Quais os Pronombres de objeto directo?

Perguntado por: Nuno Miranda  |  Última atualização: 10. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto.

Como identificar o objeto direto?

Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.

Quando o pronome me é objeto direto?

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

Como usar objeto directo?

Introdução. O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.

O que é o objeto direto exemplos?

- indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal. Ex.: Maria vendia doces. As crianças esperavam os pais. O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado.

Pronombres Complemento Directo e Indirecto / Pronombres Personales de Objeto Directo e Indirecto

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se o pronome é objeto direto ou indireto?

Pronomes oblíquos atuando como objeto indireto

Como objeto indireto, há os pronomes “lhe” e “lhes”. Além deles, os pronomes “me”, “te”, “se”, “nos” e “vos” assumem função de objeto direto ou função de objeto indireto, a depender do verbo a que se referem.

Quando se usa o lhe ou te?

Embora a ideia não seja fazer um trocadilho, a curta leva em conta a culta, ou melhor, a norma culta. Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Quando usar o pronome o ou lhe?

O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Enquanto os pronomes o, a, os, as e variações como lo, la são dos objetos diretos.

Quando o pronome lhe é objeto indireto?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Qual das frases abaixo se classifica como objeto direto?

Resposta verificada por especialistas. A frase que se classifica como objeto direto é: Nero apreciava doces gelados. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa B.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que é um objeto direto cognato?

O que é objeto direto cognato? A língua portuguesa é muito rica e por isso, em alguns casos, verbos intransitivos podem ganhar complementos. Esses complementos repetem a mesma ideia transmitida pelo verbo intransitivo e são conhecidos como objetos diretos cognatos. Antônio morreu uma morte absurda.

Como saber se é OD ou OI?

O objeto direto e o objeto indireto são complementos verbais. Completam o sentido de verbos transitivos que, sem esses complementos, apresentam um significado incompleto. Completa o sentido de verbos transitivos diretos. Não vem precedido por uma preposição.

Qual é o objeto direto?

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

Qual é o correto lhe desejo ou te desejo?

O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.

É correto dizer Desejo-te?

A forma desejo-tepode ser [masculino singular de desejo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de desejar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

É correto dizer Estou lhe enviando?

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.

O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Como saber se é uma preposição?

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Quantos tipos de pronomes existem?

Os pronomes substituem ou acompanham os nomes (substantivos). Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes.

Como identificar o núcleo do objeto direto?

O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância, ou seja, de maior peso em relação ao sentido.

Qual é a função do objeto indireto?

Dessa forma, podemos conceituar: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O objeto indireto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.

Como saber se é objeto direto preposicionado?

1. O Objeto Direto deve ser Preposicionado quando os Verbos Transitivos Diretos forem um dos Pronomes Pessoais Tônicos, como: mim, ti, ele, eles, ela, elas. Se deres ouvido a ele, ofenderás a mim.

Artigo anterior
Quais são os sons mais altos do mundo?
Artigo seguinte
Quais as cinco maiores estátuas do Brasil?