Como trabalhar o medo em terapia?

Perguntado por: Telmo Vítor Reis Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

7 dicas para superar os seus medos
  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Como o psicólogo trata o medo?

Os medos podem ser tratados por diversas abordagens. Por exemplo, a terapia cognitiva comportamental que avalia cada caso e conforme houver adequação o psicólogo poderá aplicar protocolos de tratamento específico.

Como trabalhar os medos infantis em psicoterapia?

Confira agora, 6 atitudes que você deve ter para amenizar a situação!
  1. Não diminua o medo do seu filho. ...
  2. Escute e entenda a causa do medo infantil. ...
  3. Mostre tranquilidade e segurança. ...
  4. Não obrigue a criança a enfrentar o medo. ...
  5. Use livros para ajudar a enfrentar o medo infantil. ...
  6. Incentive o pensamento positivo.

Como administrar o medo?

É importante reconhecer quais são as verdadeiras circunstâncias e momentos em que o medo se instala, e também como proceder nessas situações. Prepare-se para desafiá-lo. O medo, em estágios não crônicos — como aqueles da fobia — pode ser suprimido por meio do conhecimento e da prudência.

O que fazer para vencer o medo?

O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.

Como lidar com o medo? | Dra. Maria Fernanda

41 questões relacionadas encontradas

O que fazer para perder o medo?

Falar em público

Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Tente vencer esse medo começando por estar diante de grupos pequenos, e aos poucos isso te ajudará a se sentir mais seguro.

Como fazer as crianças perderem o medo?

Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador no que assusta a criança.

Como trabalhar o medo infantil na TCC?

Outra estratégia que pode tentar, é integrar o medo numa história, como que conversar com os pensamentos que lhe provocam medo, mas desenhar uma história diferente da que na cabeça da criança costuma acontecer (em vez do lobo mau comer a avozinha, pode ir fazer um bolo com ela).

Como tratar o medo na terapia Cognitivo-comportamental?

Dessensibilização sistemática

Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. A exposição, nesse caso, não é física.

O que diz a psicologia sobre o medo?

Podemos definir medo como um “estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada”, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.

Como o cérebro processa o medo?

O medo explicado através do mecanismo de funcionamento neurológico é basicamente assim: ao enfrentar uma situação que amedronta, o HIPOTÁLAMO é ativado, e por sua vez ativa a glândula pituitária – que desencadeia a liberação de ADRENALINA, NORADRENALINA e CORTISOL.

O que é medo psicológico?

O que é medo segundo a psicologia

Podemos entender o medo como sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto. Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente do outro.

Como trabalhar a insegurança na terapia Cognitivo-comportamental?

Uma boa forma de trabalhar isso é anotando o que você tem de positivo e que não vê em outras pessoas. Essa é uma forma de valorizar suas qualidades e automaticamente contribui para sua autoestima que também é afetada pela insegurança; ψ – Duvide de seus medos: Sempre questione o motivo de sua insegurança.

O que fazer para se livrar do medo e da ansiedade?

Como controlar a crise de ansiedade?
  1. Desvie a atenção dos sintomas. Um dos principais motivos para que a crise de ansiedade se torne mais intensa é começar a se preocupar ainda mais ao pensar nos sintomas que estão surgindo. ...
  2. Diminua o ritmo da respiração. ...
  3. Relaxe os músculos. ...
  4. Se distraia. ...
  5. Use a imaginação guiada.

O que fazer quando seu filho tem medo de tudo?

Fale com a criança sobre seus medos e ouça o que ela tem a dizer. É importante que a criança se sinta segura para compartilhar seus temores e inseguranças, sem receio de julgamentos. Por isso, seja compreensivo para ajudá-la a enfrentar essa situação. Nunca use o medo da criança como meio de poder sobre ela.

O que o medo faz com a gente?

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Porque eu tenho medo?

Sentir medo é uma reação natural e normal do ser humano, geralmente ligado ao estado de alerta, quando algum perigo está próximo de nós. Mas se em diversas situações você tem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, até mesmo sem motivo, fique atento, pode ser síndrome do pânico.

Por que sentimos medo?

O medo é basicamente a maneira que o corpo encontra de nos preparar para algo que nos represente ameaça ou perigo. Quando somos confrontados com uma situação como esta, o cérebro envia para o corpo sinais que buscam maximizar as chances de sobrevivência.

O que Freud diz sobre insegurança?

No texto, Freud diz que, por certas razões, alguns indivíduos têm problemas em usufruir da satisfação de um desejo. Conseguir alcançá-lo traz angústia porque a sua realização vai contra crenças primordiais, entre elas, a de que não merece ser feliz.

Como a psicologia explica a insegurança?

Segundo os psicólogos, a insegurança emocional é uma espécie de sensação de desconforto que pode ser desencadeada quando a pessoa tem pensamentos de que não é amada ou não é boa o suficiente para algo ou para alguém. Quem sofre de insegurança emocional tem a frequente sensação de que é inútil e de que nada vale a pena.

O que fazer para melhorar a insegurança?

8 práticas para acabar com a insegurança
  1. Preste atenção na linguagem. A insegurança corresponde à linguagem das mentiras. ...
  2. Promova uma competição com os seus pensamentos. ...
  3. Enxergue sempre o lado positivo. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Avance sempre. ...
  6. Observe, perceba e mude. ...
  7. Treine para levantar. ...
  8. Inverta o ciclo.

Quais são os tipos de medo?

Os tipos de medo mais comuns são de: altura, ficar doente, sangue, morrer, água, falar em público, voar, lugares fechados e escuro. Alguns tipos de medo não estão ligados a ameaças reais, mas causam muita dor de cabeça no dia a dia.

Quais são os sintomas do medo?

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Qual a parte do cérebro responsável pelo medo?

No sistema emotivo, a amígdala cerebral tem sido considerada uma peça-chave, a estrutura que tem recebido as maiores atenções dos pesquisadores dos circuitos do medo.

Qual parte do cérebro é responsável pelo medo?

Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa descobriram qual região do cérebro é responsável pela reação ao medo. Ela fica localizada nas amígdalas, área responsável pela tomada de decisões, geração de emoções e onde se traduz se a reação do cérebro deve ser a de enviar comandos para ficar, ou para correr.

Artigo anterior
Como é feita a cirurgia de cornetos?
Artigo seguinte
Quantos anos tem a Nicki?