclusão social na educação

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como trabalhar a inclusão social na escola?

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?
  1. Estabeleça critérios de inclusão. ...
  2. Desenvolva trabalhos coletivos. ...
  3. Determine estratégias de cooperação. ...
  4. Realize as adaptações necessárias. ...
  5. Envolva a família. ...
  6. Aposte no uso da tecnologia. ...
  7. Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ...
  8. Invista em acessibilidade.

Qual a problematização da educação inclusiva?

O que se pretende na educação inclusiva é remover barreiras, sejam elas extrínsecas ou intrínsecas aos alunos, buscando-se todas as formas de acessibilidade e de apoio de modo a assegurar (o que a lei faz) e, principalmente garantir (o que deve constar dos projetos políticos – pedagógicos dos sistemas de ensino e das ...

Quais são os limites da educação inclusiva?

Diante das discussões apresentadas fica evidente que a educação inclusiva tem obtido conquistas, mas ainda enfrenta diferentes desafios, tais como a necessidade de melhor formação dos professores, acessibilidade física, arquitetônica e atitudinal, dentre outros.

Quais são os desafios da educação especial?

Esses comportamentos se revelam, por vezes, nos atritos que marcam a comunicação entre professores, pais e alunos. Somado a isso existem outros desafios como: tornar o processo de aprendizado atraente, ter perspicácia e cordialidade no trato com a hierarquia, bem como outros limites a eles relacionados.

Quais são os avanços e os desafios para termos uma escola inclusiva?

Avanços da educação inclusiva no Brasil

A não exclusão de crianças com deficiência do ensino primário gratuito e compulsório ou do ensino secundário. Adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais. Medidas de apoio individualizadas.

Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva de educação?

O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.

Artigo anterior
Como fazer difusor caseiro com amaciante?
Artigo seguinte
O que quer dizer agravo de instrumento em recurso especial?